O que é a exceção da verdade?

Perguntado por: Diego Garcia de Brito  |  Última atualização: 14. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (21 avaliações)

Meio de defesa que se faculta ao acusado por crime de calúnia ou de difamação de funcionário público, no exercício das funções, para provar o fato atribuído por ele à pessoa que se julga ofendida e o processou por isso.

Como funciona a exceção da verdade e a retratação nos crimes de calúnia?

A retratação, nos crimes contra a honra, é admitida somente na calúnia e difamação, sendo inadmitida na injúria. ... A calúnia admite exceção da verdade, exceto em três hipóteses: nos crimes de ação privada, quando o ofendido não foi condenado por sentença irrecorrível (§ 3.

Como funciona a exceção da verdade?

Ação que permite ao acusado por crime de calúnia ou difamação provar o fato atribuído à pessoa que se julga ofendida. Pode ser usada quando o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa ao exercício de suas funções.

O que é a exceção da verdade e quais os delitos contra a honra a que ela se aplica?

Relativamente aos crimes que atingem a honra objetiva, faz-se possível o exercício da exceção da verdade, consistente possibilidade jurídica dada ao querelado de provar que o fato que imputara a outrem é verdadeiro. ... III - Se do crime imputado, embora de ação pública, o ofendido foi absolvido por sentença irrecorrível.

O que é a exceção da notoriedade?

A exceção de notoriedade, que consiste na oportunidade facultada ao réu de demonstrar que suas afirmações são do domínio público, é admitida tanto no crime de calúnia quanto no delito de difamação.

O que é exceção da verdade?

44 questões relacionadas encontradas

É cabível a exceção da verdade na injúria pois geralmente imputa se um fato?

A injúria não admite exceção da verdade, por não descrever um fato determinado. Em outra palavras, ao querelado que está sendo processado por ter chamado alguém de burro, prostituta ou corrupto não cabe a exceptio veritatis de provar que o querelante é de fato burro.

É possível exceção de notoriedade no crime de injúria?

- Como a injúria trata-se de opinião que o agente emite sobre o ofendido, não é admita a exceção de verdade nem a exceção de notoriedade. - O juiz pode deixar de aplicar a pena: quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria; no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.

O que é exceção da verdade Aplica-se ao crime de calúnia há casos que não se aplica a exceção?

Exceção de verdade, casos em que não se aplica e conexão

A razão disso está em que a calúnia é tipificada no artigo 138 do CP da seguinte maneira: caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime. A imputação feita deve ser falsa. Se for verdadeira não há tipicidade, não há delito.

Quais crimes contra a honra admite retratação?

A retratação também só se aplica à calúnia e à difamação. Não tem cabimento na injúria, uma vez que esta atinge a honra subjetiva primordialmente, de maneira que a retratação não teria o condão de reparar o mal ocasionado.

Quais crimes contra a honra?

Dos crimes contra a honra
  • DOS CRIMES CONTRA A HONRA.
  • Calúnia. Caluniar -é dizer de forma mentirosa que alguém cometeu crime. ...
  • Difamação. ...
  • Injúria. ...
  • DIFERENCIAÇÃO.

Quem faz a exceção da verdade?

Meio de defesa que se faculta ao acusado por crime de calúnia ou de difamação de funcionário público, no exercício das funções, para provar o fato atribuído por ele à pessoa que se julga ofendida e o processou por isso.

Em que momento deve ser alegada a exceção da verdade?

Assim, conclui-se que o prazo para apresentação da exceção da verdade, independentemente do rito procedimental adotado, deve ser o primeiro momento para a defesa se manifestar nos autos, após o efetivo início da ação penal, o que de fato ocorreu no presente caso.

Quando não cabe exceção da verdade?

138 do Código Penal, nesse sentido, pode-se afirmar que a calúnia somente será constituída se o fato criminoso atribuído a outrem for um falso. Já na injúria não existe a figura da exceção da verdade, pois, basta que a dignidade da pessoa seja ofendida.

Quando cabe a retratação?

Trata-se de termo que significa voltar atrás no que disse, assumir o erro ao fazer uma imputação a alguém. Segundo o Código Penal, o querelado que, antes da sentença, se retrata cabalmente da calúnia ou da difamação, fica isento de pena. A retratação extingue a punibilidade se feita antes da sentença de 1ª instância.

É admitido perdão judicial em caso de difamação?

é admissível o perdão judicial no crime de difamação, se houver retorsão imediata. a injúria real consiste no emprego de elementos preconceituosos ou discriminatórios relativos à raça, cor, etnia, religião, origem e condição de idoso ou deficiente.

Como provar crimes contra a honra?

Como provar um crime contra a honra? Segundo advogados especializados em crimes contra a honra, o primeiro passo que a vítima deve tomar é juntar todas as provas possíveis, como gravações, mensagens de celular e testemunhas.

O que diz o artigo 139?

139. Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. Parágrafo único. A exceção da verdade somente se admite se o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa ao exercício de suas funções.

Quais as formas qualificadas no delito de injúria?

Incide em injúria real, qualquer violência ou vias de fato que configurem humilhação e atribua a qualidade negativa da vítima. ... A outra modalidade de injúria qualificada é a racial. Trata-se de ofender alguém pela sua raça, cor, etnia, religião, procedência nacional e condição pessoal de pessoa idosa ou deficiente.

Qual AIS os crimes contra a honra que somente admitem exceção da verdade se o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa ao exercício de suas funções?

No caso do crime de injúria, admite-se a exceção da verdade somente se o ofendido for funcionário público e a ofensa for relativa ao exercício de suas funções.

O que pode ser considerado constrangimento?

O crime de constrangimento legal, nos termos do art. 146 do Código Penal, consiste no ato de constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda.

Quando o Presidente da República é vítima de injúria Aplica-se o disposto no art 140 do Código Penal?

A Lei de Segurança Nacional silencia a respeito do crime de injúria, portanto, sendo cometida contra o Presidente da República, não constitui, em qualquer hipótese, delito contra a Segurança Nacional, mas crime do artigo 140 do Código Penal, com a qualificadora do artigo 141, I, 1ª parte, do mesmo diploma.

Quais crimes contra a honra admitem a retratação como meio de isenção de pena?

Dispõe o art. 143 do Código Penal que o querelado (ofensor) pode, antes da sentença, retratar-se da calúnia ou da difamação, em razão do que fica isento de pena. Retratar-se não significa negar ou apenas confessar a prática da ofensa.

Quais os tipos de injúria?

140 do diploma repressivo apontam duas modalidades qualificadas de injúria: a injúria real e a injúria preconceituosa. Injúria real: ocorre a injúria real, quando a injúria consiste em violência ou vias de fato, sem a finalidade de ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem, muito embora isso ocorra.

Qual ação penal no crime de injúria?

145 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, tornando pública condicionada a ação penal em razão da injúria que especifica, cuja íntegra segue abaixo: ... LEI Nº 12.033, DE 29 DE SETEMBRO DE 2009. Altera a redação do parágrafo único do art.

Qual o tipo de ação penal nos crimes contra a honra?

Os delitos contra a honra são considerados de menor potencial ofensivo que, em regra geral, a ação penal é privada, sendo de exclusiva iniciativa da vítima (personalíssima) que se procede mediante “queixa-crime”, no Juizado Especial Criminal – JECrim.

Artigo anterior
Qual episódio Jinbei aparece em wano?
Artigo seguinte
O que é caixa de som?