O Que é a DRE na contabilidade?
Perguntado por: Andreia Bárbara Nunes | Última atualização: 27. April 2025Pontuação: 4.5/5 (12 avaliações)
A demonstração do resultado do exercício é uma demonstração contabilística dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido devendo ter alterações em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.
O que é um DRE na contabilidade?
A Demonstração do Resultado do Exercício é um documento com importância tanto contábil quanto gerencial. Com ela, é possível ter uma visão sintetizada e estruturada dos principais indicadores financeiros do negócio, entendendo de maneira transparente os resultados: se houve lucro ou prejuízo e os seus porquês.
Qual é a função da DRE?
A DRE detalha os resultados da organização fornecendo uma visão global e realista das despesas e lucros de seu negócio. Se você está buscando soluções para o crescimento do seu negócio, elabore a sua DRE. Aliás, ela deve ser feita anualmente por todas as empresas, exceto MEI, e assinada por um contador.
Como se faz uma DRE na contabilidade?
- Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
- Calcular a Receita Líquida. ...
- Descobrir o Resultado Bruto. ...
- Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
- Conhecer o Lucro Líquido. ...
- Conseguir o Resultado do Exercício.
Quem faz a DRE de uma empresa?
Pela Lei, a DRE é deve ser feita por um contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade), é obrigatória para todas as empresas, exceto o MEI, e deve ser feito anualmente.
COMO MONTAR UMA DRE | PASSO A PASSO
Como é feita a DRE?
- Receita Bruta.
- (-) Deduções e abatimentos.
- (=) Receita Líquida.
- (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
- (=) Lucro Bruto.
- (-) Despesas com Vendas.
- (-) Despesas Administrativas.
- (-) Despesas Financeiras.
O que deve constar no DRE?
- Receita Bruta;
- Tributos: Impostos sobre a receita, Devoluções e Descontos;
- Receita Líquida;
- Custos dos Produtos Vendidos (CPV) ou Custo de Mercadorias Vendidas (CMV);
- Lucro Bruto;
- Despesas: Vendas, Gerais e Administrativas;
- Lucro Operacional;
- Resultado Financeiro;
O que é DRE e exemplos?
O que é DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício)
O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um relatório que oferece uma síntese econômica completa das atividades operacionais e não operacionais de uma empresa em um determinado período de tempo, demonstrando claramente se há lucro ou prejuízo.
Como interpretar a DRE?
A análise da DRE deve servir para identificar os altos e baixos financeiros de uma empresa, além de verificar onde os lucros se fazem maiores. Também permite compreender os resultados negativos daquele negócio, indicando os erros e acertos, possibilitando identificar o desempenho dos processos para obter melhor lucro.
Qual a diferença do Balanço Patrimonial e DRE?
Enquanto o balanço patrimonial apresenta a situação financeira da empresa no exercício fiscal, o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) apresenta o desempenho financeiro da empresa em um período específico, que pode ser ou não o exercício fiscal, podendo ser um período menor.
Quais contas não entram na DRE?
É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.
Quais são os tipos de DRE?
- Vertical – uma conta abaixo da outra, começando pela receita bruta do exercício (faturamento), evidenciando todas as contas de resultado da empresa, até chegar ao lucro líquido;
- Horizontal – O cálculo da análise horizontal é extremamente simples.
Como saber se a empresa teve lucro ou prejuízo?
Subtraia as despesas da receita e você obterá o lucro líquido da sua empresa – será um lucro ou uma perda. Quando sua receita é superior às suas despesas, você obtém lucro. Por outro lado, quando suas despesas forem maiores que sua receita, você verá uma perda.
Onde fica a depreciação na DRE?
Onde será classificada a conta de encargos de depreciação na DRE? A conta de encargos de depreciação será classificada na DRE como uma despesa operacional. Já a conta de depreciação acumulada entrará no Balanço, no grupo do ativo permanente sub-grupo Imobilizado, com o sinal ( – ).
Onde fica o lucro líquido na DRE?
Como falado, esse indicador é um resultado que aparece logo após as deduções e, tecnicamente, fica localizado na parte superior do DRE. Com as informações disponibilizadas pela receita líquida, é possível gerar relatórios empresariais que auxiliarão tanto na análise dos gestores como de investidores.
Quais são os cinco principais pontos que devem ser observados em um DRE?
- Receita bruta das vendas e serviços prestados. ...
- Despesas com as vendas e financeiras. ...
- Lucro ou prejuízo operacional. ...
- Participações de debêntures e colaboradores. ...
- Lucro ou prejuízo em seu valor líquido.
Como fazer a DRE passo a passo?
- Estruture o documento. O primeiro passo é estruturar o documento. ...
- Faça o levantamento dos números. O segundo passo para montar a DRE é fazer o levantamento dos números. ...
- Conduza os cálculos. Com os números em mãos, sua equipe de contabilidade dará início aos cálculos. ...
- Revise as informações.
Como calcular o Lucro Bruto no DRE?
Caso deseje fazer o cálculo da margem de lucro bruta manualmente, considere a seguinte equação: % Margem de lucro bruta = [Lucro (valor de venda - valor de custo) / valor de venda] x 100.
Como classificar as despesas em um DRE?
Existem duas formas de análise das despesas na DRE, quais sejam: método da natureza da despesa e método funcional. Segundo o CPC 26, as despesas devem ser subclassificadas a fim de destacar componentes do desempenho que possam diferir em termos de frequência, potencial de ganho ou de perda e previsibilidade.
O que é o CMV?
CMV (Custo da Mercadoria Vendida) é a soma de tudo que a empresa gasta para comprar, produzir e estocar seus produtos e mercadorias até que eles sejam comercializados. Inclui o pagamento dos fornecedores, custo do frete, incidência de impostos, seguros, dentre outros gastos.
Quais são as despesas operacionais na DRE?
Despesas operacionais
Elas incluem salários e benefícios dos funcionários, aluguel, despesas com energia, materiais de escritório, despesas de vendas e marketing, entre outras.
O que é DRE simples e completa?
A DRE (Demonstração de Resultados do Exercício) é um dos relatórios mais simples e mais importantes que sua empresa deve possuir, juntamente com o DFC (Demonstração de Fluxo de Caixa). Cada um deles tem o seu propósito e são mutuamente relevantes.
Qual a fórmula para o cálculo do lucro?
A fórmula do cálculo do lucro é bem simples: lucro = receita total – custos totais. Definição de lucro. Basta subtrair a quantia que foi ou será destinada para vender e produzir os produtos da quantidade total de dinheiro que entrou.
Como saber se a empresa vai bem?
- Verifique a lucratividade. ...
- Analise o ticket médio. ...
- Observe o índice de produtividade. ...
- Conheça o índice de metas cumpridas. ...
- Verifique a rentabilidade e o retorno sobre o investimento. ...
- 5 Tendências do Mundo dos Negócios para os segundo semestre 2022.
Como calcular o lucro prejuízo?
O cálculo do lucro é relativamente simples. Afinal, para saber quanto se teve de lucro ou prejuízo num negócio, basta ver a diferença entre o que se gastou e o que se recebeu. Essa diferença, no entanto, não dá uma dimensão exata de qual foi o lucro que tivemos. Porque o número por si só não considera as grandezas.
Qual celular é melhor moto G Play ou plus?
Qual é a origem da luz?