O que é a concorrência monopolista?

Perguntado por: Álvaro Castro  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (23 avaliações)

Em economia, a concorrência ou competição monopolística é um tipo de concorrência imperfeita em que existem várias empresas, cada uma vendendo uma marca ou um produto que difere em termos de qualidade, aparência ou reputação, e cada empresa é a única produtora de sua própria marca.

O que é concorrência monopolista exemplo?

Um bom exemplo de concorrência monopolística é o mercado de sandálias. O mercado de sandálias apresentam produtos que são muitos similares, e que desempenham a sua função de forma quase que igual. No entanto, existe diferenciação nos produtos, principalmente acerca da imagem das marcas dos calçados.

Como funciona a concorrência monopolista?

O que é concorrência monopolística? A concorrência monopolística é um modelo de competição que se caracteriza pela quantidade de empresas que disputam um mesmo mercado com produtos e serviços que são semelhantes, mas não exatamente substitutos.

Qual a diferença entre monopólio e concorrência monopolista?

O monopólio refere-se a uma estrutura de mercado em que um único vendedor produz / vende produto para um grande número de compradores. Concorrência monopolista é um mercado competitivo em que há muitos vendedores que oferecem produtos diferenciados para um grande número de compradores.

O que é uma empresa monopolista?

O termo “monopólio” é uma palavra derivada do grego monos, que significa “um”, e polein que significa “vender”. Nesse tipo de estrutura, uma única empresa tem o controle sobre a venda de um determinado produto ou serviço, podendo, assim, definir os preços que desejar, uma vez que não existe concorrência.

CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA - Entenda os termos econômicos.

29 questões relacionadas encontradas

O que é concorrência perfeita ou monopolística?

O que é concorrência perfeita? A concorrência perfeita é uma situação na qual o mercado possui uma grande quantidade de vendedores e um grande contingente de compradores. Tal cenário favoreceria um equilíbrio natural nos preços e na relação entre oferta e demanda. É também conhecida como concorrência pura.

O que é concorrência perfeita exemplos?

O açúcar é um exemplo que se encaixa no modelo de Concorrência Perfeita. Trata-se de um produto de origem natural e a atividade econômica pode ser explorada por qualquer um que esteja disposto a investir. Além disso, há uma vasta quantidade de produtores e de interessados em consumir o açúcar.

Quais os 4 tipos de concorrência?

Os quatro tipos de concorrentes.
  • Concorrente direto: Os concorrentes diretos são os mais óbvios: as empresas que oferecem os mesmos produtos ou serviços que você. ...
  • Concorrência indireta: ...
  • Substituição: ...
  • SERP:

Quais são os monopólios no Brasil?

Monópolio oficial acabou em 1997. A Petrobras já foi, oficialmente, a única empresa permitida a atuar na indústria de petróleo e derivados no Brasil, o que lhe dava o monopólio de fato do mercado e, por extensão, ao governo, que tinha controle pleno dos preços por meio de sua estatal.

Quais são as principais características do monopólio?

Existe uma única empresa do lado da oferta; • Existem muitos compradores de pequena dimensão; • Não existem substitutos próximos; •Existe informação perfeita (os consumidores estão perfeitamente informados sobre o preço e as características do produto do monopolista); •Existem barreiras à entrada de natureza estrutural ...

Quais são os tipos de monopólio de exemplos?

Quais os principais tipos de monopólio?
  • Monopólio Natural. Característico de setores que exigem grandes investimentos em infraestrutura como energia elétrica, exploração de petróleo e gás, saneamento, entre outros. ...
  • Oligopólio. Um pequeno grupo domina o mercado. ...
  • Concorrência monopolística.

Qual a diferença entre a concorrência no monopólio e oligopólio?

Diferença entre monopólios e oligopólios

Num monopólio em sentido estrito só existe um vendedor no mercado que monopoliza o mercado e fixa os preços. Por seu lado, os oligopólios são constituídos por um pequeno número de empresas que dominam o mercado.

Qual o conceito de monopólio oligopólio e concorrência perfeita?

Concorrência pura ou perfeita: Mercado atomizado; Produtos homogêneos; Mobilidade de firmas; Racionalidade; Transparência do mercado. Monopólio: uma só empresa domina a oferta do mercado. Oligopólio: algumas (poucas) empresas dominam a oferta do mercado.

O que é monopólio e oligopólio exemplos?

Oligopólio e monopólio

A diferença entre monopólio e oligopólio é que no monopólio existe apenas um fornecedor ou vendedor, que domina o mercado, enquanto que no oligopólio existem poucos fornecedores do mesmo produto.

Quais são as principais características do monopólio e da concorrência monopolística?

As principais características do monopólio são: uma única empresa é responsável pela oferta; existem barreiras para a entrada de concorrentes; os consumidores são informados sobre as características do produto e preço; não existem substitutos próximos.

Pode-se afirmar corretamente sobre a concorrência monopolista?

Ver justificativa da resposta QUESTÃO 2 Pode-se afirmar corretamente sobre a concorrência monopolista: a ) Caracteriza-se por um grande número de empresas, porém uma delas detém mais de 50% de participação no mercado. ... c ) Possui produto homogêneo, sem diferença de atributos entre os concorrentes.

Quem define o preço do produto na concorrência monopolística?

Trata-se da existência de uma única empresa do lado da oferta em um determinado mercado. Neste segundo caso, o poder de mercado da única empresa permite que os preços sejam elevados, maximizando os seus lucros. Comportamento do consumidor Concorrência Monopolística O que é concorrência perfeita?

Qual característica pode ser relacionada com a concorrência monopolística?

A característica principal da concorrência monopolista é essa, a falta de opções para que o cliente possa decidir de qual empresa vai comprar. ... Assim, o produto particular, por ser diferenciado dos outros concorrentes, pode apresentar uma diferença de preço expressiva.

O que é monopsônio exemplo?

Monopsônio é uma estrutura de mercado na qual há apenas um comprador para os diversos vendedores de determinado bem ou serviço. Assim, a demanda se concentra em uma única pessoa jurídica, fazendo com que os diversos ofertantes sejam reféns de suas condições.

Quais são as principais práticas monopolistas?

Há diversas maneiras de praticar o monopólio, entre as principais estão: Truste: compreende a união de várias empresas que realizam entre si diversos acordos financeiros, a partir desse tipo de união o gerenciamento do capital é unificado e as tomadas de decisões são centralizadas.

Quais são os Oligopolios no Brasil?

Brasil dos oligopólios: 10 empresas dominam até 70% das vendas dos supermercados. Dez grandes companhias – entre elas Unilever, Nestlé, Procter & Gamble, Kraft e Coca-Cola – abocanham de 60% a 70% das compras de uma família e tornam o Brasil um dos países com maior nível de concentração no mundo.

Quais são os monopólios da União?

Constituem monopólio da União nos termos do artigo 177 da Constituição Federal de 1988: a importação e exportação dos produtos e derivados básicos resultantes das atividades em pesquisa e refinação de petróleo.

Quais são os seus concorrentes?

Seus concorrentes são as empresas que desenvolvem uma atividade no mesmo ramo que você, procurando atender as necessidades dos seus clientes. Conhecendo o perfil do seu cliente, nas características de consumo, nível de exigência e quanto pode pagar, seu concorrente fica mais evidente.

Como identificar os concorrentes?

Principais dúvidas
  1. Quais são seus concorrentes diretos e indiretos;
  2. Qual a participação de cada um no mercado;
  3. Qual é o preço dos seus produtos/serviços;
  4. Formas de pagamento utilizadas;
  5. Número de lojas e colaboradores;
  6. Horário de funcionamento;
  7. Localização geográfica;
  8. Quais seus diferenciais;

O que é concorrência direta e indireta?

Concorrência direta, é quando uma empresa possui linha de produtos ou serviços com a mesma faixa de preço e nicho que o seu, e atua no mesmo ponto de venda. Concorrência indireta, é quando a empresa não oferece o mesmo tipo de produtos/serviços, mas atua com um público alvo igual ou próximo ao seu.

Artigo anterior
Qual é a principal economia de Israel?
Artigo seguinte
O que é fluido de direção hidráulica?