O que é a delação premiada?

Perguntado por: Diego Davi Campos Antunes Pires  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (19 avaliações)

Delação premiada, na legislação brasileira, é o instituto jurídico pelo qual o investigado ou réu em um processo penal recebe um benefício em troca de sua colaboração com o Estado para evitar a prática de novos crimes, produzir provas sobre crimes já ocorridos ou identificar coautores desses crimes.

O que é delação premiada e como funciona?

Em resumo, a delação premiada ocorre quando um investigado fornece informações úteis e determinantes para a solução de um crime ou para o esclarecimento de fatos apurados. Para estimular os depoimentos, o delator ganha um “prêmio”, ou seja, um benefício.

O que é uma delação premiada?

Trata-se de um acordo entre o acusado e o Ministério Público(acusador), onde o delator(acusado) colabora com as investigações, ou seja, abre mão do seu direito ao silêncio, e em troca, recebe uma vantagem, que pode variar de acordo com o grau de sua colaboração, quanto mais informações o delator prestar, mais ...

Quais os benefícios da delação premiada?

Justamente por isto, a colaboração premiada surge como instrumento que permite o enfrentamento eficaz destas novas formas de criminalidade, visando permitir uma persecução penal eficiente e, sobretudo, melhorar a qualidade do material probatório produzido2.

Quem pode propor a delação premiada?

Conforme o texto normativo, em uma primeira análise, extrai-se da interpretação literal que podem propor o acordo de colaboração o delegado de polícia e o Ministério Público.

Delação Premiada: o que é?

30 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de delação premiada e colaboração premiada?

12.850/03 e a “delação premiada” das demais leis são institutos de natureza jurídica distinta: a colaboração é um negócio jurídico bilateral firmado entre as partes interessadas, enquanto a delação é ato unilateral do acusado.

O que mudou na colaboração premiada?

Pacote Anticrime traz mais segurança jurídica para a fase de tratativas do acordo de colaboração premiada. A Lei 13.964/19 foi concebida com a pretensão de criar mecanismos jurídicos de enfrentamento ao crime, especialmente à criminalidade organizada.

Qual a pena para associação criminosa?

288 do Código Penal, com redação dada pela Lei 12.850/2013, tipifica o crime de associação criminosa da seguinte forma: “associarem-se 3 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes - pena: reclusão de 1 a 3 anos”.

Quais são os requisitos para delação premiada?

A delação premiada poderá ser requerida de duas maneiras:
  1. A primeira é por sugestão do promotor da justiça que é responsável pela investigação criminal. ...
  2. A segunda é por desejo do próprio acusado, cuja colaboração deverá ser voluntária e eficiente, pois desta última depende a aprovação da delação.

Qual o procedimento é a legitimidade para a realização do acordo de colaboração premiada?

O parágrafo 6° do artigo 4° dispõe sobre as autoridades legitimadas a propor o acordo de colaboração premiada, sendo o Delegado de Polícia, no curso do inquérito policial, com a manifestação do Ministério Público, ou diretamente por este.

Será cabível a colaboração premiada do indiciado?

63), com o processo instaurado, a colaboração premiada deve passar pelo contraditório, pois: Não existe acusação nesta fase [do inquérito policial], onde se fala em indiciado (e não acusado, ou réu), mas não se pode negar que após o indiciamento surja o conflito de interesses, com litigantes (art. 5º, inc.

Para que sejam concedidos os benefícios da colaboração premiada é necessário que tal ajuda na investigação seja útil?

De acordo com o artigo 4º da Lei 12.850/2013, norma que unificou a legislação sobre a colaboração premiada, para que o colaborador receba os benefícios expressos na lei é necessário que as informações fornecidas tragam um dos seguintes resultados: identificação de outros criminosos; revelação de estrutura e tarefas da ...

Qual a natureza jurídica da delação premiada?

Dias Toffoli assinalou a natureza jurídica da delação premiada como “negócio jurídico processual” – que nada mais é do que o negócio jurídico com produção também de efeitos processuais, agora normatizado pelo novo Código de Processo Civil –, pelo que foi acompanhado pela unanimidade dos Ministros do Supremo Tribunal ...

Quem oferece o acordo de colaboração premiada?

Trata-se de negócio jurídico processual celebrado entre Ministério Público/polícia e o investigado, no qual, preenchidos os pressupostos legais, o imputado se beneficia de uma sanção premial, que vai desde a imunidade (não oferecimento da denúncia) e o perdão judicial à redução de pena.

Como é o processo de delação premiada?

o procedimento padrão da colaboração premiada se desenvolve em quatro fases, 1) negociações; 2) formalização/ homologação; 3) colaboração efetiva e produção de provas; 4) sentenciamento e concretização do benefício.

Em que ano foi criada a delação premiada?

No Direito Brasileiro, os primeiros registros da delação premiada podem ser verificados nas Ordenações Filipinas (1603-1867), que trazia um livro específico sobre delação premiada, em se tratando de crimes de falsificação de moeda.

Quais são os requisitos para concessão da colaboração premiada previsto na Lei 12850 2013?

Assim, os requisitos necessários para que um indivíduo seja beneficiário da colaboração premiada é que ele colabore voluntariamente e de forma efetiva. A colaboração efetiva é verificada quando da colaboração resultar pelo menos um dos resultados previstos nos incisos do art. 4º da Lei 12850/13, acima descritos.

Quais os requisitos de validade de um acordo de colaboração premiada?

4º, caput e seu § 7º, da Lei nº 12.850/13 exige, como requisitos de validade do acordo de colaboração, a voluntariedade do agente, a regularidade e a legalidade dos seus termos. Destaco que requisito de validade do acordo é a liberdade psíquica do agente, e não a sua liberdade de locomoção .

Que condições obrigatórias O réu tem que cumprir para ter homologado o acordo de colaboração premiada e quais benefícios por Lei ele pode receber?

as condições da proposta do MP ou do delegado de polícia; a declaração de aceitação do colaborador e seu defensor; as assinaturas do representante do Ministério Público ou do delegado de polícia, do colaborador e de seu defensor; a especificação das medidas de proteção ao colaborador e à sua família, quando necessário.

Tem fiança para associação criminosa?

É possível pagamento de fiança para o crime de formação de quadrilha? O nosso ordenamento jurídico estabelece no art. 322 do CPP que “A autoridade policial somente poderá conceder fiança nos casos de infração cuja pena privativa de liberdade máxima não seja superior a 4 (quatro) anos.”

Qual a diferença entre organização criminosa e associação criminosa?

A Organização Criminosa exige a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas, ao contrário da Associação Criminosa que pressupõe a presença de 3 (três) ou mais agentes.

Qual a diferença entre concurso de pessoas e associação criminosa?

Na realidade, o concurso de agentes se dá quando duas ou mais pessoas se reúnem para cometer um ou mais crimes. Não há confusão com a associação criminosa, pois no mero concurso de agentes não há a permanência. Isso não implica dizer que não há organização.

O que mudou pacote Anti-crime?

Limite das penas. Uma das novas alterações promovidas pelo Pacote Anticrime é o aumento do limite máximo de pena privativa de liberdade que pode ser cumprida no Brasil: antes tínhamos um teto de 30 anos; este foi aumentado para 40 anos.

Quais os impactos do pacote Anti-crime?

No campo processual penal, curiosamente, a legislação anticrime apresentou pontos que introduzem maiores garantias ao acusado, seja pela criação e introdução do Juiz de Garantias ou, da mesma forma, pela possibilidade do acordo de não persecução criminal entre o Ministério Público e a defesa.

Em que hipóteses o juiz pode não homologar o acordo de colaboração premiada?

4º, § 8º O juiz poderá recusar a homologação da proposta que não atender aos requisitos legais, devolvendo-a às partes para as adequações necessárias".

Artigo anterior
O que é 200 fios percal?
Artigo seguinte
Pode usar pomada para cicatrização de piercing?