O que é a contação de história na educação infantil?

Perguntado por: Bruno Raúl Rodrigues Pinheiro Lourenço  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (37 avaliações)

A contação de histórias é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação. Por auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças, se destaca como uma importante aliada da educação infantil.

Qual é o objetivo da contação de história na educação infantil?

Além de estimular a imaginação, a oralidade e a escrita, a contação de histórias é uma prática pedagógica que exercita as conexões neurais da criança, fazendo com que ela se identifique com as situações e desenvolva meios de lidar com seus sentimentos e emoções.

Qual a importância de contar histórias?

O ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade. O ver, sentir e ouvir são as primeiras disposições na memória das pessoas. Contar histórias é uma experiência de interação.

Qual a importância da contação de histórias na prática educativa?

As histórias representam indicadores efetivos para situações desafiadoras, assim como fortalecem vínculos sociais, educativos e afetivos. Portanto, se faz necessário que os professores utilizem essa ferramenta para o desenvolvimento da criança, despertando pequenos leitores e estimulando para o mundo da imaginação.

O que a Bncc fala sobre contação de história?

A BNCC (2018, p. 43) aponta que “criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos” é um dos objetivos de aprendizagem no campo das experiências(Escuta, fala, pensamento e imaginação) muito importante no desenvolvimento das crianças bem pequenas, como as do Maternal II. BRASIL.

ATENÇÃO PROFESSOR: A importância da contação de histórias na Educação Infantil.

31 questões relacionadas encontradas

Como inserir a contação de histórias no ambiente escolar?

Inclusão ao contar histórias

Os educadores podem contá-las e os alunos podem escutá-las de olhos fechados. Em seguida, peça para que eles retratem as sensações que tiveram. Você também pode fazer atividades que incluem outras línguas, como inglês, espanhol e Libras, com a ajuda de um intérprete, por exemplo.

Qual a importância de compartilhar histórias?

É um aprendizado valioso, pois permite ampliar o conhecimento dos sintomas físicos e psicológicos que manifesta, dos fatores que provocam seu mal-estar, bem como do seu autoconhecimento. É conhecendo-se que você conseguirá viver com mais qualidade de vida, pois saberá o que é vital para ser feliz.

Qual o significado de contar histórias?

1. Contar histórias. 1. [figura de linguagem] Ato de mentir ou de exagerar nos fatos.

O que a história desenvolve?

Estimula o desenvolvimento cognitivo das crianças

Além disso, as histórias estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas, como a relação de tempo e espaço, a comparação, o raciocínio e o pensamento. Ao ouvir uma história contada, as crianças também desenvolvem a concentração e a atenção.

Qual a importância da história para o desenvolvimento da sociedade?

O surgimento histórico ajuda na compreensão do homem e o define. Através da história (é que são) que se é fornecidos elementos de compreensão da sociedade e cultura, (que) ajudam a desenvolver o pensamentos críticos, o entendimento sobre diferenças entre pessoas, os países e civilizações.

O que sentimos ao ouvir uma história?

Enquanto uma história é contada, o ouvinte experimenta uma atividade cerebral similar à dos outros ouvintes e à de quem conta a história. Em narrativas de emoção intensa, o cérebro libera dopamina, neurotransmissor envolvido no controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções, cognição, sono e memória.

É correto dizer contação de história?

pergunta se é correto utilizar a palavra CONTAÇÃO para designar o ato de narrar histórias e se isso não seria um "neologismo" desnecessário. RESPOSTA - Sim, Daniel, é correto.

O que é storytelling na educação?

Storytelling na educação é eficiente para criar conexão, ilustrar contextos e atrair e manter a atenção dos estudantes. Ou seja, é um conjunto de boas práticas que oportuniza maior eficácia e potência na hora da transmissão de conhecimento. Ao mesmo tempo, também facilita a fixação e assimilação dos conteúdos.

Quais os tipos de histórias que existem?

Assim, o mais proeminente seria:
  • Conto de fadas. ...
  • Contos de animais. ...
  • Contos de costumes. ...
  • Fantasia. ...
  • Realista. ...
  • De mistério. ...
  • De terror. ...
  • De comédia.

Como compartilharmos os dados de nossas descobertas?

Usar o Tableau Server
  1. Selecione Servidor > Publicar pasta de trabalho ou clique em Compartilhar. ...
  2. Insira na caixa de diálogo o nome do servidor (ou endereço IP) ao qual deseja se conectar e clique em Conectar.
  3. No campo Nome, insira Melhorar os lucros no Sul.

Como projetos de contação de história podem estimular a formação da subjetividade do aluno e da sua construção como ser social?

A contação de histórias atenta nas crianças o desenvolvimento de operações mentais auxiliares na construção dos significados das palavras ouvidas, de forma que incorporadas ao contexto da história, possam, além de enriquecer o seu vocabulário, auxiliar no desenvolvimento da leitura e da escrita.

Como contar uma história de forma criativa?

Dicas Para Contar Histórias De Maneira Lúdica e Divertida
  1. Escolha Uma História Envolvente.
  2. Escolha Os Recursos Necessários.
  3. Defina Um Espaço Atraente Para As Crianças.
  4. Não Esqueça Do Som E Organize As Músicas Do Início Ao Fim.
  5. Dialogue Com As Crianças.
  6. Trabalhe A Dicção E Entonação Ao Contar A História.

Como os alunos têm reagido a contação de histórias?

Você pode fazer os alunos perceberem diversas formas de contar e compreender uma história, aguçando os sentidos e estimulando a participação ativa deles na contação fazendo perguntas, por exemplo. Esse processo é importante para a interpretação textual dos alunos.

Como se escreve uma história?

Pesquise antes de escrever livro.
  1. Pesquise antes de escrever livro. ...
  2. Crie métodos para planejar o enredo do seu livro (ou só deixe rolar, mas com disciplina). ...
  3. Aprenda como desenvolver personagens. ...
  4. Escreva diálogos realistas. ...
  5. Foque em como cativar os leitores. ...
  6. Reduza seu texto ao necessário.

Qual é a diferença entre história e estória?

Empregava-se a forma estória quando a intenção era se referir às narrativas populares ou tradicionais não verdadeiras, ou seja, ficcionais. Já a palavra história era utilizada em outro contexto, quando a intenção era se referir à História como ciência, ou seja, a história factual, baseada em acontecimentos reais.

Onde e quando aconteceu a história?

A História, enquanto ciência e campo de estudo do ser humano, surgiu na Grécia Antiga, e Heródoto é considerado seu “pai”. Esse título a Heródoto deu-se pelo fato de que ele foi o primeiro a identificar a História como um campo de pesquisa e estudo.

Por que gostamos de ouvir histórias?

Essa sentimento de sincronia nos satisfaz, pois queremos ouvir histórias, especialmente aquelas em que podemos prever o que vai acontecer em seguida. Assim, histórias fazem com que fiquemos alinhados uns com os outros, pois é um momento em que estamos experimentando a mesma coisa.

Porque gostamos de ouvir história?

Ouvir e contar histórias estimula a imaginação, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é descobrir outros lugares, outros tempos. Ouvindo histórias as crianças participam dos problemas e dificuldades dos personagens e veem que eles podem ou não ser resolvidos.

Como o cérebro escuta?

Como o cérebro ouve

O nervo auditivo envia vibrações sonoras ao núcleo coclear, um dos dois grupamentos no tronco encefálico. Os núcleos cocleares processam as informações sonoras recebidas e as organizam de acordo com a frequência, a intensidade e a duração.

Artigo anterior
Qual era a religião de Renato Russo?
Artigo seguinte
Quais são os elementos que compõem a ampla defesa?