O que é a escala de glasgow?

Perguntado por: Vitória Mia Coelho Pinho Amorim  |  Última atualização: 26. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (50 avaliações)

A escala de coma de Glasgow é uma escala neurológica que intenciona constituir-se de um método confiável e objetivo para registrar o nível de consciência de uma pessoa, para avaliação inicial e contínua após um traumatismo craniano.

O que é e para que serve a Escala de Glasgow?

É através dessa escala que é possível mensurar o nível de consciência dos pacientes. E a partir desses dados podemos encaminhar o paciente de maneira mais segura. É preciso marcar “NT” na pontuação caso não seja possível obter resposta do paciente por conta de alguma limitação!

O que é escore na Escala de Glasgow?

A Escala/Escore de Coma de Glasgow GCS (Glasgow Coma Scale/Score) é um índice desenvolvido para quantificar o nível de consciência em pacientes que sofreram traumatismo craniano. A utilização do escore Glasgow auxilia nas previsões de resultados neurológicos (complicações, recuperação prejudicada) e mortalidade.

Qual o Glasgow normal?

Assim, escores perto de 15, representam um nível de consciencial normal e escores inferiores a 8 são considerados casos de coma, que são os casos mais graves, que necessitam de intubação orotraqueal e têm mais urgência de tratamento.

Como é feita a Escala de Coma de Glasgow?

Como surgiu a escala de coma de Glasgow

Publicada pela primeira vez em 1974 na Universidade de Glasgow pelos professores de neurocirurgia Graham Teasdale e Bryan Jennett, a Escala de Coma de Glasgow (ECG) surgiu devido a necessidade de sistematizar o atendimento às vítimas de traumatismo crânio encefálico (TCE).

Escala de Glasgow que você nunca viu antes

41 questões relacionadas encontradas

Como avaliar a escala de Glasgow?

Ela usa uma pontuação de três critérios: abertura ocular (máximo de 4 pontos), resposta verbal (máximo de 5 pontos) e resposta motora (máximo de 6 pontos). Essas pontuações são somadas para fornecer uma pontuação total entre 3 a 15.

Quando a escala de Glasgow é considerada grave?

Se a soma dos resultados ficar entre 13 e 15, o trauma é considerado leve. Entre 9 e 12, é moderado, mas se o resultado pertencer ao intervalo entre 3 e 8, o trauma é grave.

Qual Glasgow entubar?

É importante lembrar que a Escala de Coma de Glasgow ≤ 8 é indicativo de intubação orotraqueal!

Quais os 4 pontos avaliados na Escala de Glasgow?

Conforme citamos anteriormente, a primeira versão da escala de Glasgow considera três fatores principais: abertura ocular, resposta verbal e melhor resposta motora. Assim sendo, o score da ECG variava entre 3 a 15 pontos, uma soma da responsividade do paciente para cada aspecto avaliado.

Quais são os graus de coma?

Níveis de coma

A pontuação vai de 3 a 15 e, quanto menor o grau, mais profundo é o rebaixamento de consciência do paciente, sendo 15 o valor normal para um paciente alerta, falando, responsivo e não confuso.

Quando o paciente entra em sinal de alerta pela escala Glasgow?

Ao aplicar a escala de coma de Glasgow, atribui- se um escore numérico a cada um dos indicadores e calcula-se a pontuação total. O escore total mínimo é 3, revelando arreatividade, e o máximo é 15, mostrando que o doente está desperto, alerta e totalmente responsivo.

Como avaliar o nível de consciência do paciente?

Normalmente a avaliação dos níveis de consciência do paciente é realizada utilizando a Escala de Coma de Glasgow, na qual uma nota é atribuída a cada tipo de resposta. São três a serem analisados, com as respectivas reações e notas: abertura ocular: espontânea (4); ao comando verbal (3); a dor (2); ausente (1);

O que é Glasgow 9?

Uma pontuação de 8 ou menos na ECG configura uma definição geralmente aceita de coma ou lesão cerebral grave. Pacientes com lesão cerebral que tenham uma pontuação ECG de 9 a 12 são categorizados como tendo “Lesão moderada” e indivíduos com escore ECG de 13 a 15 são designados como tendo “lesão leve”.

Qual a nova escala de Glasgow?

Ela é usada como um instrumento para a avaliação da profundidade do nível de inconsciência e coma que o paciente está, e essa existe há 40 anos. Ela utiliza 3 critérios, abertura ocular, resposta verbal e resposta motora, para serem pontuados e gerar uma resposta, em números (3 a 15), da condição de saúde do paciente.

Qual o profissional responsável pela aplicação da Escala de Glasgow?

(BRASIL, 1986;1987). Por isso, na Equipe de Enfermagem apenas o Enfermeiro deve aplicar a escala de Coma de Glasgow, sendo que o mesmo deverá apresentar conhecimento e competência técnico/científica para tal.

Qual o menor Glasgow?

*Pontuação ≤ 12 sugere grave lesão cerebral. Classificação < 8 sugere possível necessidade de intubação e ventilação. Pontuação ≤ 6 sugere necessidade de monitoramento da pressão intracraniana.

O que significa Glasgow na enfermagem?

A escala de Glasgow é um instrumento clínico que analisa o nível de consciência do paciente. É muito usada em situações que apresentam risco de lesão cerebral aguda, como em traumas encefálicos.

Qual o pior grau de coma?

“Quem está em coma Glasgow 3, tem um coma que não responde a nenhum estímulo. O estágio mais profundo do coma, normalmente implica lesão neurológica muito grave”, explicou.

Qual é a escala da dor?

Dentre as escalas de dor, existem três categorias que costumam ser confiáveis — e são validadas pela ciência — para a autoavaliação da dor nos consultórios e hospitais2: a escala visual analógica1-4 (também conhecida como escala EVA3), a escala de avaliação verbal1,2,4 e a escala de classificação numérica1,2,4.

Qual o valor da Escala de Coma de Glasgow?

Na antiga versão da Escala de Coma de Glasgow, a pontuação variava de 3 a 15 pontos. Agora, na nova versão, a escala varia de 1 a 15 pontos.

Quais são os 5 níveis de consciência?

Os 5 níveis de consciência são um framework de copywriting popularizado por Eugene Schwartz com um livro chamado Breakthrough Advertising.
  • Inconsciente.
  • Consciente do problema.
  • Consciente da solução.
  • Consciente do produto.
  • Totalmente Consciente.

Como avaliar resposta motora Glasgow?

Resposta motora: A melhor receberá 6 pontos e a pior 1 ponto. Os 6 pontos quem vai receber é aquele paciente que você pede para ele mexer as mãos e ele mexe, sem qualquer dificuldade. O paciente que conseguir localizar o estímulo doloroso ou aonde estiver doendo, receberá 5 pontos.

Quais são os tipos de nível de consciência?

Existem 5 níveis de consciência:
  • Inconsciente ou alheio.
  • Consciente do problema.
  • Consciente da solução.
  • Consciente do produto.
  • O mais consciente.

Qual o código do AVC?

CID I64 – Acidente vascular cerebral, não especificado como hemorrágico ou isquêmico. CID I64 é o código para Acidente vascular cerebral, não especificado como hemorrágico ou isquêmico na Classificação Internacional de Doenças.

Artigo anterior
O que é um psicopata pervertido?
Artigo seguinte
Qual a profundidade de um poço caipira?