O que é a Cinemateca Brasileira e por que seu acervo é tão precioso?

Perguntado por: Luísa Iris Pinto de Alves  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (56 avaliações)

Com o maior acervo audiovisual da América do Sul, a instituição é a principal responsável pela preservação do patrimônio do cinema brasileiro, incluindo cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de 1 milhão de documentos, como roteiros, cartazes e livros, referentes às mais diversas obras.

O que tem no acervo da cinemateca?

Atualmente o acervo da biblioteca é de aproximadamente 70 mil itens, incluindo livros, periódicos, recortes de jornais, catálogos, produção acadêmica e folhetos. Destaca-se a coleção Documentação Escrita, que inclui roteiros, storyboards, argumentos, projetos e listas de diálogos de filmes.

Qual a importância da Cinemateca Brasileira?

A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação e difusão da produção audiovisual brasileira. Hoje, todos filmes produzidos a partir de recursos públicos, como os financiados por leis de incentivo, tem como parte da prestação de contas a entrega do material audiovisual às cinematecas.

Quem dirige a Cinemateca Brasileira?

Lisandro Nogueira, professor da Universidade de Goiás, foi o escolhido pela ministra Marta Suplicy, da Cultura, para dirigir a Cinemateca.

Quem cuida da Cinemateca?

Em 2016, o Ministério da Cultura selecionou a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp) para ser gestora da Cinemateca Brasileira.

MANIFESTO - CINEMATECA BRASILEIRA - PATRIMÔNIO DA SOCIEDADE

23 questões relacionadas encontradas

Quem criou a Cinemateca?

A Cinemateca Brasileira foi criada em 1940 com o nome Primeiro Clube de Cinema de São Paulo por um grupo de intelectuais paulistas que reunia o crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes, o crítico literário Antonio Candido e o crítico teatral Décio de Almeida Prado.

O que se perdeu na Cinemateca?

O que foi destruído no incêndio

O galpão da Cinemateca tem 6 300 metros quadrados, dos quais 300 foram consumidos pelas chamas, em três salas. Em documento obtido pela Vejinha, entre as possíveis perdas, estão rolos de filmes e arquivos impressos.

O que perdemos na Cinemateca?

O que se apurou foi que de material físico devem ter sido perdidos rolos de cópias de filmes (ou matrizes secundárias), parte da produção dos filmes realizados pelos alunos da ECA (Escola de Comunicação e Artes da USP), cerca de quatro toneladas do acervo documental de toda política pública do cinema brasileiro.

O que aconteceu com a Cinemateca?

Em fevereiro de 2020, uma chuva intensa alagou um galpão que pertence à Cinemateca na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, no mesmo local em que ocorreu o incêndio desta quinta-feira (29). Segundo a Secretaria Especial de Cultura, o galpão guardava materiais de exibição, mas não as matrizes dos filmes.

O que havia no acervo e nas dependências da Cinemateca?

Arquivos de órgãos extintos do audiovisual brasileiro, como a Embrafilme, a Empresa Brasileira de Filmes, o Instituto Nacional do Cinema e o Concine, o Conselho Nacional de Cinema. Documentos do arquivo Tempo Glauber, que reúne diários, anotações pessoais e cartazes originais do cineasta baiano Glauber Rocha.

O que causou o incêndio na Cinemateca?

O incêndio foi causado pela autocombustão sofrida pelos filmes em suporte de nitrato de celulose. Naquele ano, comovidas pelo incêndio, entidades nacionais e estrangeiras fizeram doações para ajudar a Cinemateca. Os filmes, por sua vez, foram distribuídos em espaços dentro do Parque do Ibirapuera.

Quantas cinematecas existem no Brasil?

No Brasil, as duas principais são a Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, e a Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

O que aconteceu com a Cinemateca no final de julho de 2021?

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de São Paulo, onde o prédio de 6.500 metros quadrados abrigou grande parte do legado cinematográfico do país por décadas.

Quais foram os gêneros de documentos perdidos no incêndio da Cinemateca brasileira em 2021?

Provavelmente foram perdidas a documentação do Instituto Nacional de Cinema (Instituto Nacional de Cinema), Concine (Concine - Conselho Nacional de Cinema), Embrafilme (Empresa Brasileira de Filmes), todos os negativos de filmes do curso de cinema da ECA (Escola de Comunicação e Artes da USP), cópias do Canal 100, a ...

Quando foi o incêndio da Cinemateca?

O incêndio que atingiu o acervo da Cinemateca Brasileira na noite de quinta (29/7) foi o quinto que atingiu a instituição responsável por guardar, preservar e difundir a produção audiovisual brasileira. A parte atingida pelo fogo é um anexo da Cinemateca que fica na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo.

Quando o Museu da Língua Portuguesa pegou fogo?

No dia 31 de julho o Museu da Língua Portuguesa vai ser reinaugurado, deixando no passado um incêndio que, em 21 de dezembro de 2015, destruiu dois andares do prédio, no centro de São Paulo.

Quantas vezes a Cinemateca pegou fogo?

Veja cronologia.

Porque a Cinemateca Brasileira foi objeto de denúncia contra a União ao Ministério Público?

Na ação, o MPF sustenta que houve um problema de má transição na gestão da Cinemateca, de 2019 para 2020, quando se encerrou o contrato com a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), sem que a União desse continuidade aos trabalhos técnicos internos da instituição.

Por que o Museu pegou fogo?

Laudo pericial produzido pela Polícia Federal aponta que um curto-circuito causado pelo superaquecimento em um aparelho de ar-condicionado foi a causa do incêndio no Museu Nacional, no Rio, em setembro. O fogo destruiu a maior parte do acervo de 12 mil itens, danificando uma de suas principais peças, o crânio de Luzia.

Por que o incêndio do Museu Nacional também queima parte do nosso futuro?

Para a museóloga Andréa Considera, a falha está na gestão dos recursos financeiros e nos interesses que motivam as decisões. “São os patrimônios que escolhemos preservar. Outros patrimônios receberam verbas enormes.

Quais razões podem explicar tantos museus brasileiros pegando fogo nos últimos anos?

Sucateamento de museus brasileiros

Por isso, precisam de modernização constante. O incêndio devastador do Museu Nacional não é um caso isolado no país. Várias instituições culturais sofrem com a falta de manutenção e de investimento, o que demonstra o descaso do governo com o patrimônio e a ciência.

Como o museu da Língua Portuguesa pegou fogo?

Segundo laudo da Polícia Civil, o fogo foi provocado por um problema em um dos holofotes do prédio que fica no complexo da Estação da Luz, centro da cidade de São Paulo. A reforma do museu custou R$ 85 milhões e a reinauguração está marcada para sábado (31.07.2021).

Quantos museus pegaram fogo no Brasil?

O fato chamou atenção para o estado de preservação dos museus brasileiros, já que esse não foi um caso isolado: em 2018 o Museu Nacional pegou fogo e; em 2015, o Museu da Língua Portuguesa também sofreu perdas após um incêndio.

Qual Cinemateca pegou fogo?

A Secretaria Especial de Cultura, do Ministério da Cidadania, iniciou nesta quinta-feira (5) o transporte do acervo da Cinemateca Brasileira que não pegou fogo durante o incêndio do galpão, na Vila Leopoldina, Zona Oeste da cidade de São Paulo, para a sede instituição, na Vila Mariana, Zona Sul.

Qual Museu pegou fogo em 2021?

Museu Nacional inicia reconstrução três anos após incêndio - 12/11/2021 - Ciência - Folha.

Artigo anterior
Como mudar ataque ágil Pokémon GO?
Artigo seguinte
Quais os dois tipos de responsabilidade previstos no CDC?