O que é a bigamia?

Perguntado por: Leonardo Guerreiro Pacheco  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.5/5 (38 avaliações)

Nas culturas que praticam a monogamia conjugal, bigamia é o ato de entrar em um casamento com uma pessoa, enquanto ainda é legalmente casada com outro.

O que é bigamia e crime?

O delito de bigamia está previsto no art. 235 do Código Penal, punindo tanto o agente casado que contrai novo casamento (caput), quanto o cônjuge solteiro que convola núpcias com pessoa casada, ciente desse fato (§ 1o).

O que uma pessoa bigamia?

É o ato da pessoa que, sendo casada, contrai novo casamento. Em alguns países da África e do Oriente Médio a bigamia é permitida, no entanto, no Brasil, é considerada crime, e a pena prevista é de reclusão de dois a seis anos.

Qual a diferença entre poligamia é bigamia?

A diferença entre poligamia e bigamia é explicada nos EUA da seguinte maneira: a poligamia é uma relação entre um homem e duas ou mais mulheres que vivem consensualmente uma vida conjugal, sob o mesmo teto e ao mesmo tempo, o que significa que todos aprovam a situação; a bigamia, por sua vez, ocorre quando um homem ...

O que é monogamia é bigamia?

Definição de Bigamia

A bigamia consiste em ter uma mulher a mais. A monogamia é a mesma coisa.

Especialista esclarece dúvidas sobre bigamia

18 questões relacionadas encontradas

Qual a sentença para quem comete o crime de bigamia?

O pressuposto do crime de bigamia é a vigência de um casamento civil anterior. Já se entendeu que a lei atende apenas à existência formal do casamento, ou seja, à sua vigência, não à sua validade(RT 601/319).

É certo a cerca da bigamia?

Encontra adequação típica formal no delito de bigamia, ainda que esteja separado judicialmente. Constitui crime de bigamia, ainda que posteriormente venha a ser anulado o primeiro casamento, não servindo tal anulação posterior para fazer cessar os efeitos penais do delito já consumado.

É permitido bigamia no Brasil?

Em recentes casos o judiciário brasileiro reconheceu a união estável de mais de duas pessoas, embora a bigamia seja proibida por lei. No território onde hoje chamam de Brasil, existem povos em que não é incomum a prática da poligamia.

O que acontece com um Bigamo?

Bigamia Significado trata-se do ato de uma pessoa que já é casada contrair um novo matrimônio, um segundo casamento. A pessoa que está simultaneamente casada com duas pessoas é considerada bígamo. Não havendo o indivíduo se divorciado, a bigamia é considerada crime.

Quando a bigamia deixou de ser crime?

Já o adultério deixou de ser crime em 2005, com a Lei Federal 11.106, que revogou o artigo 240 do Código Penal, segundo o qual o adúltero estaria sujeito a uma pena de detenção de 15 dias a seis meses.

Por que o indivíduo que mantém várias uniões estáveis não é punido na área penal e O que contraiu casamento civil é punido?

A nosso ver o direito penal fere no artigo 235 de seu código, o princípio da isonomia, haja vista que trata de forma desigual as uniões utilizadas para a formação das famílias ao punir mais de um casamento no civil e não punir nas outras formas de uniões.

Qual a pena para poligamia?

Dentro do título que trata dos crimes contra a família, o nosso Código Penal prevê, em seu art. 235, o delito de bigamia, que consiste em “contrair alguém, sendo casado, novo casamento”. A pena é de reclusão, de dois a seis anos.

Onde é permitido a bigamia?

Na África, especialmente em países da África Ocidental como é o caso do Burkina-Faso, Senegal, Mali e Guiné, a poligamia vem sendo praticada há séculos sob a tutela da religião muçulmana. Mas há que se levar em consideração que ela não é uma prerrogativa da mesma.

Quando o crime de bigamia será privilegiado?

Bigamia privilegiada: nos termos do § 1º, aquele que, não sendo casado, contrai casamento com pessoa casada, conhecendo essa circunstância, é punido com reclusão ou detenção, de um a três anos.

Quem instituiu a bigamia na Bíblia?

Com o propósito de coibir a poligamia, Diocleciano (285 d.C) incriminou a bigamia e deixou a fixação da pena ao magistrado da época.

Pode casar com duas pessoas no Brasil?

LEI AUTORIZA CASAMENTO ENTRE TRÊS PESSOAS PODENDO SER UM HOMEM COM DUAS MULHERS OU UMA MULHER E DOIS HOMENS. ... O casamento a três tem os mesmos direitos do casamento convencional, inclusive com relação a divisão de bens. Em caso de morte ou separação por parte de uma das pessoas, as outras duas continuam casadas.

Em que consiste o crime de bigamia própria e imprópria?

Não se exige qualquer elemento subjetivo especial do tipo penal, nem se pune a modalidade culposa. ... 235, do Código Penal, uma modalidade privilegiada de bigamia, também denominada imprópria, onde se pune aquele que, não sendo casado, contrai casamento com pessoa casada, conhecendo tal circunstância.

Qual o sujeito ativo e passivo do crime de bigamia art 335 do CP )?

Pode-se dizer que o sujeito ativo é a pessoa que, sendo casada, contrai novo matrimonio, ou que, sendo solteira, viúva ou divorciada, contrai núpcias com pessoa que sabe ser casada (parágrafo 1o). ... Tampouco a família poderá ser considerada como sujeito passivo do delito, embora possa ser ofendida pela conduta.

Porque não pode casar com duas pessoas?

No Brasil, a bigamia é crime (art. 235 do Código Penal), logo, para que uma pessoa possa se casar com outra, não pode estar casada com uma terceira pessoa, devendo, para tanto, extinguir a relação anterior, que pode se dar pelo divórcio ou pela viuvez, por exemplo.

Onde ainda se pratica poligamia no mundo?

A maioria dessas nações está na África (veja mapa no boxe), região de forte concentração da religião muçulmana. É que o livro sagrado dessa fé, o Alcorão, permite ao homem ter até quatro cônjuges (nada de haréns com dezenas de gatas), limite que foi “copiado” por boa parte das legislações favoráveis à prática.

Onde a mulher pode ter mais de um marido?

Poliandria (grego: poly- muitos, andros- homem) é a união em que uma só mulher é ligada a dois ou mais maridos ao mesmo tempo. É o oposto da poliginia, forma de poligamia em que um homem possui duas ou mais esposas.

É crime ter um harém?

Não é lícita a contratação de um “harém”

Quanto tempo de cadeia pega por bigamia?

A bigamia esta esculpida no Código Penal, artigo 235, que reza que: Contrair alguém, sendo casado, novo casamento: Pena - reclusão, de dois a seis anos.

O que a Bíblia diz sobre a poligamia?

Não é exagero falar em “vaga”: um homem podia ter tantas esposas quanto quisesse (ou melhor: quanto pudesse adquirir e sustentar). A poligamia era a regra. Tanto que o primeiro caso aparece logo no capítulo 4 do primeiro livro da Bíblia: “E tomou Lameque para si duas mulheres” (Gênesis).

É permitido no direito penal tudo aquilo que não for expressamente proibido logo quando o legislador quer proibir o faz de modo limpidamente descrito para que o agente de antemão Conheça as consequências dos seus atos portanto se não há vedação expressa daquela conduta é porque o legislador?

É permitido no Direito Penal tudo aquilo que não for expressamente proibido. Logo, quando o legislador quer proibir o faz de modo limpidamente descrito para que o agente, de antemão, conheça as consequências dos seus atos. Portanto, se não há vedação expressa daquela conduta é porque o legislador não o quis.

Artigo anterior
Eunuco no sentido bíblico?
Artigo seguinte
Fobia de quem tem medo de abelhas?