O que é a estabilidade decenal?

Perguntado por: Alexandra Vaz  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (28 avaliações)

A estabilidade decenal é aquela descrita no artigo 492 da CLT. De acordo com esse dispositivo legal, o empregado que contasse com mais de 10 anos na mesma empresa não poderia ser dispensado, a não ser por motivo de falta grave ou por força maior.

Quais são os tipos de estabilidade?

Divide-se a natureza das estabilidades empregatícias em três espécies, sendo elas: a definitiva ou provisória, neste caso, ocorre quando tratar-se de um prazo especifico, podendo ser indeterminado quando se tratar da definitiva ou, determinado, quando tratar-se da provisória; temos também a estabilidade absoluta ou ...

Quem tem direito à estabilidade no emprego?

TEM DIREITO A ESTABILIDADE NO EMPREGO POR 12 MESES QUEM FICOU AFASTADO DO TRABALHO POR MAIS DE 15 DIAS, MAS HÁ EXCEÇÕES. Durante o período de estabilidade, o empregado não pode ser demitido pelo empregador, exceto nos casos de justa causa.

Quem já tinha estabilidade decenal Segundo o TST pode manter a estabilidade e ser optante do regime de FGTS?

Com a criação do FGTS (Lei 5.107/66) a estabilidade decenal só atingia aos não-optantes do sistema do FGTS. A CF/88, por sua vez, tornou o regime do FGTS obrigatório. Com isso só possuem estabilidade decenal aqueles que adquiriram 10 anos de serviço até 04.10.88, não sendo optantes do regime do FGTS.

O que o FGTS tem em relação com direito à estabilidade?

Trabalhador tem direito a indenização por estabilidade decenal de período anterior à opção pelo FGTS. ... Desse modo, a continuidade do vínculo e a rescisão contratual por iniciativa do empregador asseguram ao trabalhador todas as reparações decorrentes da despedida injusta em relação ao período anterior à opção pelo FGTS.

ESTABILIDADE DECENAL

18 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre estabilidade e garantia de emprego?

É uma espécie de estabilidade provisória, um período em que o empregado tem seu emprego garantido, não podendo ser dispensado por vontade do empregador, salvo por justa causa (falta grave) ou força maior. ...

Qual é a natureza jurídica do FGTS?

Para o empregador, a natureza jurídica do FGTS é de obrigação, já para o empregado a natureza consiste em direito à contribuição que tem aspecto salarial. E para a sociedade a contribuição possui caráter social. Tendo em vista isso é que se afirma que o FGTS possui natureza híbrida.

Como deve proceder o empregador quando um empregado com estabilidade decenal pede demissão?

O empregador poderia a qualquer momento, mesmo que sem justa causa, rescindir o contrato do trabalhador, bastando o pagamento da indenização de 10% sobre os depósitos de FGTS.

Para quem tem estabilidade no emprego é vedada a dispensa imotivada?

É o direito ao emprego. ... É a garantia de ficar no emprego, perdendo-o unicamente se houver uma causa que justifique a dispensa indicada pela lei. Funda-se, portanto, no princípio da causalidade da dispensa. Destina-se a impedir a dispensa imotivada arbitrária, abusiva.

Quem tem estabilidade pode ser demitido?

Na lei há possibilidades de se rescindir o contrato do empregado mesmo que ele tenha estabilidade temporária, segundo explica advogado. ... Ou seja, o período que falta é pago e o contrato é rescindido sem justa causa, com todos os direitos pagos normalmente, inclusive a multa de 40% sobre o saldo do FGTS.

Em quais casos o funcionário tem estabilidade?

A estabilidade no trabalho depende da situação. Como vimos, em caso de acidente de trabalho ou doença ocupacional, a estabilidade dura 12 meses após o fim do auxílio-doença acidentário. Já no caso de gravidez, cinco meses após o parto.

Quais os tipos de doenças que a empresa não pode demitir?

Doenças que dão estabilidade no emprego
  • Lesão por Esforço Repetitivo. Esta é uma doença bastante conhecida entre os trabalhadores. ...
  • Surdez. ...
  • Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho. ...
  • Doenças que dão estabilidade no emprego – Neoplasia maligna. ...
  • Dermatose ocupacional. ...
  • Asma Ocupacional. ...
  • Antracose Pulmonar.

Quais são os casos de estabilidades mais conhecidos?

Na lista não foram consideradas situações que envolvem eleições sindicais e outras correlatas, e sim casos comuns a todos os trabalhadores.
  • Estabilidade pré-aposentadoria. ...
  • Estabilidade pré-dissídio. ...
  • Acidente de trabalho. ...
  • Gestação. ...
  • Documento coletivo da categoria.

Quais são as estabilidades previstas em lei?

De acordo com o artigo 118 da Lei nº 8.213/91, o segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo de 12 meses, a manutenção de seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independente de percepção de auxílio-acidente.

Como funciona a estabilidade?

A estabilidade do empregado traduz-se no direito em manter o emprego, mesmo contra a vontade do empregador, caso não exista lei em sentido contrário. Assim, se não houver uma causa legal que possibilite a dispensa do empregado, ele manterá o emprego enquanto durar a estabilidade.

O que é estabilidade relativa?

Estabilidade Relativa, Provisória ou Temporária

Trata-se da Estabilidade conferida por determinado período, uma vez verificadas determinadas condições pessoais que coloquem a relação de emprego em situação de maior vulnerabilidade.

Pode o empregado integrante da CIPA pode ser despedido imotivadamente?

A estabilidade do cipeiro está prevista no artigo 10, inciso II, alínea “a” do ADCT, da Constituição Federal, segundo o qual é vedada a dispensa imotivada dos titulares da representação dos empregados na CIPA, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.

Como e por que a estabilidade ocorre para alguns colaboradores?

A estabilidade é um instrumento legal previsto para dar segurança aos empregados que se encontram em situações especiais, ou àqueles que não tenham uma proteção adequada ao desemprego (decenais). Entretanto, ela está longe de ser um salvo-conduto para comportamentos inadequados ou falta de profissionalismo.

O que acontece com a empresa que dispensa o funcionário com estabilidade de emprego?

Trabalhador demitido durante estabilidade têm direito à indenização, entenda. O Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) prevê a suspensão de contratos de trabalho e redução de salários e jornadas de trabalho. ... Para saber como funciona essa indenização, continue conosco e se informe.

Como fazer uma rescisão com estabilidade?

Nesse casos, o empregado que for demitido recebe o equivalente aos dias que faltam para terminar o período de estabilidade, correspondendo a 100% do seu salário.

Que tipo de imposto e o FGTS?

Não, os valores recebidos pelo trabalhador a título de FGTS são considerados rendimentos isentos do Imposto de Renda e devem ser informados na aba "Rendimentos Isentos e Não Tributados", no campo CNPJ da fonte pagadora citar o CNPJ da Caixa Econômica Federal 00360305000104 em relação ao valor, caso não tenha guardado o ...

Qual a tríplice finalidade do FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo econômico criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Ele funciona por meio de uma conta (vinculada ao contrato de trabalho) na qual, mensalmente, o empregador deve fazer depósito de 8% do valor do salário do seu empregado.

Qual a natureza jurídica tributária das custas judiciais?

As custas judiciais têm natureza jurídica de taxa e, portanto, representam um tributo, a despeito da aparente confusão ocorrente em algumas legislações estaduais que utilizam o termo genérico "custas" ou empregam simultaneamente as rubricas “custas” e “taxa judiciária”.

O que é a garantia de emprego?

A garantia de emprego é um direito conferido ao empregado, que o protege contra a despedida sem justa causa, possuindo caráter provisório e visa a manutenção da relação empregatícia. ... A empregada gestante, por sua vez, tem direito a garantia de emprego, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

O que é garantia de estabilidade?

Estabilidade provisória é o período que o empregado tem o seu emprego garantido, não podendo ser dispensado pelo empregador, salvo em casos de rescisão por justa causa ou motivo de força maior.

Artigo anterior
O que são notas finais?
Artigo seguinte
O que é o argumento em um texto?