O que é a classificação de documentos?

Perguntado por: Manuel Guilherme Garcia de Reis  |  Última atualização: 24. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (60 avaliações)

A classificação de documentos é o processo aplicado para organizar informações por grupos de assuntos e facilitar a localização dos documentos, estejam eles em papel ou em formato digital.

Como é feita a classificação dos documentos?

Assim, os documentos podem ser textuais, cartográficos – como plantas e mapas, iconográfico – pinturas, cartazes, filmográficos, sonoros, micrográficos e informáticos ou digitais – doc ou pdf.

Quais os tipos de classificação de arquivos?

Os principais Sistemas ou Tipos de classificação utilizados em arquivos são:
  • Classificação Alfabética.
  • Classificação Numérica.
  • Classificação Alfa-numérica.
  • Classificação Cronológica.
  • Classificação Geográfica.
  • Classificação Ideológica.
  • Classificação Decimal.
  • Classificação Decimal Universal (CDU)

O que é a natureza do documento?

CRIAÇÃO OU ADIÇÃO DE DOCUMENTOS

Ao adicionar um documentos deve-se escolher uma "Natureza do Documento" (OSTENSIVO, SIGILOSO ou RESTRITO), se a opção escollhida for RESTRITO ou SIGILOSO é necessário selecionar a "Hipótese Legal", e sendo SIGILOSO, deve selecionar o "Grau de sigilo".

Quais as características dos documentos?

Documento é toda informação registrada em um suporte material, suscetível de ser utilizada para consulta, estudo, prova e pesquisa, pois comprovam fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar.

Arquivologia: Classificação de Documentos

34 questões relacionadas encontradas

São características do documento arquivístico?

Documento produzido e/ou recebido por uma pessoa física ou jurídica, no decorrer das suas atividades, qualquer que seja o suporte, e dotado de organicidade. ... É um documento arquivístico codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional.

Quais são as características básicas dos documentos técnicos?

O documento técnico: a) deve ser inteligível, com informações redigidas de forma estruturada, possuindo representação que permita claro entendimento e visualização objetiva; ... – conter informações e referências que permitam melhor caracterizar o documento técnico.

O que é natureza do processo ostensivo?

Dito isso, o documento ostensivo é aquele que pode ser divulgado sem gerar nenhum ônus para a empresa. Em outras palavras, ele não contém informações que podem comprometer a credibilidade do negócio ou de um colaborador.

Qual a natureza do documento de identificação?

Os dados que constam nesse documento variam de acordo com o órgão responsável pela sua emissão, mas usualmente contém nome, data de nascimento, filiação e foto, além de conter outros dados que identificam o seu titular e a data e local de emissão do documento.

O que colocar na natureza do documento de identificação?

Neste documento encontramos os dados pessoais do cliente, pessoa física: fotografia, nome completo, data e local de nascimento, nacionalidade, filiação, número do documento.

Quais são os sistemas ou tipos de classificação de arquivos nas empresas?

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância. O primeiro classifica os documentos a partir da origem das informações contidas nele, podendo ser combinado com outros métodos para gerar um resultado ainda melhor.

O que é classificar um documento?

A classificação arquivística é a atividade que elabora, a partir de uma concepção intelectual, a articulação e identificação dos documentos entre si e estuda a forma como estes foram produzidos, para que sua existência seja determinada e, a partir daí, se materializar no instrumento Plano de Classificação, que espelha ...

Como classificar um arquivo especial?

Quanto à natureza
  1. Arquivo Especial: São aqueles que requerem tratamento especial de armazenamento, independente de sua forma. ...
  2. Arquivo Especializado: São aqueles que tratam de um assunto específico.

Como podem ser classificados os documentos históricos de acordo com suas características?

Eles podem ser divididos em escritos, iconográficos, materiais, visuais, sonoros e orais.

Como são classificados os documentos sigilosos?

Com base na lei de acesso à informação (12.527/11), os documentos classificados como sigilosos também subdividem-se em: Ultrassecreto: prazo de duração até 25 anos, prorrogável uma vez por igual período; Secreto: prazo de duração até15 anos; Reservado: prazo de duração até 5 anos.

Qual a diferença entre identidade e CPF?

No Brasil, o RG (Registro Geral) na União e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) na Receita Federal são documentos que formam a identidade de um brasileiro e são necessários para ter o acesso a direitos e serviços essenciais de saúde, educação, transporte e serviços bancários.

O que é o documento de identificação?

Um documento de identidade é um instrumento oficial que tem o fim de provar a identidade de uma pessoa física. ... Além do passaporte e da habilitação para conduzir veículos, há outros documentos que podem ser aceitos como comprovação de identidade.

Onde consultar o RG?

Para conseguir essa informação, você vai precisar acessar o site Meu INSS, da Previdência Social. Lá estão muitos dos seus dados cadastrados e é o jeito mais simples de ter o número do seu RG de forma rápida. Para acessar seu cadastro ou cadastrar-se basta ter os números do CPF.

O que são arquivos sigilosos e arquivos ostensivos?

No Brasil, um documento pode ser classificado como ostensivo ou sigiloso. ... Documentos ostensivos devem estar plenamente acessíveis. Consequentemente, um documento é sigiloso quando a ele é atribuído algum grau de sigilo, em razão de o acesso ao seu conteúdo poder colocar em risco direitos individuais ou coletivos.

É possível que um processo ostensivo público seja instruído com documentos restritos?

Nos casos em que é sabido que o processo deve iniciar restrito e torná-lo ostensivo em alguma etapa posterior, deve-se cadastrar o processo como ostensivo e manter os documentos como restritos, pois assim, os documento poderão ser alterados de restrito para ostensivo e vice-versa.

Como enviar processo pelo sipac?

Para iniciar esta operação, acesse o SIPAC → Módulos → Protocolo → Processos → Cadastro → Anexar Documentos. A seguinte tela será exibida pelo sistema com os campos de Consulta de Processos e a Lista de Processos encontrados: Clique no ícone ao lado de um determinado processo para anexar um documento a ele.

São características da redação técnica?

A redação técnica ou administrativa é um modelo de texto caracterizado por seu formato mais rígido e formal. Ao contrário das redações literárias, em que há predominância da subjetividade e linguagem conotativa, na redação técnica a linguagem denotativa, objetiva e imparcial é mais utilizada.

O que é necessário para uma redação técnica de qualidade?

A Redação Técnica
  • De acordo com Gil (2009, p. ...
  • Impessoalidade: o relatório deve ser impessoal, convém que seja redigido na terceira pessoa. ...
  • Objetividade: o texto deve ser escrito em linguagem direta. ...
  • Clareza: devem-se evitar expressões com duplo sentido e evitar palavras supérfluas, prolixas.

Quais são os documentos técnicos?

Documentação técnica é usada em diferentes indústrias e ela pode ser classificada de acordo com esses critérios:
  • Educação. ...
  • TI (Tecnologia da Informação) ...
  • Medicina. ...
  • Documentação de API. ...
  • Guias de Usuário. ...
  • Manuais de manutenção. ...
  • Manuais de Instrução.

São características do documento de arquivo exceto?

São características básicas dos arquivos, EXCETO: a) Finalidade de reivindicar e(ou) estabelecer direitos. b) Exclusividade de criação e recepção por uma repartição, firma ou instituição. c) Origem no curso de suas atividades, devendo os documentos servir de prova de transações realizadas.

Artigo anterior
Quais são os principais tipos de raízes?
Artigo seguinte
Qual o preparo para fazer espirometria?