O que é a autoria mediata?

Perguntado por: Érika Rocha de Neto  |  Última atualização: 9. Oktober 2024
Pontuação: 4.2/5 (64 avaliações)

Há dois sujeitos nessa relação: (1) autor mediato: quem ordena a prática do crime; e (2) autor imediato: aquele que executa a conduta criminosa.

O que significa autoria incerta?

Há vários tipos de autoria dentro do direito penal, no âmbito da autoria colateral, surge a autoria incerta, a autoria incerta ocorre quando mais de uma pessoa concorre para a prática do crime, mas não é possível apurar com precisão qual foi a conduta que efetivamente produziu o resultado.

Em que consiste a autoria?

É a imputação relativa ao agente responsável pela prática de conduta tipicamente lesiva ou em outras palavras, é a pessoa que pratica a conduta tipificada no núcleo do tipo penal do delito perpetrado.

É possível a autoria mediata nos crimes próprios?

(...) a autoria mediata é possível nos crimes próprios. Desde que o autor mediato possua as qualidades e condições especiais exigidas pelo tipo penal, nada o impede de se valer de um 'instrumento' para a execução da infração penal.

O que é fonte imediata e mediata?

As fontes formais imediatas são aqueles fatos que, por si só, são fatos geradores do direito, como por exemplo, as normas legais. As fontes formais mediatas são os costumes, os princípios gerais do direito, a jurisprudência e a doutrina. No artigo 4º.

AUTORIA MEDIATA

45 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 342 do Código Penal?

O Código Penal Brasileiro traz em seu artigo 342 o crime de falso testemunho ou falsa perícia. Trata-se de condutas contra a administração da justiça e somente pode ser cometido por testemunha, perito, tradutor, contador ou intérprete (pessoas essenciais para a atividade judiciária).

É possível autoria mediata em crime culposo?

- Autoria mediata e crime culposo: São incompatíveis, porque o resultado naturalístico não é voluntário. 5. Autoria colateral ou autoria aparelhada ou coautoria imprópria: - Consiste na hipótese em que dois ou mais agentes atuam para a consecução do mesmo resultado, mas desconhecendo a conduta um do outro.

Qual a diferença entre autoria e Co-autoria?

Autor - é a pessoa que pratica o ato em si, ou seja, tem domínio sobre o fato, resultado e tem alto grau de envolvimento (reprovabilidade da conduta), por exemplo, no caso do homicídio, quem apertou o gatilho. Coautor - é possível que um crime tenha mais de um autor, situação em que temos a coautoria.

Quando a autoria é desconhecida?

Na autoria desconhecida, não há sequer indícios de quem foi o autor. Em outras palavras, ocorre quando um crime foi praticado, mas não há como identificar potencial autor do crime.

Quais os 3 elementos da teoria do crime?

Principais elementos da Teoria do Crime

Como foi dito no tópico anterior, o crime na legislação penal tem três elementos principais: o típico, ilícito e culpável.

Quais são os crimes próprios?

Crimes próprios ou especiais são aqueles em que o tipo peal exige uma situação fática ou jurídica diferenciada por parte do sujeito ativo. Exemplos: peculato (só pode ser praticado por funcionário público) e a receptação qualificada pelo exercício de atividade comercial ou industrial, delito previsto no art.

O que diz o artigo 29 do Código Penal?

29 do Código Penal: 'Se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um sexto a um terço'. A participação de que trata o dispositivo é aquela de pouca relevância causal, aferida exclusivamente no caso concreto, com base no critério da equivalência dos antecedentes (conditio sine qua non).

O que é autoria indireta?

Ocorre quando uma pessoa induz ou instiga outra a, posteriormente, convencer ou auxiliar o executor a cometer o crime. É o que ocorre, por exemplo, quando A convence B a induzir C a matar D. Nesse caso, C é autor do homicídio; B é partícipe; e A é partícipe da participação.

Qual a diferença entre autoria colateral e autoria incerta?

Na autoria incerta, sabe-se que foi um dos dois, apenas não é possível definir qual deles. Em caso de autoria colateral, se fosse definido que o disparo de A foi o que efetivamente matou B, apesar de C também ter atirado, A responderia por homicídio consumado e C por homicídio tentado.

O que é o liame subjetivo?

O liame subjetivo é a ligação ou vínculo psicológico e subjetivo entre os agentes do delito. Pode ser compreendido como um acordo de vontades entre os agentes. Entretanto, não é necessariamente um acordo prévio. Basta que o agente venha a consentir com a vontade do outro agente.

Quais são os tipos de autoria?

Autoria mediata, autoria colateral e autoria incerta.

O que é a teoria do domínio do fato?

Para esta teoria, autor é quem detém o controle final do fato típico e de suas circunstâncias. Trata-se da modalidade de autoria em que o agente, chamado de “homem de trás”, vale-se de um terceiro, que age como mero ins- trumento, para a prática do crime.

O que é obra em coautoria?

O que é obra em coautoria? Obra em coautoria é aquela criada em comum, por dois ou mais autores. O que é autor? Pessoa física criadora que concebe e realiza uma obra literária, artística, didática ou científica.

O que é conceito restritivo?

conceito restritivo, apenas o autor realiza a ação prevista no tipo, as demais estarão impunes, salvo se houver previsão expressa pelo legislador (GRECO; et alii, p. 13/14). unitária; a dualista ou dualística; e a pluralista ou pluralística” (ESTEFAM, p. 302 ,2015).

O que é crime formal próprio é impróprio?

O concurso formal também poderá ser classificado como próprio (perfeito) ou impróprio (imperfeito). No formal próprio, aplica-se a pena de um dos crimes, aumentada de um 1/6 a 1/2. Já no formal impróprio, as penas serão aplicadas cumulativamente (serão somadas), assim como no concurso material.

O que é culpa mediata?

A culpa mediata ou indireta consiste na hipótese do sujeito determinar por culpa direta um resultado desse outro resultado danoso.

Pode prender testemunha?

342. Fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intérprete em processo judicial, ou administrativo, inquérito policial, ou em juízo arbitral: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Quem pode se negar a ser testemunha?

O que desqualifica uma testemunha? Pelo artigo 801 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), um juiz pode recusar uma testemunha que tenha inimizade pessoal, amizade íntima ou parentesco com uma das partes ou interesse particular na causa.

O que significa o artigo 347?

O Código Penal em seu artigo 347 descreve o delito de fraude processual, que consiste no ato de modificar intencionalmente dados de processo, com intuito de levar juiz ou perito a erro.

Artigo anterior
É possível pular o terceiro ano?
Artigo seguinte
O que significa os símbolos no controle do ar-condicionado?