O que é a execução provisória da pena?

Perguntado por: Kevin Frederico Carvalho Lourenço  |  Última atualização: 8. Juni 2025
Pontuação: 4.7/5 (35 avaliações)

De forma geral, podemos dizer que a execução provisória é aquela que executa a pena provisoriamente, ou seja, o juiz do conhecimento manda cumprir a decisão judicial condenatória não transitada em julgado enquanto ainda se aguardam o julgamento de recursos e a chegada de uma decisão certa, definitiva.

Para que serve a execução provisória?

Trata-se de um instrumento que serve para agilizar o recebimento de valores, permitindo que a parte vencedora inicie a execução enquanto os recursos estão em análise. Esse procedimento se destaca por sua natureza temporária, que permite a efetivação da sentença antes do trânsito em julgado.

Qual é a diferença entre execução provisória e definitiva?

A execução é definitiva, quando fundada em sentença transitada em julgado ou em título extrajudicial; é provisória, quando a sentença for impugnada mediante recurso, recebido só no efeito devolutivo”.

É permitido a execução provisória de pena definitiva no Brasil?

Mesmo após a vigência da Constituição Federal de 1988, que consagrou expressamente o princípio da presunção de inocência, o Supremo Tribunal Federal continuou admitindo a possibilidade da execução provisória da pena, ainda que pendente o julgamento de recursos extraordinários.

O que é a guia de execução provisória?

A provisória é aquela expedida quando ainda está pendente recurso ou não houve o trânsito em julgado (quando a decisão condenatória passa a ser imutável), enquanto a definitiva é aquela que é expedida quando já se há o trânsito em julgado, não sendo cabível nenhum recurso para alterar a pena.

Execução Provisória da Pena l Prática Penal

15 questões relacionadas encontradas

O que vem depois da execução provisória?

Portanto, pacifico que a execução provisória deverá seguir somente até a apresentação dos embargos, que ficarão aguardando o trânsito em julgado definitivo da lide, que, sendo confirmada a sentença exequenda, serão de imediato apreciados.

Quando é possível a execução provisória da sentença?

Havendo recurso pendente de julgamento, pode haver a reforma ou anulação do título executivo judicial, razão pela qual o cumprimento de sentença será provisório. Logo, cumprimento provisório de sentença é a execução cabível na pendência de recurso sem efeito suspensivo.

O que significa execução provisória da pena privativa de liberdade?

A execução provisória da pena privativa de liberdade estabelece, assim, uma modalidade anormal de prisão antes da formação de culpa e, como é desprovida de elementos de precaução, representa uma ofensa ao princípio constitucional da presunção de inocência.

Quando se expede guia de execução provisória?

Em caso que envolva réu preso por sentença condenatória recorrível, o ordenamento brasileiro impõe a emissão de guia de execução provisória da pena, para que o acusado possa usufruir dos benefícios cabíveis.

Quais as fases da execução penal?

Execução Definitiva, Provisória e Antecipada.

Como funciona a execução provisória de sentença?

O cumprimento provisório consiste, portanto, numa antecipação da eficácia executiva de uma decisão judicial ainda pendente de recurso. Logo, conclui-se que a eficácia da decisão não fica condicionada à sua imutabilidade, pelo que, apesar de ser mutável, é eficaz e por isso pode ser objeto de cumprimento provisório.

Quanto à execução provisória da pena?

Não existe cumprimento provisório da pena no Brasil porque ninguém pode ser considerado culpado antes do trânsito em julgado (art. 5º, LVII, da CF/88). Mas o réu que já foi condenado e recorreu, pode ser preso? Até pode, mas não como um efeito automático da condenação.

Quais são os requisitos para o cumprimento provisório de sentença?

O cumprimento provisório de sentença só pode ser proposto quando não houver recurso com efeito suspensivo em tramitação. Ele é um processo autônomo incidental, devendo ser feito por uma petição inicial, devendo ser comprovado que não há recurso com efeito suspensivo impedindo sua tramitação.

O que acontece depois de iniciada a execução?

Apenas após o trânsito em julgado do processo de execução é que o pagamento, seja ele em depósito judicial ou em forma de bem penhorado, é liberado. No caso do bem penhorado, ele ainda é levado à leilão, para que seja convertido em dinheiro.

É possível a liberação de dinheiro ao reclamante em sede de execução provisória?

É plenamente possível a liberação de valores em execução provisória, com aplicação subsidiária dos artigos 520 e 521 do CPC/2015 à execução trabalhista, por ser esta norma compatível com os princípios que regem o Processo do Trabalho, principalmente em virtude do caráter alimentar do crédito trabalhista.

São devidos honorários advocatícios no cumprimento provisório de sentença?

Honorários não podem ser recebidos em cumprimento provisório de sentença. A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade de votos, pela impossibilidade de advogados receberem honorários de sucumbência relativos a cumprimento provisório de sentença.

Quanto tempo demora a execução de pena?

Até a primeira sentença, o processo leva, desde o ingresso, mais do que o triplo de tempo na execução (4 anos e 6 meses) do que no conhecimento (1 ano e 4 meses), na média de todo o Judiciário.

O que vem depois da Guia de Recolhimento provisória expedida?

Assim, atualmente, a guia de recolhimento provisória será expedida quando do recebimento do recurso da sentença e a guia de recolhimento definitiva será remetida após o trânsito em julgado.

Como saber quando uma pessoa vai sair da cadeia?

Como saber quando um preso vai ser solto
  1. Consultar o sistema prisional. Uma das maneiras mais simples de descobrir quando um preso será solto é consultar o sistema prisional. ...
  2. Entrar em contato com o advogado. ...
  3. Acompanhar o processo judicial. ...
  4. Consultar um especialista em direito penal. ...
  5. Manter contato com o preso.

O que vem depois da pena privativa de liberdade?

O regime nas penas privativas de liberdade é de maneira progressiva, ou seja, o condenado poderá ir de um regime fechado (pena acima de oito anos) para um semiaberto (pena no intervalo de quatro a oito anos) e posteriormente a um aberto (pena igual ou inferior a quatro anos), lembrando que a pena deve ser aplicada com ...

O que é uma execução de pena?

Art. 1º A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado.

O que fazer após o cumprimento da pena?

Cumprimento da pena: após a sentença condenatória da qual não cabe mais recurso, o condenado deverá cumprir a pena imposta. Após o seu cumprimento, a Lei de Execução Penal (art. 66, inciso II) autoriza a decretação da extinção da punibilidade.

É necessário a caução para o cumprimento provisório de decisão judicial?

Tratando-se de cumprimento provisório de sentença, é necessária a prestação de caução idônea para que seja deferido o levantamento dos valores bloqueados judicialmente.

É possível o cumprimento de sentença antes do trânsito em julgado?

O cumprimento de sentença tem como requisito que a sentença esteja transitada em julgado, ou seja, que exista um título executivo judicial e uma obrigação certa, líquida e exigível. Esta é uma leitura de caráter informativa.

O que fazer quando a parte não cumpre a sentença?

Diante de uma sentença que não é cumprida, então, o primeiro passo é procurar o defensor ou defensora responsável pelo seu caso. Ou ir direto à Vara onde o processo tramitou e você ganhou a decisão a seu favor.

Artigo anterior
Quantos dias posso atrasar fatura Santander?
Artigo seguinte
Como fazer login no aplicativo Caixa?