O que é a exceção do contrato não cumprido?

Perguntado por: Érika Abreu  |  Última atualização: 9. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (59 avaliações)

O instituto da exceção do contrato não cumprido ou inexecução contratual está positivado no artigo 476 do Código Civil. Este instituto basicamente dispõe que nos contratos bilaterais os contratantes não podem exigir o cumprimento da obrigação da contraparte antes de implementarem a sua obrigação[1].

O que se entende por exceção de contrato não cumprido?

A exceção de contrato não cumprido, também denominada pela doutrina de exceptio non adimpleti contractus, exceção de inexecução ou exceção de inadimplemento, pode ser conceituada como a "faculdade que tem uma das partes de recusar-se a cumprir a obrigação, quando a parte contrária, por sua vez, à sua não deu ...

O que é a exceção do contrato não cumprido essa exceção será aplicada em quais contratos?

De acordo com o artigo 476 do Código Civil apenas aos contratos bilaterais pode ser aplicada a exceção do contrato não cumprido. Logo, fica excluída a aplicação aos contratos unilaterais, tendo como justificativa de que nestes não há contraprestação para uma das partes.

São elementos caracterizadores da exceção do contrato não cumprido?

A exceção de contrato não cumprido ou inexecução contratual (art. 476 CCiv.) é um mecanismo de defesa de boa-fé, através da justiça privada, que faz com que um contratante não possa reclamar a execução do que lhe é devido pelo outro contratante, sem antes pagar o que deve.

O que acontece quando um contrato não é cumprido?

Esse princípio chama Exceção de Contrato não cumprido, e está previsto no artigo 476 do Código Civil: “Art. 476. ... Se a parte contratada deixar de prestar os serviços que são objeto do contrato, a parte contratante pode suspender os pagamentos com base nesse princípio.

Direito Civil - Aula #137 - Exceção do Contrato Não Cumprido (É isso!)

30 questões relacionadas encontradas

Como executar um contrato não cumprido?

- A exceção do contrato não cumprido também pode ser utilizada fora do processo judicial, por meio de uma interpelação, protesto ou notificação extrajudicial reclamando o cumprimento da obrigação, o devedor também pode contestar, recusando a prestação, via de contraprotesto, até que o notificantes adimpla sua parte ...

O que fazer quando a empresa não cumpre o contrato?

Por lei, no contrato de trabalho a empresa deve assumir os riscos de sua atividade econômica, admitir, assalariar e dirigir a prestação do serviço do trabalhador. ... Caso a empresa não cumpra o contrato de trabalho, o empregado deve procurar um advogado trabalhista especializado neste tipo de ação.

Quanto à exceção do contrato não cumprido?

2 A EXCEPTIO NON ADIMPLETI CONTRACTUS

Esta expressão latina que significa a exceção do contrato não cumprido. É a regra, nos contratos bilaterais, pois é um "meio de defesa para uma das partes que ainda não cumpriu com sua obrigação porque a parte contrária também não o fez".

Quanto à exceção de contrato não cumprido?

A chamada “exceção do contrato não cumprido”, princípio jurídico consagrado no artigo 476 do Código Civil Brasileiro, significa que, quando em um contrato as duas partes possuem obrigações complementares, caso a primeira descumpra sua parte, a segunda pode negar-se ao cumprimento da dela, até que a primeira dê cabo ao ...

O que é e como funciona a exceptio non adimpleti contractus?

A exceptio non adimpleti contractus ou exceção do contrato não cumprido, disciplinada pelos arts. 476 e 477 do Código Civil de 2002, se refere à possibilidade de o devedor escusar-se da prestação da obrigação contratual, por não ter o outro contratante cumprido com aquilo que lhe competia.

Como processar um contrato?

Em primeiro lugar para provar a quebra de um acordo, o contrato deve ser válido. A parte prejudicada deve provar que o documento assinado em questão é legal e atende a todos os requisitos de um contrato.

Em que situações podemos invocar a exceptio non adimpleti contractus exceção do contrato não cumprido nas relações imobiliárias?

A exceção de contrato não cumprido – exceptio non adimpleti contractus – se acha consagrada pelo Art. ... Existem algumas particularidades a serem observadas quanto à Exceção de Contrato não Cumprido, pois a exceção só pode ser invocada quando a lei ou o contrato não prever quem deve cumprir a obrigação por primeiro.

Como exercer o direito de retenção?

São pressupostos do direito de retenção: i) a posse ou detenção legítima de coisa alheia ii) o detentor da coisa ser credor do titular da coisa objeto de retenção iii) existência de uma conexão entre a coisa e o direito de crédito iv) não existir afastamento do direito de retenção pela prestação de caução.

O que é o princípio do pacta sunt servanda?

Pacta sunt servanda é um termo em latim que significa “os pactos devem ser cumpridos”. Representa o princípio da força obrigatória dos contratos, que diz: se as partes estiverem de acordo e desejarem se submeter a regras estabelecidas por elas próprias, o contrato obriga seu cumprimento como se fosse lei.

O que é rescindir o contrato?

Rescisão de contrato significa anulação ou cancelamento do contrato por algum motivo específico. A rescisão do contrato ocorre geralmente quando há uma lesão contratual, ou seja, quando há o descumprimento de alguma cláusula pelas partes envolvidas.

Quando o advogado não cumpre o contrato?

É atípica a conduta do advogado que recebe honorários, mas não cumpre contrato. DIREITO PENAL. ATIPICIDADE DA CONDUTA DO ADVOGADO QUE, APÓS HAVER RECEBIDO PARCELA DOS HONORÁRIOS CONTRATADOS, DEIXE DE CUMPRIR O CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CELEBRADO.

Como exigir o cumprimento de um contrato?

Em todo contrato bilateral, em que exista obrigações mútuas entre contratantes, nenhum deles poderá exigir o adimplemento da outra parte, antes de cumprida sua própria obrigação. Por exemplo, não se poderá exigir a entrega de uma mercadoria, se o comprador ainda não pagou por ela.

É possível direito de retenção?

Trata-se de uma um meio de autotutela previsto no ornamento jurídico em que o credor pode manter, sob sua posse direta, bem do devedor, até que este cumpra a obrigação.

Quem tem direito de retenção por benfeitorias?

Segundo a ministra, o possuidor de boa-fé tem direito à indenização das benfeitorias necessárias e úteis que fez e de retenção do bem principal, não sendo obrigado a devolvê-lo até que seu crédito, referente a tais benfeitorias, seja satisfeito (artigo 1.219 do Código Civil).

Qual o requisito para se ajuizar embargos de retenção por benfeitorias?

Relatora, após a reforma do CPC pela Lei n. 10.444/2002, os embargos de retenção por benfeitorias só são admissíveis em execuções extrajudiciais de obrigações de dar coisa certa. Assim, em se tratando de título judicial, a arguição deve ser feita na contestação do processo de conhecimento, sob pena de preclusão.

Qual a diferença da exceptio non adimpleti contractus para a exceptio non rite adimpleti contractus?

A exceptio non adimpleti contractus aplica-se no caso de inadimplemento total da obrigação, incumbindo a prova ao contratante que não a cumpriu; e a exceptio non rite adimpleti contractus, por sua vez, é relativa à hipótese de descumprimento parcial da prestação.

Tem como processar alguém por dívida sem contrato?

Mesmo sem contrato escrito, você pode (e deve) cobrar seu devedor e força-lo a pagar a dívida. Ainda hoje, muitas pessoas fazem negócios no famoso “bocaaboca”. Ou seja, trazem consigo aquela velha tradição do interior, de fazer as negociações confiando “apenas” na palavra da outra parte.

O que é preciso para processar um banco?

Se você já sentiu vontade de processar banco por cobrança indevida ou processar banco por demora no atendimento, saiba que não está só.
  1. 1- Antes de processar banco, tente amigavelmente.
  2. 2- Formalize suas queixas.
  3. 4- Procure o juizado de “Pequenas Causas”
  4. 5- Prepare-se para a ação Judicial contra Banco.

Quando um contrato pode ser quebrado?

Um contrato de experiência é quebrado quando um ou mais termos que constam neste acordo são descumpridos por uma das partes. Ou seja, quando ele é encerrado antes do prazo definido para o seu término. Contratantes e contratados devem se atentar às cláusulas de indenização do contrato.

Qual é o fundamento jurídico para se opor à exceptio non adimpleti contractus conceito é artigo de lei *?

476 do atual Código Civil. Ensina Silvio de Salvo Venosa “que o fundamento do princípio da exceptio non adimpleti contractus repousa no justo equilíbrio das partes no cumprimento do contrato, fundamentalmente em razão da equidade. É uma aplicação do princípio da boa-fé que deve reger os contratos”.

Artigo anterior
O que mais vende hoje?
Artigo seguinte
O que diz o artigo 300 do CPC?