O que é a Constelação Sistêmica?

Perguntado por: Marcos Campos de Guerreiro  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (21 avaliações)

A constelação sistêmica tem gerado grandes discussões entre a comunidade, sendo considerada por alguns autores como um método pseudocientífico.

Como funciona a Constelação Sistêmica?

A Constelação Sistêmica é um método desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Basicamente, a metodologia consiste em estudar as emoções que nós acumulamos de nossas famílias. A ideia é entender como esses fatores nos influenciam diariamente em vários aspectos.

O que é e para que serve a constelação?

A constelação revela o necessário que se esclarece para quem está constelando e o benefício das pessoas que estão assistindo como participantes é que percebem nos movimentos e nas palavras de conciliação algo que pode ajudar a elas também nos seus próprios assuntos; assim todos são constelados.

Qual a diferença entre constelação familiar e Constelação Sistêmica?

A análise efetuada nos levou a concluir que a Constelação Familiar não pode ser considerada uma prática sistêmica, mas sim uma técnica baseada nos princípios epistemológicos da ciência moderna. Palavras-chave: Constelação Familiar; Terapia Familiar Sistêmica; Pensamento Sistêmico; Família.

O que é fazer uma constelação?

A constelação familiar é uma prática considerada terapêutica que busca resolver conflitos familiares que atravessam gerações. Num primeiro olhar, a técnica tem conteúdos parecidos aos do psicodrama, por conta da dramatização de situações, e da psicoterapia breve, pela ação rápida.

A diferença entre as NOVAS CONSTELAÇÕES e as CONSTELAÇÕES FAMILIARES SISTÊMICAS

37 questões relacionadas encontradas

O que é constelar uma pessoa?

Constelar é criar, num campo de energia formado pelo grupo, uma rede de “personagens” que serão, literalmente, outra pessoa e, a partir dos “movimentos de alma”, curar situações do passado que influenciam em nossa vida, nas nossas relações intra e interpessoais e nos impede de crescer e sermos cada dia pessoas melhores ...

Porque constelação familiar é perigoso?

Além da falta de comprovação científica sobre sua eficácia enquanto método psicoterapêutico, o uso da técnica das constelações familiares nas varas de família e violência doméstica pode ser contraproducente, pois ao olhar para o passado e para os comportamentos que se repetem em determinada família, atribuindo a forças ...

Como é feito constelação familiar?

A técnica funciona como um “teatro sem roteiro” onde o constelando (quem traz o tema) escolhe no grupo de pessoas que participam no dia (representantes) uma pessoa para ser o problema e uma pessoa para representar ela mesma.

O que a psicologia diz sobre constelação familiar?

“A constelação familiar não substitui a terapia, ela ajuda a entender que você não herda só seu aspecto físico dos familiares, herda o emocional também”, explica Solange Bertão, psicóloga clínica e consultora em constelação.

O que é constelação familiar no Judiciário?

Para Storch, (2016) “Constelação Familiar é um instrumento que pode melhorar ainda mais os resultados das sessões de conciliação, abrindo espaço para uma Justiça mais humana e eficiente na pacificação dos conflitos”, desta forma o Juiz defende que o uso da teoria das Constelações Familiares possibilita novas formas de ...

Por que es bueno constelar?

Quem pode constelar? Todos aqueles que desejam transformações e mudanças em suas vidas através do auto conhecimento e da auto responsabilidade. Quem constela fica mais de bem com a vida, vive em mais harmonia consigo e com os outros de uma forma mais pacífica e amorosa.

Quais os benefícios da constelação familiar?

Ajuda a identificar problemas familiares que, na maioria das vezes, não são percebidos facilmente. Proporciona alívio emocional, pois, através da técnica, o indivíduo poderá dar o primeiro passo para resolver os problemas identificados. É possível resolver problemas familiares e restabelecer a paz.

Como funciona a constelação em grupo?

Uma Constelação Familiar em grupo, ocorre por meio de Workshops que são realizados em datas e horários previamente selecionados. O que ajuda na sua programação e planejamento para participar, uma vez que pode escolher uma data e adequar as suas atividades no dia a dia, para estar livre e disponível no dia escolhido.

Quanto custa uma sessão de constelação familiar?

A Constelação Familiar tem um preço que varia muito, principalmente entre as cidades. Em São Paulo, é possível encontrar profissionais capacitados que façam por uma média que varia entre R$ 400 a R$ 1000.

O que acontece depois da constelação familiar?

Na Constelação acontece ou pode acontecer algo semelhante a nível emocional. Você pode se sentir cansado(a) por uma semana ou pouco mais. Alguns sentimentos que não estavam conscientes podem surgir. Você pode chorar muito, sentir mágoa, tristezas, raiva, medo, entre outros.

O que significa Constelação na Psicologia?

A constelação é uma técnica utilizada para a solução ou ampliação de uma questão, ou seja, quando a pessoa a procura, todo o grupo envolvido no problema é trabalhado e, com isso, todos têm um retorno positivo no seu cotidiano. Neste caso, ocorre uma mudança dentro do todo e não somente em quem foi trabalhado.

O que é Constelação no espiritismo?

Não se trata de religião ou sessão espírita. A Constelação é um processo que faz parte da ciência fenomenológica, embasada em teorias científicas e pela filosofia percebida e aplicada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. ... Bert explica que nossa alma clama por pertencimento, clama por ordem e clama por equilíbrio.

Qual a diferença entre Conciliação Mediação e constelação familiar?

Importante ressaltar que a Constelação Familiar Sistêmica, diferentemente da mediação, é um método terapêutico utilizado para tratar questões físicas e mentais, a partir da revelação das dinâmicas ocultas de uma família. O método foi desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, nascido na Alemanha em 1925.

Como é feita a Constelação?

Na constelação, é preciso ter como norte três ordens, as chamadas ordens do amor: Hierarquia: é uma ordem cronológica, que coloca os pais antes que os filhos, o primeiro filho antes do segundo, e o amor entre pai e mãe antes do amor entre pais e filhos.

Quem pode aplicar constelação familiar?

Quem pode se tornar um constelador familiar? Bom, qualquer pessoa pode se tornar um constelador familiar. ... Profissionais da área de psicologia, pedagogia ou de coaching e PNL tendem a ter mais facilidade no aprendizado e aplicação das técnicas de Constelação Familiar.

Quem pode trabalhar com Constelacao familiar?

Vamos começar direto ao ponto. Qualquer pessoa pode ser um constelador familiar. Embora a terapia tenha sido criada com o intuito de ajudar círculos familiares e outros campos a resolverem conflitos, ela é bastante democrática. Isso se aplica na formação do terapeuta, visto que não há requisitos quanto a isso.

O que a Constelação Familiar fala sobre autismo?

Vários fatores podem contribuir para o desenvolvimento do autismo, como questões genéticas, ambientais e biológicas. Entretanto, nenhum deles diz respeito a uma ligação entre a condição e um “assassinato na família”, como sugerem vertentes de uma pseudociência bastante popular, a Constelação Familiar.

O que é Constelação Familiar farsa?

Existem indivíduos que afirmam que a Constelação Familiar é uma farsa, já que as suas sessões não não passam de um teatro. Eles declaram que, em vez de as pessoas que participam da terapia estarem de fato conectadas com os indivíduos que elas representam, muitas pessoas apenas fantasiam as suas emoções.

Como constelar alguém?

Certificações necessárias para constelar uma pessoa
  1. Voluntariedade. Não adianta. ...
  2. Disposição. Considerando tudo isso, ainda é importante saber se a pessoa está disposta a passar pelo processo de constelar uma pessoa. ...
  3. Escolha da modalidade. ...
  4. Constelação com bonecos. ...
  5. Constelação em grupo. ...
  6. Constelação em família.

Como constelar um relacionamento?

Deve ter um ponto de partida e um de chegada. A Constelação é como um GPS e vai fazer esse percurso”, exemplifica. A partir disso, o constelador vai montar o sistema familiar com as representações, sejam pessoas ou bonecos, e reproduzir aspectos da vida familiar do cliente.

Artigo anterior
Quanto ganha um enfermeiro em hospital público?
Artigo seguinte
Qual a finalidade de uma citação?