O que é a diversidade dos seres vivos?

Perguntado por: Nelson Márcio Araújo  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.7/5 (24 avaliações)

Diversidade Biológica ou Biodiversidade é o conjunto de todos os seres vivos do planeta. Refere-se à variedade dos reinos, filos, classes, ordens, famílias, gêneros e espécies, assim como a populações e comunidades específicas, incluindo toda a fauna e flora terrestres.

O que significa a diversidade dos seres vivos?

Biodiversidade, ou diversidade biológica, pode ser definida como a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens, a terrestre, a marinha e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte. ... Assim, ela pode variar de acordo com as diferentes regiões ecológicas.

Porque há tanta diversidade de seres vivos?

É na evolução biológica que reside a explicação para tanta diversidade. Evolução, em linhas gerais, é a transformação pela qual as espécies passam ao longo do tempo, possibilitando o surgimento e o desaparecimento de diferentes formas.

Qual é a diversidade entre animais?

Existe na Terra uma grande diversidade de animais. Uns vivem na terra, outros na água e outros na terra e no ar. Assim, agrupam-se consoante as suas características, por classes. Identifica as diversas classes de animais: mamíferos, répteis, aves, peixes e batráquios.

Quais são as variedades dos seres vivos?

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera. Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

Bio é vida - A diversidade de seres vivos (Vídeo UNICAMP)

16 questões relacionadas encontradas

Como podem ser classificados os seres vivos?

Todos os seres vivos são organizados a nível celular. As células podem se reproduzir e fazem funções vitais como respiração, nutrição e hidratação. Além disso, dependendo do tipo de célula, ela pode ter muitas organelas (como as células eucariontes) ou poucas organelas (como as procariontes).

Quantas espécies de seres vivos no planeta?

O mundo tem cerca de 8,7 milhões de espécies de seres vivos, segundo uma nova estimativa descrita por cientistas como a mais precisa já feita.

O que representa a diversidade?

De acordo com o dicionário: diversidade é um substantivo feminino que significa a qualidade daquilo que é diverso, diferença, dessemelhança, variação, variedade, multiplicidade. Mas, também pode significar ausência de acordo ou divergência.

Qual o nome do maior nível de organização dos seres?

A organização biológica, que ocorre de forma hierárquica, geralmente é representada em 12 níveis. Ela inicia-se no nível mais baixo, o átomo, e segue até o mais elevado, a biosfera.

Quais são as características dos seres vivos?

As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução.

Qual a importância da diversidade dos seres vivos no ambiente terrestre?

De modo geral, a biodiversidade é um aspecto importante para a sustentabilidade e, quanto mais biodiversa é uma região, mais saudável ela é. ... A biodiversidade também ajuda a tornar as populações naturais mais fortes e saudáveis, promovendo os melhores indivíduos por meio da concorrência e predação.

Como surgiu a atual diversidade de seres vivos da terra?

A origem da vida no Planeta Terra ocorreu primeiramente na água, em um primeiro momento surgiram seres primitivos, tais como as bactérias, algas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 bilhões de anos.

Porque a diversidade é muito importante na evolução do homem?

Ela nos ensina todos os dias. O diferente, seja no pensar, no agir ou culturalmente, nos ensina novos valores e maneiras de enxergar o mundo. Conhecimento nunca é demais, como diz o dito popular. E definitivamente a diversidade não combina com a polarização, que é a concentração de extremos opostos.

O que é a diversidade social?

A diversidade social e cultural é um conceito que serve para mostrar que as pessoas são diferentes em termos de gênero, orientação sexual, classe social, raça e etnia, religião, entre outros aspectos. E são essas diferenças que fazem a sociedade ser tão rica.

O que é a diversidade genética?

Biodiversidade genética e ecológica

Biodiversidade genética inclui a variação existente nos genes dentro de uma mesma espécie. Já a biodiversidade ecológica é toda aquela existente nos ecossistemas, habitats naturais e comunidades.

Qual o nível de organização do ser humano?

O nível de organização do corpo humano é a seguinte: células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo. Cada uma dessas estruturas consiste em um nível hierárquico até a formação de todo o organismo.

Como se chama o nível de organização do corpo humano?

Sistemas: são formados por diferentes órgãos que trabalham juntos para desempenhar uma função ainda maior que a desempenhada por um único órgão. A partir do exemplo do coração, podemos citar o sistema cardiovascular, que também é formado por vasos sanguíneos.

O que é bióticos e abióticos?

Os seres vivos de uma comunidade biológica, ou seja, os fatores bióticos podem ser considerados em dois grupos: os organismos autótrofos e os organismos heterótrofos. Todos os seres vivos de uma comunidade biológica interagem entre si e também com os fatores não vivos do ambiente, que são chamados de fatores abióticos.

O que representa a diversidade cultural?

A diversidade cultural, como a própria expressão sugere, refere-se aos diferentes costumes e tradições de um povo, podendo ser representado através da língua, das crenças, dos comportamentos, dos valores, por meio da culinária, da política, da arte, da música, dentre tantos outros elementos.

O que podemos aprender com a diversidade?

Aprender a viver em um ambiente de diversidade é um dos principais desafios do mundo contemporâneo - e, portanto, da Educação. Ao longo da vida escolar, os alunos se deparam com todo tipo de diferença: de gênero, raça, valores, religião, expressão da sexualidade, ritmos de aprendizagem, configurações familiares etc.

Quais seres vivos vivem na Terra?

Entre os animais que vivem e sobrevivem em terra firme, podemos citar o urso, o leão, os cachorros, a zebra e tantas outras espécies. Alguns animais terrestres também podem viver parcialmente na água, como os jacarés, hipopótamos e crocodilos.

Quantas espécies marinhas existem no mundo?

Das 228.450 espécies descritas até agora pelos cientistas, 86% – 195.000- são animais-marinhos, alguns dos quais – 18.000 – são espécies de peixes descritas desde meados do século XVIII.

Porque é necessário classificar os seres vivos?

A classificação dos animais permite compreender o processo evolutivo ao longo da história da Terra, identificar quais seres são parentes mais ou menos distantes e, ainda, manter a biodiversidade.

O que são seres vivos resposta?

Seres vivos são organismos formados por uma ou mais células; possuem capacidade de reprodução; e apresentam crescimento, metabolismo e resposta a estímulos. Além disso, são formados predominantemente por certos elementos, como carbono, nitrogênio, hidrogênio e nitrogênio, que formam moléculas orgânicas.

Artigo anterior
É correto sacrificar um animal doente?
Artigo seguinte
Qual o tempo de decomposição do corpo humano?