O que é a camada de ozono?

Perguntado por: Tiago Matheus Ramos Morais  |  Última atualização: 21. Dezember 2021
Pontuação: 4.5/5 (50 avaliações)

A camada de ozono é uma região pertencente às camadas superiores da atmosfera, entre os 20 e os 30 km de altitude. ... Esta camada absorve uma parte importante da radiação ultravioleta que atinge a atmosfera da Terra e que é muito prejudicial a todas as formas de vida.

O que é a camada de ozônio?

O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.

O que é a destruição da camada de ozônio?

A destruição da Camada de Ozônio acontece devido, principalmente, à emissão de clorofluorcarbonos (CFCs), através de um processo catalítico onde o cloro causa a destruição de milhares de moléculas de ozônio.

Qual é a função dessa camada?

Sua função prioritária na atmosfera terrestre é filtrar e impedir a passagem dos raios ultravioletas (UV-A, UV-B e UV-C) para a superfície da Terra. A importância central da camada de ozônio é impedir a entrada dos raios ultravioletas.

Qual a função da camada de ozônio sua resposta?

Sua importância está no fato de que é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos. Desta forma, a camada de ozônio age com uma espécie de escudo protetor. ... O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3).

O que é a camada de ozônio?

24 questões relacionadas encontradas

Qual a principal função da camada de ozono?

O ozono é essencial para nos proteger das radiações ultravioleta, mas a sua acumulação mais próximo da superfície da Terra pode trazer problemas para as plantas e animais, incluindo o homem.

Qual é a principal causa da destruição da camada de ozono *?

Causas do buraco na camada de ozônio

A principal causa é a reação química dos CFCs (clorofluorcarbonos) com o ozônio. Estes CFCs estão presentes, principalmente, em aerossóis, ar-condicionado, gás de geladeira, espumas plásticas e solventes.

Quais são as consequências da destruição da camada de ozônio?

Consequências da destruição da Camada de Ozônio

A ação intensa dos raios ultravioletas também pode causar diversos males à saúde humana, como: Degeneração do DNA das células. Câncer de pele. Cegueira.

Qual é o gás responsável pela destruição da camada de ozônio?

A camada de ozônio tem o importante papel de nos proteger de raios UV, mas ela vem sendo destruída pelos gases CFCs.

Como a camada de ozônio protege a Terra?

A camada de ozônio é uma das principais barreiras contra a radiação ultravioleta do sol. ... Ela é uma fina camada formada pelo gás ozônio (O3) que protege você, sua família e todos os outros seres vivos da Terra contra os raios ultravioleta do sol.

Onde a camada de ozônio está localizada Qual a sua característica funcional para os seres vivos?

A camada de ozônio fica situada na estratosfera a uma altitude de 20 km a 35 km da superfície terrestre. O ozônio que constitui essa camada absorve 90% da radiação ultravioleta que incide na Terra, a qual é prejudicial à saúde por conter raios carregados energicamente e de fácil absorção nos tecidos da pele.

Quais são os gases responsáveis pela destruição da camada de ozônio?

Os principais causadores da destruição da camada de ozônio são produtos químicos como halon, tetracloreto de carbono (CTC), hidrofluorcarbono (HCFC), CFC (clorofluorcarbono) e brometo de metila.

Quais são os efeitos da poluição por CFC?

A produção do CFC-11 é duplamente nociva: além de aumentar o buraco na camada que nos protege dos raios UV-B, ela contribuiu para o aquecimento global.

O que é o gás CFC?

A sigla CFC é usada para se referir aos clorofluorcarbonetos, que, como o próprio nome indica, são compostos que possuem os átomos de cloro e flúor ligados a cadeias carbônicas, em geral, pequenas, como ao metano e ao etano.

Quais são as principais consequências da destruição desta camada para o planeta?

A camada de ozono

As principais consequências da destruição da camada do ozono são: A destruição de proteínas e do ADN, o que provoca cancro na pele, cataratas e alterações no sistema imunitário das pessoas.

Quais são as consequências da destruição da biosfera?

O resultado é a escassez, o desaparecimento deespécies, asmutações induzidas, a desertificação, mudanças climáticas e a poluição do ambiente.

Quais são as consequências do efeito estufa?

As consequências do efeito de estufa: da desertificação as inundações. ... A inundação das cidades costeiras, a desertificação de áreas férteis, o derretimento de massas glaciais e a proliferação de furacões devastadores são apenas algumas de suas principais consequências.

Qual é a causa do aquecimento global?

A principal relação é com a intensificação do efeito estufa, que muda o clima do planeta. Esse fenômeno natural é intensificado pelo aumento de emissões antrópicas dos gases de efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais fontes desses gases para a atmosfera.

O que é a camada de ozônio e onde se situa?

A camada de ozono é uma região pertencente às camadas superiores da atmosfera, entre os 20 e os 30 km de altitude. ... Esta camada absorve uma parte importante da radiação ultravioleta que atinge a atmosfera da Terra e que é muito prejudicial a todas as formas de vida.

Onde está localizado o ozono?

É encontrado em duas regiões da atmosfera: cerca 10% do ozônio atmosférico encontra-se na troposfera, região mais próxima da superfície da terra (entre 10 e 16 quilômetros) e os restantes 90% encontram-se na estratosfera, a uma distância entre 10 e 50 quilômetros.

O que é o efeito de estufa?

Efeito estufa é um fenômeno atmosférico natural responsável pela manutenção da vida na Terra. ... Existem, na atmosfera, diversos gases de efeito estufa capazes de absorver a radiação solar irradiada pela superfície terrestre, impedindo que todo o calor retorne ao espaço.

Como é que os CFCs contribuem para a destruição da camada de ozono?

Como os CFCs destroem a camada de ozônio? ... Uma única molécula de CFC pode destruir 100 mil moléculas de ozônio. A quebra dos gases CFCs é danosa ao processo natural de formação do ozônio. Quando um desses gases (CFCl3) se fragmenta, um átomo de cloro é liberado e reage com o ozônio.

O que são gases CFCs o que eles causam na atmosfera?

Clorofluorcarboneto (CFC) é qualquer um de uma classe de compostos de carbono, hidrogênio, cloro e flúor, normalmente gases usados em refrigerantes e propulsores de aerossóis. Eles são nocivos para a camada de ozônio na atmosfera da terra devido à liberação de átomos de cloro na exposição à radiação ultravioleta.

O que o CFC causa ao planeta Terra quando é lançado na atmosfera?

O CFC é um gás bastante leve, capaz de subir até a atmosfera e atingir a camada de ozônio (O3), reagindo com o ozônio e transformando-o em oxigênio (O2). Devido à alteração ocasionada pelo gás, o O3 é enfraquecido.

Qual é o gás considerado o grande responsável pela destruição?

CFC (clorofluorcarboneto) é considerado o gás responsável pela destruição da camada de ozônio. Quando atinge altitudes entre 10 km e 40 km, os átomos de cloro fixam-se às moléculas de ozônio, destruindo-as e afetando, portanto, essa camada.

Artigo anterior
O que é v1?
Artigo seguinte
O que e agricultura familiar?