O que é a cardiotocografia?

Perguntado por: Iris Melissa Pinheiro Rodrigues Carvalho  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.5/5 (12 avaliações)

A cardiotocografia é um método biofísico não invasivo de avaliação do bem estar fetal. Consiste no registro gráfico da frequência cardíaca fetal e das contrações uterinas. É classificada em cardiotocografia anteparto e intraparto.

Para que serve o exame cardiotocografia?

O exame, feito de forma não-invasiva, detecta a frequência cardíaca do feto e as contrações uterinas, e através de um registro gráfico o médico pode avaliar o bem estar materno-fetal. A cardiotocografia é feita através da aplicação de eletrodos na pele da mãe.

Quando se deve fazer cardiotocografia?

O exame de CTG é comumente solicitado no final da gravidez, após 38 semanas em gestações que transcorrem normalmente, durante o trabalho de parto ou a qualquer momento (em gestações acima de 30 semanas), desde que haja necessidade de avaliar a vitalidade fetal.

Para que serve o Cardiotoco na gravidez?

O que é, como funciona e para que serve. A Cardiotocografia pode ser usada para registar o batimento do coração do bebé enquanto ainda está dentro do útero e as contrações sentidas pela mãe, durante a gravidez e o trabalho de parto.

Quem realiza cardiotocografia?

A cardiotocografia ou CTG pode ser uma atividade do enfermeiro que atua nos serviços de obstetrícia para avaliação da vitalidade fetal e consiste no registro gráfico da frequência cardíaca, movimentos fetais e das contrações uterinas durante o trabalho de parto, visando à identificação do sofrimento fetal.

CARDIOTOCOGRAFIA Fetal: Entenda a Importância - Dr.Bruno Bedoschi

44 questões relacionadas encontradas

Como saber se você está dilatando?

O colo do útero de uma mulher grávida é como lábios franzidos como se fossem dar um beijo. Quando a mulher está dilatando, um dedo desliza facilmente para o meio do colo do útero (da mesma maneira que se pode deslizar na boca).

Como saber se o Cardiotoco está bom?

Os principais ítens avaliados na cardiotocografia anteparto são:
  1. Presença ou não de contrações.
  2. Linha de base (frequência cardíaca fetal média)
  3. A variabilidade da linha de base (o quanto varia a frequência cardíaca ao longo do tempo)

Como saber se o bebê está em sofrimento?

Os sinais de sofrimento fetal podem ser observados na mãe à medida que há menor fornecimento de oxigênio para o bebê, podendo haver:
  1. Diminuição dos movimentos fetais. ...
  2. Sangramento vaginal. ...
  3. Presença de mecônio na bolsa de água. ...
  4. Cãibras abdominais fortes.

Como ver as contrações no Cardiotoco?

O exame de cardiotocografia é interpretado por um gráfico que mostra os picos tanto do batimento do feto quanto os movimentos uterinos. Se há uma contração os eletrodos colocados na barriga irão sentir e isso se traduzirá em ondas de sobe e desce no papel.

Quando é feita a indução de parto?

Existem diversas razões que podem fazer com que seja inevitável a indução do parto. Geralmente, ele é indicado quando a gestação ultrapassa as 40 semanas e ainda não houve contrações espontâneas para a realização do parto. O procedimento também é indicado quando a bolsa rompe, mas não há indício de contrações.

Quantos batimentos por minuto é normal na gravidez?

Estima-se que, em repouso, as grávidas tenham por volta de 90 batimentos por minuto. O débito cardíaco normaliza à medida que o parto se aproxima. No entanto, apesar de ser uma condição comum na gravidez, é preciso ficar atenta quando há irregularidades no ritmo cardíaco, que pode ser sintoma de outra doença.

Como são as dores das contrações?

Contrações regulares

As contrações (percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga) são sentidas no abdômen – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, ajudando a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Como saber se estou tendo contrações de treinamento?

A sensação das contrações de treinamento são mais brandas, lembra uma cólica ou acontece um enrijecimento da barriga. E elas podem ser aliviadas com a mudança de posição. Não costumam doer e, sim, causar algum incômodo que passa em segundos ou pouco minutos.

Quando os batimentos do bebê estão acelerados?

Taquicardia: quando a frequência cardíaca está mais alta que o normal para a idade: acima de 120 bpm nas crianças, e acima de 160 bpm em bebês com até 1 ano; Bradicardia: quando a frequência cardíaca está mais baixa que o desejado para a idade: abaixo de 80 bpm, nas crianças e abaixo de 100 bpm em bebês com até 1 ano.

Como saber se está tudo bem com o bebê na barriga?

Com a chegada do final da gestação, alguns médicos podem solicitar um exame de cardiotocografia fetal, que permite avaliar o bem-estar do bebê dentro do útero e sua reserva de oxigênio, no caso de gestações que o parto esteja atrasado.

Quando o bebê fica quieto demais na barriga é normal?

Na grande maioria dos casos em que o bebê fica parado, é porque ele está recebendo menos oxigênio do que o necessário. Quando isso acontece, o pouco que ele recebe é direcionado para órgãos mais nobres. Os menos importantes, como a estrutura muscular, se ressentem e por isso a criança se mexe menos.

Como saber se os movimentos do bebê estão normais?

A partir da 28ª semana, você já consegue ter um padrão de atividades do seu bebê. Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico.

O que significa UC no Cardiotoco?

Os sinais cardiotocográficos, usados como meio de diagnóstico perinatal, compreendem os bati mentos cardíacos fetais (FHR), as contracções uterinas (UC) e os movimentos fetais (FM).

Como é o tampão da gravidez?

O tampão mucoso é uma secreção gelatinosa, produzida no início da gestação, que fica no orifício do colo do útero. Sua cor pode ser transparente, esbranquiçada, amarelada ou até mesmo avermelhada, por conta da eventual presença de sangue misturado ao muco.

Como é a dor de dilatação?

Dor da Dilatação

A “dor” da dilatação é semelhante a uma pressão na vagina. Também é possível sentir dores e incômodos nas costas e pontadas dentro da região íntima. É muito comum relatos de mulheres que não sentiram absolutamente nada, e que ao chegar na maternidade tiveram diagnostico de dilatação bastante avançada.

Como saber que meu parto está próximo?

Estes 6 sinais no corpo da gestante podem indicar que o parto se aproxima
  1. Aumento nas contrações de Braxton Hicks.
  2. Pressão na pelve.
  3. Sensação de respirar com mais facilidade.
  4. Diminuição do movimento fetal.
  5. Maior inchaço nas mãos e pernas.
  6. Aumento de secreção vaginal.

Como saber se vou entrar em trabalho de parto?

Sinais que indicam o início do trabalho de parto
  1. Dilatação do colo do útero. Em suma, ela aumenta à medida que o trabalho de parto se desenvolve. ...
  2. Contrações ritmadas. As contrações são frequentes durante a gravidez, especialmente nos últimos meses. ...
  3. Perda do tampão mucoso. ...
  4. Rompimento da bolsa.

Como ouvir o coração do bebê no celular?

Além do aparelho, há um aplicativo gratuito com o mesmo nome - "Shell". O app está disponível para Android o iOs. O BabyScope é outra alternativa, pois permiti que a mamãe ouça os batimentos cardíacos.

Como calcular as contrações de parto?

Durante o verdadeiro trabalho de parto as contrações são bastante rítmicas. Elas ocorrem a cada 3 ou 4 minutos e duram no mínimo 30 segundos cada uma. Então para saber se o verdadeiro trabalho de parto está começando, basta deitar, relaxar e colocar a mão sobre o abdome, próximo ao fundo uterino.

Artigo anterior
É possível diagnosticar gastrite sem endoscopia?
Artigo seguinte
Quais os tipos de relatórios da contabilidade?