O que é a doutrina de Cristo?

Perguntado por: Wilson Tomé de Campos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (35 avaliações)

1.2 - RESUMO HISTÓRICO DA DOUTRINA DE CRISTO.
União hipostática, também conhecida como união mística ou dupla natureza de Cristo; é a doutrina clássica da Cristologia que afirma ter Jesus Cristo duas naturezas, sendo homem e Deus ao mesmo tempo.

O que é a doutrina de Jesus Cristo?

As escrituras definem a doutrina de Cristo como sendo o exercício da fé em Jesus Cristo e em Sua Expiação, o arrependimento, o batismo, o recebimento do dom do Espírito Santo e a perseverança até o fim.

O que é a sã doutrina segundo a Bíblia?

Designa uma doutrina saudável. A sã doutrina sempre nos conduzirá a uma vida sã. A transformação de uma vida está na mudança da forma de se pensar. O apóstolo Paulo nos escreveu: não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente.

Quais são as doutrinas bíblicas?

Temas Propostos em ordem alfabética:
  • Dons Espirituais.
  • Espírito Santo.
  • Graça.
  • Idolatria.
  • Igreja: Comunidade.
  • Igreja: Corpo de Cristo.
  • Jejum.

Qual seria o objetivo de zelar pela sã doutrina?

O objetivo do zelo pela sã doutrina.

Preservar o amor de um coração puro e de uma fé não fingida (1 Tm 1.5). A finalidade da defesa da doutrina é o amor como prática sincera da fé em Cristo. O falso ensino e os falsos mestres geram contenda, dissensões e gangrenas na comunhão.

Rodrigo Silva | DNA : A Doutrina de Cristo | 07/06/2013

41 questões relacionadas encontradas

O que é a doutrina de Deus?

A Doutrina de Deus, é o estudo da existência, da natureza de Deus.

O que é a doutrina do pecado?

Na perspectiva judaico-cristã — e em simples palavras — pecado é a atitude (ato ou omissão, íntimo ou não) de contrariar a lei (ou a vontade) de Deus. Significa, assim, um "erro de alvo", entendido este como a vontade de Deus.

O que é uma doutrina fundamental?

Doutrina é definida como um conjunto de princípios que servem de base a um sistema, que pode ser literário, filosófico, político e religioso. Doutrina também pode ser uma fonte do direito.

O que é doutrina exemplo?

São os princípios que existem acerca de uma determinada questão, geralmente com o intuito de a universalizar. Por exemplo: “A doutrina cristã postula a existência de um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo”, “A propriedade privada é contrária à doutrina socialista, pelo que deve ser abolida da nossa sociedade”.

O que se entende por doutrina?

Trata-se de um conjunto de princípios, ideias e ensinamentos de autores e juristas que, no caso, servem de base para o Direito e que influenciam e fundamentam as decisões judiciais. É fonte do Direito, utilizada também para a interpretação das leis, fixando as diretrizes gerais das normas jurídicas.

Qual a diferença entre doutrina e ensino?

Doutrinar: instruir à maneira de doutrina; catequizar dentro de princípios em que se fundamenta um sistema religioso, político ou filosófico; ideologia, sistema, teoria. Ensinar: Transmitir a alguém conhecimentos sobre alguma coisa ou sobre como fazer algo.

O que é pecado perante Deus?

O pecado nada mais é do que a transgressão aos mandamentos de Deus, segundo I João 3:4 "Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei". Pecado é um ato, pois "cada um é tentado, quando atraído e engodado pelo seu próprio desejo.

O que significa a palavra pecado no grego?

O Pecado é um conceito encontrado em toda e qualquer religião. O termo vem do grego hamartáno e do hebraico hhatá, com o significado de 'errar' um alvo, um objetivo determinado.

O que é ser Pelagiano?

O pelagianismo foi um conceito teológico que negava o pecado original, a corrupção da natureza humana, o servo arbítrio (arbítrio escravizado, cativo) e a necessidade da graça divina para a salvação. O termo é derivado do nome de Pelágio da Bretanha.

Qual é a origem da palavra pecado?

Etimologia (origem da palavra pecado). Do latim peccatum.

O que significa Avon em grego?

AVON é uma palavra celta que significa “rio”. Há vários locais com esse nome. Foi aplicada à empresa de cosméticos em 1939 (ela existia desde 1886), homenageando a cidade de Shakespeare.

O que significa a palavra iniquidade no grego?

Já a palavra iniquidade, no grego é "anomia" e significa uma "condição daquele que não cumpre a lei". Ou seja, aquele que não cumpre a lei de Deus e peca de forma constante contra ela, entra em uma condição de vida que se chama iniquidade.

Quais são os pecados que Deus não perdoa?

Doutrina cristã
  • Desespero: que consiste em acreditar que a própria maldade humana é maior do que a bondade divina.
  • Presunção: se alguém deseja obter a glória (da salvação) sem ter os méritos - sem demérito para o arrependimento no leito de morte - ou perdão sem arrependimento.
  • Resistência em conhecer a verdade.

Quais são os pecados segundo a Bíblia?

Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.

Quais os pecados?

Tal reclassificação resultou na lista dos atuais sete pecados capitais: luxúria, soberba (vaidade), preguiça, inveja, gula, avareza e ira (raiva).

O que é doutrina pedagógica?

Doutrina pedagógica. Na pedagogia cada autor ou pensador tem a sua própria doutrina, seu próprio raciocínio ou linha de pensamento. O criador de uma das maiores doutrinas pedagógicas foi Comenius, um grande pensador sobre o estudo da pedagogia, suas obras influenciaram grandes filósofos como Bacon e Descartes.

Quais são os pecados mais comuns?

  • Luxúria.
  • Gula.
  • Avareza.
  • Preguiça.
  • Ira.
  • Inveja.
  • Vaidade.

Quais os Dez Mandamentos de Deus?

Quais são os dez mandamentos da lei de Deus?
  1. Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas. ...
  2. Não usar o santo nome de Deus em vão. ...
  3. Santificar os domingos e festas de guarda. ...
  4. Honrar pai e mãe. ...
  5. Não matarás. ...
  6. Guardar castidade nas palavras e nas obras. ...
  7. Não furtarás. ...
  8. Não levantar falso testemunho.

Quais são 7pecados capitais?

São eles: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba.

O que é pecado para a morte?

O pecado mortal é cometido quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Este pecado destrói a caridade, priva-nos da graça santificante e conduz-nos à morte eterna do inferno, se dele não nos arrependermos.

Artigo anterior
Como tirar riscos de peças de alumínio?
Artigo seguinte
O que causa a falta de vitamina B12?