O que é a carbonatação do concreto?

Perguntado por: Simão Nelson Valente de Gonçalves  |  Última atualização: 8. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (47 avaliações)

A carbonatação do concreto é uma patologia desencadeada a partir de um composto químico comum nas grandes cidades. O processo costuma ocorrer em túneis e viadutos, por exemplo, e decorre de fissuras que permitem a entrada de água no interior do concreto armado.

Como tratar a carbonatação do concreto?

Para tratar a carbonatação do concreto, é possível utilizar do processo de realcalinização, que basicamente se trata do restabelecimento da alcalinidade do concreto através da elevação do seu pH.

O que causa a carbonatação?

A carbonatação é um fenômeno lento que é ocasionado pelas reações químicas resultantes da interação entre componentes como o CO2 (gás carbônico), presentes na atmosfera, com os produtos da hidratação do cimento, formando um composto chamado ácido carbônico (H2CO3).

O que é Despassivação por carbonatação?

Para a ABNT NBR: 6118:2014 a despassivação por carbonatação é a ação do gás carbônico da atmosfera sobre o aço da armadura.

O que é a lixiviação do concreto?

Primeiramente, lixiviação é quando uma substância é extraída de um meio sólido através de sua dissolução em um meio líquido. Na Engenharia Civil esse processo ocorre no concreto e é uma patologia bastante comum em edificações.

Carbonatação do Concreto

44 questões relacionadas encontradas

Qual é o produto gerado no processo de lixiviação do concreto?

Na construção civil, a lixiviação é um processo patológico que ocorre nas estruturas de concreto, devido à infiltração de água, que dissolve e transporta cristais de hidróxidos de cálcio e magnésio, podendo formar depósitos de sais conhecido como eflorescência.

O que é a desagregação do concreto?

Desagregação é o termo usado para nomear a separação física do concreto, que se desprende em pedaços ou placas.

O que é ensaio de carbonatação?

O ensaio de carbonatação consiste na visualização da alteração do pH do concreto de cobrimento, o que é possível pela aspersão de um indicador de pH. Usualmente, utiliza-se uma solução de fenolftaleína (1 g da fenolftaleína em 50 ml de álcool etílico e diluição desta mistura em água destilada até completar 100 ml).

Como ocorre a Despassivação?

Esse dióxido de carbono penetra nos poros do concreto, dilui-se na umidade presente na estrutura e forma o composto chamado ácido carbônico (H2CO3). ... Esta frente avança em direção ao interior do concreto e quando alcança a armadura ocorre a despassivação do aço e este se torna vulnerável.

Como resolver carbonatação?

Como resolver

Com um martelo, apicoe e elimine todas as áreas deterioradas ou não aderidas, formando arestas retas. Retire o concreto em volta das armaduras corroídas, deixando, no mínimo, 2 cm livres em seu contorno. Se a armadura estiver muito deteriorada e com perdas, troque-a.

Quais as variáveis que influenciam na carbonatação?

Diversos fatores influenciam no comportamento da carbonatação, dos quais destacam-se: relação água/cimento, tipo e quantidade de cimento, adições, umidade relativa do ar e teor de CO2 no ambiente.

O que é a Despassivação da armadura?

No interior do concreto, o aço está protegido por uma camada passivadora que envolve o metal. Esta camada é formada e mantida devido ao elevado pH na solução dos poros do concreto. Dessa forma, para que haja corrosão é necessário que a camada passivadora seja destruída (despassivação).

Como surge a lixiviação nas estruturas em concreto?

A lixiviação do concreto é uma das manifestações patológicas mais comuns. Ela é causada basicamente pelo contato da estrutura com a água. ... Quando a infiltração da água dissolve e transporta os cristais de hidróxidos de cálcio, são formados depósitos de sais que surgem como manchas brancas na superfície de concreto.

O que é a carbonatação e como podemos avaliar sua evolução no concreto?

Segundo Cadore (2008), a carbonatação é um processo físico-químico que faz com que seja reduzida a alcalinidade da parte líquida presente no concreto, ou seja, o pH do concreto que se encontra elevado devido aos compostos hidratados presentes nele, reduz até a ocorrência da neutralização.

Quais as patologias mais comuns nas estruturas de concreto armado?

Corrosões de armadura, carbonatação, fissuras e lixiviação são algumas das patologias mais comuns encontradas em concreto que exigem análise criteriosa antes da escolha do tratamento ideal.

Quais as principais patologias das estruturas de concreto?

As manifestações a seguir podem indicar a existência de patologias do concreto.
  • Fissuras e Trincas.
  • Desagregação.
  • Erosão e Desgaste.
  • Disgregação (Desplacamento ou Esfoliação)
  • Segregação.
  • Manchas.
  • Eflorescência.
  • Calcinação.

Como funciona o Esclerometro?

A realização do ensaio de esclerometria consiste em uma massa martelo que, impulsionada por mola, choca-se com a área a ser ensaiada. Quanto maior a dureza da superfície, menor a parcela da energia que se converte em deformação permanente, e maior deve ser o recuo ou a reflexão da massa martelo.

Qual diferença de lixiviação e eflorescência?

A lixiviação faz parte do processo do surgimento da eflorescência, porque consiste no acúmulo de hidróxido de cálcio na superfície. ... A lixiviação é o fenômeno de entrada de água dentro do concreto, dissolvendo o Ca(OH)2 e Mg(OH)2, presentes no cimento, e trazendo-os até a superfície.

Quais as principais causas da deterioração da estrutura?

Com relação à estrutura, normalmente sua deterioração está associada à instalação de fissuração. Esta fissuração pode ser originada por ações mecânicas, impactos, movimentação de origem térmica, ações cíclicas ou fluência.

Como saber se o concreto está carbonatado?

O ensaio de carbonatação com fenolftaleína é considerado um ensaio relativamente simples. Ele contribui de forma satisfatória na identificação de corrosão.

Como utilizar fenolftaleína?

Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. Exemplo: se adicionarmos solução de fenolftaleína em um meio ácido ela fica incolor, pois o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio.

Como funciona o ensaio de Pacometria?

Pacometria é um ensaio não destrutivo usado para determinar a quantidade de armadura e o cobrimento de concreto em peças de concreto armado. ... Para o ensaio de pacometria, utiliza-se um equipamento eletrônico chamado pacômetro, que funciona por indução magnética.

Como evitar a desagregação do concreto?

Patologias no Concreto: Eflorescências

Uma forma de evitar a eflorescência é utilizando cimentos com baixo teor de hidróxido de cálcio como o CP III e CP IV, eles tem alto teor de escória e argila pozolânica, que por sua vez, reduzem a porosidade e a quantidade de hidróxido de cálcio presente no cimento.

O que é concreto segregado?

O concreto segregado ou mal vibrado é uma manifestação patológica que se caracteriza pela formação de vazios que tem como origem a vibração (adensamento) incorreta da mistura, processo este que é feito durante a concretagem e tem como objetivo a retirada do ar (vazios) que está na Page 14 massa de concreto (Giammusso, ...

Para que serve o adensamento do concreto?

O correto adensamento do concreto evita que a mistura fique porosa e desuniforme, influenciando, justamente e diretamente, na durabilidade e resistência. Além disso, o nível de aderência e densidade aumenta com o bom adensamento do concreto, o que o torna ainda mais impermeável.

Artigo anterior
Qual é a classe gramatical da palavra de?
Artigo seguinte
Qual é a função da memória RAM?