O que é a corrosão e como é classificada?

Perguntado por: Sérgio Tiago de Santos  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (40 avaliações)

Cientificamente, o termo corrosão tem sido empregado para designar o processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural dos materiais por um ataque eletroquímico, químico ou eletrolítico. Com base nesta defini- ção, pode-se classificar a corrosão em: eletroquímica, química e eletrolítica.

Qual a definição de corrosão?

DEFINIÇÃO DE CORROSÃO. Processo inverso da Metalurgia Extrativa, em que o metal retorna ao seu estado original.

Como podem ser classificados os processos de corrosão?

As classificações mais comuns
  • Corrosão uniforme. Também conhecida como generalizada, ela afeta a superfície como um todo, de maneira homogênea. ...
  • Corrosão localizada. Também chamada de corrosão por placas, afeta regiões isoladas do material. ...
  • Corrosão alveolar. ...
  • Corrosão por pites. ...
  • Corrosão seletiva.

O que é corrosão e como ela ocorre?

A corrosão é um fenômeno de deterioração e perda de material devido a reações químicas e eletrônicas com o meio ambiente. É um processo espontâneo que causa alterações nas estruturas dos materiais.

O que é a corrosão química?

A corrosão eletroquímica envolve reações de oxirredução. Este tipo de reação acontece com a transferência de elétrons e esta transferência pode ocorrer espontaneamente ou não. No caso da corrosão eletroquímica, as reações de oxirredução são todas espontâneas.

34 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre corrosão química é eletroquímica?

Quanto ao mecanismo, a corrosão pode ser classificada como: eletroquímica e química. A principal diferença entre elas é a ocorrência do deslocamento de elétrons que só ocorre na corrosão eletroquímica.

Qual a definição de corrosão eletroquímica?

A corrosão é um processo de oxirredução, ou seja, um material (no caso, o metal) sofre oxidação (perde elétrons), e o outro, redução (ganha elétrons). Para sofrer oxidação, o metal deve apresentar um potencial de redução (Ered) menor que o material que entrou em contato com ele.

Como surge a corrosão?

O processo de corrosão dos metais se dá em virtude das reações de oxidorredução entres esses e outros agentes naturais como o oxigênio presente no ar. O potencial de redução desses metais costuma ser menor do que o oxigênio e por isso eles cedem seus elétrons, oxidando-se.

Onde ocorre a corrosão?

Corrosão é a transformação que um metal sofre por meio de processos eletroquímicos em reações de óxido-redução. A corrosão provoca danos em estruturas de edifícios, pontes, navios, carros, turbinas, bombas e outros produzidos por metais. O ferro, por exemplo, oxida-se facilmente quando fica exposto ao ar úmido.

Quais as principais causas do processo de corrosão?

Essa corrosão ocorre, principalmente, de duas formas:
  • Corrosão atmosférica eletroquímica. Esse processo ocorre através de uma reação de oxirredução entre o material e a umidade do ar. ...
  • Corrosão atmosférica química. ...
  • Temperatura. ...
  • Radiação. ...
  • Chuvas e ventos. ...
  • Gases.

Como podem ser classificados os processos corrosivos baseados nos mecanismos de destruição do material?

Dependendo do tipo de ação do meio corrosivo sobre o material, os processos corrosivos podem ser classificados em dois grandes grupos, abrangendo todos os casos de deterioração por corrosão: Corrosão Eletroquímica e Corrosão Química.

Como pode ser definida a corrosão dos metais?

A corrosão metálica pode ser definida como um processo espontâneo que ocorre frequentemente na natureza por ação de muitos fatores. ... A corrosão está relacionada com a oxidação de um metal para a formação de um composto mais estável termodinamicamente nas condições a que está submetido.

Como são conhecidos os dois tipos de corrosivos?

Basicamente existem dois principais grupos de materiais que apresentam essa propriedade e são conhecidos por ácidos e bases.

Qual o tipo de corrosão?

Existem três tipos de corrosão, a corrosão eletrolítica, a corrosão química e a corrosão eletroquímica.

São exemplos de oxidação?

São exemplos de situações em que ocorre oxidação:
  • Combustão. A combustão de uma material também é um indicativo de oxidação. ...
  • Algumas reações orgânicas. Em toda reação orgânica que ocorre na presença dos meios listados a seguir, ocorre o processo de oxidação: ...
  • Pilhas ou baterias. ...
  • Eletrólise.

O que faz um objeto enferruja?

Resultado do processo de oxidação, a ferrugem é fruto da reação química gerada pelo contato do ferro com o oxigênio presente na água e no ar.

Qual é o principal causador da corrosão em um veículo?

Dos fenômenos abaixo, o principal causador da corrosão em um veículo é A neve.

Quando é que ocorre a corrosão do ferro?

O mecanismo completo da corrosão do ferro ainda não está completamente esclarecido, mas sabe-se que ela está relacionada à oxidação do ferro por meio de agentes oxidantes, que são a água e o oxigênio. Por isso, o ferro oxida-se facilmente quando é exposto ao ar úmido, principalmente se houver grande presença de água.

Quando surgiu a corrosão?

- No Brasil, a conscientização para os problemas de corrosão nasceu basicamente com o advento da indústria do petróleo. - Coube a Petrobrás um papel de destaque, não só através do Centro de Aperfeiçoamento e Pesquisas de Petróleo (CENAP), mas também através das unidades industriais, principalmente as de refino.

O que provoca a ferrugem?

Quando o ferro se oxida pela ação do oxigênio presente no ar e na água, o resultado é a ferrugem.

Qual o mecanismo formador da corrosão?

Quase sempre, a corrosão me- tálica (por mecanismo eletroquímico), está associada à exposição do metal num meio no qual existe a presença de moléculas de água, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio, num meio condutor. A presença de íons metálicos no eletrólito é um fator importante nesta corrosão.

Quais são os principais meios corrosivos da corrosão eletroquímica?

Os meios corrosivos mais frequentemente encontrados são os seguintes: atmosfera, águas naturais, água do mar, solo, produtos químicos, alimentos, substâncias fundidas.

Como evitar a corrosão eletroquímica?

Por fim, umas das maneiras mais comuns de se proteger uma superfície metálica da corrosão eletroquímica é o revestimento da mesma. Este pode ser feito utilizando diferentes materiais, incluindo materiais metálicos, não metálicos orgânicos e não metálicos inorgânicos.

O que é corrosão microbiológica?

A corrosão microbiológica é assim chamada devido à ação de meios corrosivos e de depósitos superficiais originários da vida microbiana, que se desenvolve em contato íntimo com os aços e que normalmente tem maior incidência em ambientes anaeróbicos, isto é, na ausência do oxigênio.

Quais são as oito diferentes formas de corrosão?

Quais são os tipos de corrosão?
  • Uniforme. A corrosão uniforme pode atingir todas as partes da peça e não gera desníveis. ...
  • Por placas. Este tipo de corrosão provoca desníveis na peça, pois alguns pedaços se soltam. ...
  • Alveolar. ...
  • Intergranular. ...
  • Esfoliação. ...
  • Empolamento por hidrogênio. ...
  • Em fresta. ...
  • Grafítica.

Artigo anterior
Quais são os riscos da mineração?
Artigo seguinte
Quem tem pressão alta pode tomar antidepressivo?