O que é a capacidade tampão da saliva?

Perguntado por: Matilde Lopes Sousa  |  Última atualização: 17. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (38 avaliações)

A capacidade-tampão da saliva (CTS) é a propriedade de a saliva manter o seu pH constante a 6,9-7,0, através de seus tam- pões, mucinato/mucina, HCO3 / H2CO3 e HPO4 / H2PO4, que bloqueiam o excesso de ácidos e de bases, mantendo a integri- dade dos dentes e da mucosa bucal18.

Qual a importância de avaliar a capacidade tampão da saliva?

A capacidade tamponante da saliva é um importante fator de resistência à cárie dental, e o reduzido fluxo salivar, que geralmente está associado a uma baixa capacidade tamponante, causa infecções da mucosa oral e periodontites (ERICSON6,1959; MANDEL; WOTMAN14,1976; FOX et al.8,1985; SÖDERLING et al.16,1985).

Como medir a capacidade tampão da saliva?

Vários procedimentos têm sido usados para medir a capacidade tampão da saliva. Dentre eles estão a titulação da saliva com ácidos e medição do pH (potencial hidrogeniônico) eletrometricamente.

Quais são os componentes salivares responsáveis pela ação Tamponante da saliva?

Os tampões mucinato/mucina e monofosfato/bifosfato agem da mesma forma e. assim. o elevado poder tamponante da saliva mantém a higidez da mucosa bucal e dos dentes.

O que é o fluxo salivar?

O fluxo salivar normal garante as condições de saúde bucal, evitando doenças como cárie, periodontopatias, halitose e desconforto do paciente (ardência, perda do paladar, dificuldade de fonação, mastigação, deglutição e o uso de prótese), observadas quando da redução de saliva1,2.

MICROBIOLOGIA BUCAL - Atividade prática sobre fluxo salivar e capacidade tampão da saliva

17 questões relacionadas encontradas

O que pode causar diminuição do fluxo salivar?

A redução do fluxo salivar pode ser causada por hábitos como tabagismo, ingestão de bebidas cafeinadas, alcoolismo, situações de estresse e condições sistêmicas como síndrome de Sjögren, tratamento quimioterápico, radioterapia na região de cabeça e pescoço, (...), e menopausa.

Como avaliar fluxo salivar?

A mensuração do fluxo salivar é realizada através do teste de sialometria, mas pouco se sabe sobre o método mais adequado de medir esta variável clínica. Objetivo. Comparar os métodos de sialometria total em repouso e avaliar a associação entre os métodos de sialometria e a intensidade de xerostomia.

Quais são os constituintes da saliva que protegem a mucosa oral e dentes?

A capacidade-tampão da saliva (CTS) é a propriedade de a saliva manter o seu pH constante a 6,9-7,0, através de seus tam- pões, mucinato/mucina, HCO3 / H2CO3 e HPO4 / H2PO4, que bloqueiam o excesso de ácidos e de bases, mantendo a integri- dade dos dentes e da mucosa bucal18.

Quais são os principais constituintes da saliva?

A saliva é composta basicamente por água, mas também possui em sua composição componentes orgânicos e inorgânicos. Os elementos inorgânicos mais importantes são o cloreto, bicarbonato, fosfato, iodeto, fluoreto, sódio, potássio e cálcio.

Qual é o nome da enzima presente na saliva?

A amílase salivar é uma enzima que atua provocando a hidrólise do amido, um polissacarídeo muito abundante na alimentação, estando presente, sobretudo, em alimentos de origem vegetal, nos quais constitui a principal substância de armazenamento. ...

Quais são os tampões salivares?

b) Os principais tampões salivares são: bicarbonato, fosfato e mucina.
...
2.
  • Promove a digestão inicial do amido na cavidade bucal.
  • O pH ótimo para a atuação da amilase é de 6,8.
  • Essa enzima utiliza como cofator o cálcio e também o cloro salivar.
  • O amido é degradado pela alfa amilase salivar produzindo oligossacarídeos.

Qual o sistema tampão mais importante da saliva?

Assim como o sangue, a saliva possui como principal sistema tampão o íon bicarbonato.

Qual a importância da saliva no controle das lesões cariosas?

os componentes inorgânicos da saliva aumentam a resistência da hidroxiapatita contra os ataques cariogênicos; a saliva pode remineralizar as lesões cariosas iniciais por meio dos seus íons de cálcio e de fosfato.

Qual a correlação da contagem de lactobacilos com a atividade da cárie?

A contagem de lactobacilos tem dado boa correlação com a atividade de cárie na clínica, principalmente em comparações entre pacientes cárie-ativos e cárie-inativos (DE LORENZO, 2004).

Qual a composição da saliva é a sua função?

A saliva é composta por água e diversos componentes que iniciam a digestão e protegem o trato respiratório e digestório contra vírus e bactérias. ... A saliva é composta por ar (por isso o aspecto espumoso), água (99,5%), ptialina, nitrogênio, enxofre, potássio, sódio, cloro, cálcio, magnésio, ácido úrico e ácido cítrico.

Quais são os fatores que estimulam a produção de saliva?

QUAIS OS FATORES QUE ESTIMULAM A PRODUÇÃO DE SALIVA? A secreção salivar é estimulada por fatores térmicos, mecânicos ou químicos. Ela é estimulada também pela sensação gustativa agradável produzida pelos alimentos , porém as substâncias de sabor desagradável, como ácidos e álcalis, também causam aumento de secreção.

Como ocorre o processo de formação da saliva?

A produção da saliva é realizada pelas glândulas salivares. ... A enzima que se encarrega dessa primeira fase de produção de saliva é denominada de Ptialina ou Amilase Salivar. Sua função é transformar o amido em glicose, preparando a alimento para a digestão.

O que a saliva é o suco pancreático contém?

O suco pancreático contém diversas enzimas, como: a tripsina e a quimiotripsina, que quebram as proteínas, transformando-as em moléculas menores; a lipase pancreática, que quebra as gorduras, transformando-as em ácido graxo e glicerol; e a amilase pancreática, que quebra o amido e o glicogênio, transformando-os em ...

Quais são os três pares de glândulas envolvidas na produção da saliva?

Glândulas salivares menores

Além das glândulas pequenas dispersas pela cavidade oral (se possível anexar link com o post de cavidade oral), existem três pares de glândulas salivares maiores: parótida, submandibular (ou submaxilar) e sublingual.

Qual o papel da saliva no biofilme bucal?

A principal função da saliva é a capacidade de tamponamento. Isto significa que o líquido é responsável por manter o pH da boca como básico. Além disso, ela auxilia no processo fisiológico da desmineralização e remineralização do esmalte dos dentes.

Quando é considerado Hipossalivação?

Foi considerado hipossalivação quando o FSR ≤ 0,1 mL. min–1 e FSE < 0,5 mL.

Quais as consequências que podem ocorrer pela redução da quantidade de saliva?

“A falta de saliva pode levar ao aumento na incidência de cáries, candidíase, doenças gengivais e infecções das glândulas salivares”, alerta.

O que fazer para ter mais saliva na boca?

Beber água ou bebidas sem açúcar com freqüência; Evitar bebidas com cafeína, como café, chá ou alguns refrigerantes, que também podem causar a secura da boca; Mascar gomas sem açúcar ou chupar balas duras sem açúcar para estimular o fluxo de saliva (se houver alguma glândula salivar funcionando);

Como a saliva influencia a cárie dental?

A principal função da saliva é a capacidade de tamponamento. Isto significa que o líquido é responsável por manter o pH da boca como básico. ... “O pH ácido altera a capacidade de remineralização do dente e facilita o desenvolvimento de cárie”.

O que é saliva total?

Quando secretada na cavidade bucal, é denominada saliva total, pois há a junção das secreções de todas as glândulas salivares com células epiteliais descamadas, microrganismos, neutrófilos, proteínas, fluido crevicular gengival, restos alimentares, secreção das vias aéreas superiores e células sanguíneas (RUDNEY, 1995; ...

Artigo anterior
O que é distância de reação?
Artigo seguinte
Qual estado é Maior São Paulo ou Paraná?