O que é a doença do silicone?

Perguntado por: Matilde Araújo de Gomes  |  Última atualização: 30. Dezember 2024
Pontuação: 4.1/5 (22 avaliações)

Doença do Silicone” é um conjunto de sintomas sistêmicos auto reportados por pacientes portadoras de implante de silicone como queda de cabelo, dor nas mamas, dor nas juntas do corpo (articulações), fadiga (cansaço), insônia, fraqueza muscular, depressão…

Qual os sintomas da doença do silicone?

Sintomas da doença do silicone
  • Cansaço excessivo;
  • Ansiedade ou depressão;
  • Insônia;
  • Problemas de memória e concentração;
  • Alteração do funcionamento intestinal;
  • Dor nas articulações;
  • Dor ou fraqueza muscular;
  • Queda de cabelo;

O que causa a doença do silicone?

A causa da doença é genética pois, após estudos, a conclusão foi de que pessoas com os genes HLA DRB1 e HLA DQB1 estão sujeitas a desenvolver esta síndrome e outras doenças autoimunes.

Tem como evitar a doença do silicone?

Prevenção – Para se evitar esta complicação, o cirurgião plástico, antes de fazer o implante de silicone, deve verificar antecedente pessoal e familiar de possível doença autoimune, reação prévia a adjuvantes, e, eventualmente, solicitar avaliação de reumatologista para casos duvidosos.

Qual exame detecta doença do silicone?

Não há exames para diagnóstico, mas é possível detectar a presença de anticorpos contra o silicone.

O que é Doença do Silicone?

41 questões relacionadas encontradas

Como saber se o silicone está inflamado?

Endurecimento da região. Vermelhidão nos seios. Sinais sistêmicos de inflamação principalmente com febre alta.

Porque o silicone inflama?

A dor na prótese após anos da cirurgia realizada pode ser um sintoma de contratura capsular, que ocorre após um processo de encapsulamento da prótese. O encapsulamento é uma reação natural do próprio organismo contra um corpo estranho. No caso de um implante de silicone, esse corpo estranho será a prótese.

Quanto custa para tirar o silicone?

O preço médio no Brasil uma cirurgia de explante de silicone e reconstrução mamária com mastopexia e lipoenxertia pode variar entre 27 e 60 mil Reais, de acordo com a complexidade do caso e necessidade de procedimentos associados .

Qual o prazo de validade da prótese de silicone?

Existe também uma diferenciação entre as próteses mais antigas e as mais recentes. Estima-se que, para as mais antigas, o prazo de validade seja de 10 a 15 anos. Já para as mais modernas, a durabilidade costuma ir de 15 a 25 anos.

Quais as marcas de silicone que estão com problemas?

Quais são as próteses de silicone proibidas pela Anvisa?
  • Eurosilicone.
  • Silimed.
  • Polytech.
  • Allergan.
  • Nagor.

É normal sentir caroço no silicone?

Olá, qualquer nódulo em mama deve ser avaliado por um especialista e quando necessário investigado, existem diversas causas que podem ocasionar nódulos nas mamas após o uso de próteses e a mastopexia, é comum durante a mastopexia a paciente apresentar pequenos focos de calcificação ou necrose gordurosa, podendo causar ...

Quais as desvantagens da prótese de silicone?

Quais os contras do silicone? Assim como os prós, existem contras do silicone que devem ser considerados antes de optar por esse procedimento, entre eles estão o risco cirúrgico, a perda de sensibilidade e o pós operatório.

Pode apertar a prótese de silicone?

Para não comprometer a cicatriz do silicone, é importante não realizar movimentos bruscos e evitar esforço físico nas primeiras semanas.

Quando se preocupar com o silicone?

É como se fosse uma película que, se apresentar algum enrijecimento, pode levar a deformidades visuais ou no toque. Já a ruptura é quando há vazamento de silicone para fora da próteses. No caso de as pacientes sentirem inchaço na mama, dor ou vermelhidão, devem procurar o médico.

Quem usa prótese de silicone têm maior propensão de desenvolver a doença?

8. Quem usa prótese de silicone tem maior propensão de desenvolver a doença? Não há evidência científica de que exista associação entre implantes mamários de silicone e o risco de desenvolvimento de câncer de mama.

Como fica o silicone na velhice?

O que comumente acontece é que após a inserção das próteses de silicone os seios continuam sofrendo a ação do tempo e do envelhecimento. Então, nesse momento pode haver o desejo de trocar o modelo ou o volume dos implantes, o que deve ser analisado por você e seu cirurgião plástico.

O que acontece se não trocar o silicone?

Quando não tratada, essa infecção pode se espalhar cada vez mais, comprometendo a saúde da paciente. Por isso, é importante que você mantenha suas consultas com o seu médico de tempos em tempos, para garantir a saúde do seu corpo e do seu silicone.

Como fica o silicone depois de 10 anos?

Hoje os implantes de silicone não precisam necessariamente ser trocadas a cada 10 anos, a não ser que haja alguma complicação como contratura capsular, ruptura ou desejo da paciente em alterar o tamanho dos implantes. A geração atual dos implantes de silicone possuem um gel coeso, que não "vaza" em caso de ruptura.

Tem como tirar o silicone pelo SUS?

Todas as pacientes que tiverem realizado o implante de silicone e apresentarem sinal ou confirmação médica de ruptura na prótese estarão habilitadas para a cirurgia, que será integralmente financiada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Como saber se estou com contratura capsular?

Quais os sintomas de contratura capsular?
  1. Aumento da firmeza em torno da mama;
  2. Distorção no formato da mama;
  3. Dor crônica na mama;
  4. Assimetria dos seios;
  5. Seio em formato de bola.

Tem como fazer explante de silicone pelo SUS?

A determinação da Lei n° 9.686/22 é clara e representa um grande avanço no tratamento de pacientes com complicações associadas ao silicone: planos de saúde e o Sistema Único de Saúde devem cobrir cirurgias de explante.

Como é a dor do encapsulamento?

Os sintomas do encapsulamento de prótese de silicone começam a ser percebidos a partir de pequenos incômodos constantes nos seios. Entre eles pode-se citar: mamas com formatos diferentes (assimetria); pequenos ondulamentos na superfície da prótese ou endurecimento da região, além de fortes dores e mama inchada .

Como saber se está tudo bem com a prótese de silicone?

Para saber o momento certo da troca e acompanhar o status das próteses de silicone, os especialistas indicam a realização de alguns exames. Através deles é possível monitorar as próteses, bem como quaisquer anomalias que possam ter surgido na região.

É normal silicone doer?

Quando é normal as pacientes sentirem dor? Há técnicas cirúrgicas que tornam a ocorrência de dores na região operada um pouco mais comuns que em outras. Esse é o caso de pacientes que precisam utilizar próteses de silicone na parte anterior do músculo, ou seja, na posição submuscular.

Como saber se o corpo está rejeitando o silicone?

Agora que você entendeu que os sintomas de rejeição do silicone são os sintomas da contratura capsular, podemos citar quais são os sintomas mais comuns nesta situação:
  1. Dor em uma ou ambas as mamas.
  2. Alteração do formato das mamas.
  3. Pontadas na lateral da mama.
  4. Ondulações no silicone.
  5. Assimetria entre as mamas.

Artigo anterior
Quando alguém morre o que dizer?
Artigo seguinte
O que pode substituir a água oxigenada para descolorir pêlos?