O que é a depressão respiratória?

Perguntado por: Matias Nascimento  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (20 avaliações)

A depressão respiratória Tipo III é um evento sentinela do fluxo aéreo rápido/saturação de oxigênio reduzida associado a queda vertiginosa da SpO2 que pode ser observada em pacientes com apneia obstrutiva do sono. Nessa situação, o paciente depende do despertar para manter a oxigenação.

Quais os sintomas da depressão respiratória?

Principais sintomas
  • Sensação de falta de ar;
  • Pele, lábios e unhas de coloração azulada;
  • Respiração rápida;
  • Confusão mental;
  • Cansaço excessivo e sonolência;
  • Batimentos cardíacos irregulares.

Como tratar depressão respiratória?

Na suspeita da intoxicação por opioides e depressão respiratória deve ser utilizada a naloxona, o antídoto para a overdose de opioides é um antagonista do receptor opioide mu-competitivo que reverte todos os sinais de intoxicação por opioides.

Como identificar insuficiência respiratória?

Os principais sintomas da insuficiência respiratória são:
  1. Falta de ar;
  2. Respiração curta e rápida;
  3. Peles, lábios e unhas de coloração azulada;

Quais são os sinais de esforço respiratório?

São considerados sinais sugestivos de obstrução de via aérea superior a alteração da voz (rouquidao), o estridor (geralmente inspiratório, mas pode ser bifásico), o ronco inspiratório e os episódios de esforço respiratório não acompanhados de sons respiratórios ou de sensação de fluxo de ar através do nariz e boca.

Depressão respiratória por psicofármacos?

33 questões relacionadas encontradas

Como identificar esforço respiratório em criança?

Respiração rápida e superficial. Retrações inter costais: quando as mães conseguem enxergar as costelinhas quando respiram. Retração de fúrcula: quando as mães observam que afunda no pescoço quando a criança respira. Batimento de asa de nariz: quando a mãe percebe que o nariz da criança faz um movimento quando respira.

O que é a respiração ofegante?

A respiração ofegante, ou hiperventilação, pode ser entendida como sendo uma respiração curta e acelerada, em que a pessoa precisa fazer mais esforço para conseguir respirar corretamente.

Quais são os tipos de insuficiência respiratória?

A insuficiência pode ser classificada entre: Tipo I (hipoxêmica): pressão parcial de oxigênio (PaO2) é menor a 60 mmHg; Tipo II (hipercápnica): quando a pressão parcial de dióxido de carbono (PaCo2) é maior a 50 mmHg. Tipo III: pós-operatória: geralmente de cirurgias abdominais e torácicas.

Como é morrer por insuficiência respiratória?

“Os sintomas da insuficiência respiratória são falta de ar, aumento da frequência respiratória, ansiedade, tontura, palpitação e queda do nível de consciência, podendo levar ao óbito”, lista o especialista.

O que fazer para melhorar a respiração?

O método mais eficaz para melhorar a capacidade respiratória é por meio de atividades de alta intensidade, que estimulam a musculatura pulmonar e de outras estruturas do aparelho respiratório. De modo geral, os exercícios físicos aeróbicos são os mais indicados, como corrida, natação, ciclismo e dança.

Quais medicamentos causam depressão respiratória?

No departamento de emergência, a administração parenteral de benzodiazepínicos pode resultar em complicações significativas, sobretudo depressão respiratória e hipotensão, especialmente quando combinados com opioides ou outros sedativos.

Como desintoxicar de opioides?

Por fim, pode ser feita uma desintoxicação rápida com fármacos bloqueadores de opiáceos, tais como a naloxona ou naltrexona. O procedimento é feito com auxílio de anestesia e há evidências de que ele diminui os sintomas, mas não necessariamente impacta na quantidade de tempo que levará para a pessoa se curar.

Para que serve a naloxona?

Narcan® (cloridrato de naloxona) é um antagonista de opioide indicado para o tratamento de emergência de superdose ou intoxicação aguda por opioide, suspeita ou comprovada, que se manifesta por depressão respiratória e/ou depressão do sistema nervoso central.

Quais são os fatores de risco para insuficiência respiratória?

Quais são os fatores de risco para insuficiência respiratória aguda no SE?
  • Não aderência à medicação: razão de chances 3,42.
  • Histórico de acidente vascular cerebral: razão de chances 2,56.
  • Tabagismo: razão de chances 2,37.
  • Histórico de tumor cerebral: razão de chances 2,29.
  • Doença hepática comórbida: razão de chances 1,92.

O que leva a uma parada respiratória?

A parada cardiorrespiratória pode acontecer a qualquer momento, mas as causas mais comuns incluem: doenças cardíacas, insuficiência respiratória e choque elétrico. Além disso, outras causas incluem: choque hipovolêmico, envenenamento, acidente vascular cerebral e afogamento.

O que é insuficiência respiratória aguda grave?

Segundo o protocolo de infecção humana pelo SARS-COV-2, uma pessoa que apresente a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é aquele com Síndrome Gripal (SG) que apresente: dispneia/desconforto respiratório OU pressão persistente no tórax OU saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ...

O que é hipóxia e hipercapnia?

O que é hipercapnia e quais os sintomas. A hipercapnia caracteriza-se por um aumento de dióxido de carbono no sangue, que geralmente ocorre como resultado de hipoventilação ou incapacidade de respirar corretamente de forma a captar oxigênio suficiente para os pulmões.

O que significa a relação PaO2 FiO2?

A relação PaO2/FiO2 é uma medida de oxigenação usada para classificar a SDRA em leve, moderada, ou grave. Ainda que seja fácil de calcular, ela é imperfeita devido à sua variabilidade com diferentes valores de PEEP e volumes.

Qual a diferença entre hipoxemia e hipercapnia?

A hipóxia é um conceito médico que se refere à redução da oferta de oxigénio para a córnea. Por outro lado, a hipercapnia significa uma acumulação de dióxido de carbono. No passado, as lentes de contacto impediam a córnea de absorver gases do ar, sendo esse facto causa de hipóxia e hipercapnia.

O que pode causar respiração pesada?

A asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são as principais causas do problema. A fibrose pulmonar idiopática também é uma possibilidade, mas em um grau menos frequente. Entenda melhor as enfermidades respiratórias que causam falta de ar: - Asma e bronquite São as causas mais comuns da falta de ar.

O que é uma respiração sibilante?

Os sibilos são sons ou ruídos respiratórios auscultados (ouvidos com auxílio do estetoscópio) ao exame físico ou relatados pelo paciente. Popularmente, são descritos como chiado no peito, piado, pieira ou miado de gato.

É normal respirar fundo?

É importante investigar se essa necessidade de respirar fundo é fisiológica ou se é de origem ansiosa. Recomendo buscar um pneumologista para identificar se de fato é uma causa biológica.

Como aliviar cansaço respiratório infantil?

Outro cuidado importante é manter as vias respiratórias da criança sempre limpas, evitando o acúmulo de secreções. A limpeza pode ser feita por meio da instilação de soro fisiológico, que também contribui para umidificar as vias aéreas — afinal, o ressecamento das mucosas agrava os sintomas.

Como age o Naloxona?

COMO AGE. Mecanismo de ação da Naloxona não é bem compreendido. Parece competitivamente deslocar os analgésicos opioides (previamente administrados) dos receptores inibindo seus efeitos (o antagonismo opioide pode precipitar sintomas de abstinência no paciente dependente de opioides).

Como Naloxona age?

Considera-se que a Naloxona age como antagonista competitivo dos receptores opiáceos mi (μ), sigma (σ), capa (k) do S.N.C. Doses baixas de Naloxona (0,4 mg - 0,8 mg) administradas por via intramuscular ou intravenosa previnem ou antagonizam rapidamente os efeitos opiáceos.

Artigo anterior
O que é uma pessoa orientada?
Artigo seguinte
Como calcular área total da edificação?