O que é a averbação da exportação?

Perguntado por: Jaime Mateus Sá Fonseca Cardoso  |  Última atualização: 2. Juli 2025
Pontuação: 4.2/5 (5 avaliações)

A averbação do embarque é um registro eletrônico aposto na DU-E pela Receita Federal, que consiste na confirmação da saída da mercadoria do país.

O que significa a averbação no processo de exportação?

A averbação do embarque consiste na confirmação da saída da mercadoria do País (art. 583 do Regulamento Aduaneiro).

O que é averbação no Comex?

Portanto, é o ato final do despacho de exportação e consiste na confirmação de embarque da mercadoria. A averbação será feita no sistema após a confirmação do efetivo embarque da mercadoria e do registro dos dados pertinentes pelo transportador.

O que é a averbação da due?

Uma DU-E com situação Averbada, significa que a confirmação do embarque da mercadoria por parte da fiscalização aduaneira foi concluída. Ou seja, a averbação do embarque consiste na confirmação da saída da mercadoria do País.

O que é o registro de exportação?

Registro de Exportação - RE. O Registro de Exportação (RE) é o conjunto de informações de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracteriza a operação de exportação de uma mercadoria e define o seu enquadramento.

Registro de Exportação DU-E. Aprenda como fazer?

22 questões relacionadas encontradas

Como obter o registro de exportação?

A solicitação é feita para o e-mail siscomex.secex@economia.gov.br. O próprio exportador com habilitação no SISCOMEX (ou representante legal do CNPJ do exportador) deve obter as informações acessando o NOVOEX-Exportação Web.

Qual documento comprova a exportação?

A seguir iremos descrever cada um dos principais documentos:
  • Fatura Pro forma ou Proforma Invoice. ...
  • Fatura Comercial ou Commercial Invoice. ...
  • Romaneio de Carga ou Packing List. ...
  • Nota Fiscal de Exportação (NF-E) ...
  • DU-E (Declaração Única de Exportação) ...
  • Conhecimento de Embarque. ...
  • Certificado de Origem. ...
  • Carta de Crédito (L/C)

Quando é feita a averbação?

A averbação pode ser necessária quando ocorrem mudanças na propriedade, como construção, ampliação, demolição, alteração de uso ou destinação do imóvel, hipoteca, penhora, entre outros. Essas alterações devem ser devidamente documentadas e registradas no cartório por meio da averbação.

Como funciona o processo de averbação?

O que é averbação? Averbação é o ato de registrar algo em cartório. Entretanto, diferente do registro simples, ela é feita por determinação judicial e que altera o registro em cartório já existente. Logo, há casos específicos que precisam, juridicamente, ser averbados.

Quem faz a averbação da due?

A averbação do embarque é um registro eletrônico aposto na DU-E pela Receita Federal, que consiste na confirmação da saída da mercadoria do país.

O que é uma due na exportação?

A Declaração Única de Exportação (DU-E) instituída pela Portaria Conjunta RFB/SECEX nº 349, de 21 de março de 2017 consiste em um documento eletrônico que define o enquadramento da operação de exportação e subsidia o despacho aduaneiro de exportação.

Qual o prazo para averbação da due?

O prazo de validade da DU-E é de 15 dias.

Portanto, é dentro deste prazo que a carga deve ser recepcionada no módulo CCT (Controle de Carga e Trânsito) no Portal Único, e assim seguir com o fluxo de exportação.

Qual prazo para exportação?

Prorrogação dos Prazos para Exportação

Com relação às NF-e emitidas até a data da alteração da legislação pertinente (17/02/2022), e cujo prazo inicial para exportação era de 90 dias, prorrogáveis por igual período, pode-se considerar o prazo automaticamente dilatado para 180 dias à partir da data de sua emissão.

O que é uma due?

1° da IN RFB n° 1.702, de 2017). A DU-E é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento dessa operação (art.

O que vem depois da averbação?

A desaverbação do INSS para empréstimo consignado é o processo reverso ao de averbação, ou seja, da desvinculação do contrato com a renda mensal. Desse modo, o desconto automático em folha para o pagamento das parcelas é interrompido. O procedimento é adotado pelo INSS após a quitação ou cancelamento do empréstimo.

O que é due desembaraçada?

O Despacho Aduaneiro de Exportação reúne diversas informações de um embarque destinado ao exterior e através das informações contidas na DU-E as autoridades aduaneiras podem verificar o que está sendo embarcado e se está de acordo com a legislação.

Qual o objetivo da averbação?

A averbação tem como objetivo primordial tornar pública todas as alterações que tenham relação ao imóvel, o que de fato traz uma segurança jurídica e eficácia ao ato realizado.

Quem faz a averbação?

Para fazer a averbação, você deve ir ao mesmo cartório de registro de imóveis do seu bem. É necessário apresentar a documentação solicitada, que varia de acordo com o tipo de averbação que precisa ser feita.

Quais são os tipos de averbação?

  • Averbação de construção.
  • Averbação de demolição.
  • Averbação de compra e venda.
  • Averbação de usufruto.
  • Averbação de divórcio ou separação.
  • Averbação de hipoteca.
  • Averbação de desmembramento ou loteamento.
  • Averbação de mudança de endereço.

Quanto tempo leva um processo de averbação?

Em 5 dias úteis a certidão estará pronta para ser retirada já com a averbação concretizada. É possível também levar a ordem judicial ou escritura pública em qualquer cartório civil do Estado de São Paulo e da quase maioria dos cartórios civis do Brasil.

Quanto tempo demora um processo de averbação?

Em média, os Cartórios de Registro de Imóveis levam 30 dias para concluir o processo de averbação, a partir da data em que ela é protocolada. Consulte o local em que você vai averbar para saber o prazo exato. No entanto, é bom lembrar que, se houver alguma pendência na documentação, esse prazo pode se estender.

Quanto tempo demora o processo de averbação?

Mas, com a modernização digital, o prazo médio para averbação passou a ser de 1 dia útil. No entanto, esse prazo pode ser maior se for solicitado próximo ou durante o período de maciça, quando o sistema da Previdência Social interrompe alguns processos e foca na folha de pagamento.

Quais são os procedimentos para exportação?

Conheça as etapas da exportação:
  1. 1 - CONTATO COMERCIAL. Como em qualquer transação, é preciso prospectar clientes ou parceiros comerciais em outros países para poder direcionar seus produtos. ...
  2. 2 - HABILITAÇÃO. ...
  3. 3 - CLASSIFICAÇÃO. ...
  4. 4 - CONFIRMAÇÃO DA VENDA. ...
  5. 5 - CÂMBIO. ...
  6. 6 - FRETE INTERNACIONAL. ...
  7. 7 - EMBALAGEM. ...
  8. 8 - EMISSÃO DE NOTA.

Quem emite a declaração de exportação?

Ele faz parte do Novo Processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior, que foi implementado pela Receita Federal do Brasil (RFB) e a Secex, com a participação de todos os órgão anuentes e as secretarias estaduais de fazenda, com o intuito de simplificar os procedimentos atuais para deixá-los dinâmicos.

Quem faz a declaração de exportação?

O registro é composto por diversos dados aduaneiros, tributários, financeiros, comerciais, administrativos e fiscais, e faz parte do novo processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior, implementado pela Receita Federal e pela Secex.

Artigo anterior
É possível menstruar com 6 anos?
Artigo seguinte
Quais as plantas que compõem as 7 ervas?