O que é a atenção básica de saúde?

Perguntado por: Gabriela Borges de Gaspar  |  Última atualização: 2. Mai 2025
Pontuação: 4.7/5 (40 avaliações)

A atenção primária à saúde, também denominada cuidados de saúde primários, é o componente dos sistemas de saúde destinado a prestar serviços essenciais de saúde para toda a população, sem distinção de raça, idade, patologia presente etc.

Qual o conceito de Atenção Básica à saúde?

Da Atenção Básica

1 - DOS PRINCÍPIOS GERAIS A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.

Quais são os principais objetivos da Atenção Básica em saúde?

A Atenção Básica possibilita a resolução de grande parte das necessidades de saúde e caso seja necessário, encaminha os usuários para outros níveis de atenção.

Quais são os tipos de Atenção Básica?

São três os níveis de atenção à saúde pública no Brasil: Primário, secundário e terciário. Eles foram adotados para organizar os tratamentos oferecidos pelo SUS a partir de parâmetros determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Quais são as 4 principais funções da Atenção Básica na rede de atenção à saúde?

A Atenção Primária em Saúde abrange “a promoção, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação, de acordo com o perfil epidemiológico e as necessidades de saúde apresentadas pela população de um território“.

O que é Atenção Básica Atenção Primária à Saúde

17 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 principais elementos que constituem a rede de atenção à saúde?

A estrutura operacional das RAS expressa alguns componentes principais: centro de comunicação (Atenção Primária à Saúde); pontos de atenção (secundária e terciária); sistemas de apoio (diagnóstico e terapêutico, de assistência farmacêutica, de teleassistência e de informação em saúde); sistemas logísticos (registro ...

Qual é o sistema responsável pela Atenção Básica?

sistema de informação de atenção básica – SIAB.

Quais são os 3 níveis de atenção do SUS?

Os níveis de atenção e assistência à saúde no Brasil são estabelecidos pela Portaria 4.279 de 30 de dezembro de 2010, que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles: atenção primária, atenção secundária e terciária.

Como é dividido o SUS?

A Atenção Básica abrange a prevenção, com ações como consultas e vacinação; a Atenção Secundária engloba o atendimento especializado; a Atenção Terciária enfoca os casos de internação; a Reabilitação é o acompanhamento posterior ao tratamento quando se faz necessário.

Qual a diferença entre Atenção Básica e Atenção Primária à Saúde?

A Atenção Primária à Saúde, também chamada de Atenção Básica, “é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde”.

Quais são os cinco princípios do SUS?

Tais princípios, são,como vocês sabem, a Descentralização, a Regionalização, a Hierarquização e a Participação social.

Como funciona o SUS resumo?

O Sistema Único de Saúde - SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

O que é equipe de Atenção Básica?

Equipe de Atenção Primária - eAP: a eAP difere da equipe de Saúde da Família - eSF em sua composição, de modo a atender às características e necessidades de cada município, e deverá observar as diretrizes da Política Nacional da Atenção Básica - PNAB e os atributos essenciais da Atenção Primária à Saúde, como acesso de ...

Qual a origem da Atenção Básica?

A Atenção Primária à Saúde (APS) tem sido apresentada como um modelo adotado por diversos países desde a década de 1960 para proporcionar um maior e mais efetivo acesso ao sistema de saúde e também para tentar reverter o enfoque curativo, individual e hospitalar, tradicionalmente instituído nos sistemas de saúde ...

Onde podemos ser atendido pela Atenção Básica?

As principais unidades de atenção primária são os postos e centros de saúde, em parte atualmente chamados de Unidades de Saúde da Família. É válido lembrar que os ambulatórios de hospitais e policlínicas por oferecerem serviços de especialidades, são considerados serviços secundários.

Quem faz parte da atenção primária à saúde?

A Atenção Primária, como visto, é a porta de entrada para os cuidados com a saúde. Por isso, no Brasil, fazem parte dela as UBS (Unidades Básicas da Saúde), a Equipe de Saúde da Família (ESF) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), além dos agentes comunitários de saúde.

Quais são os 4 pilares do SUS?

Guia completo dos princípios do SUS
  • Universalidade. Todo cidadão tem direito à saúde e acesso a todos os serviços públicos de saúde. ...
  • Integralidade. Todas as pessoas devem ser atendidas desde as necessidades básicas, de forma integral. ...
  • Equidade. ...
  • Descentralização. ...
  • Regionalização. ...
  • Hierarquização. ...
  • Participação social.

Quais são os 7 princípios do SUS?

Em todo o país, o SUS deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização, sendo que é definido como único na Constituição um conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde, os princípios da universalização, da eqüidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.

Qual é a função do SUS?

O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

Como o SUS está organizado?

A rede do SUS é organizada de forma regionalizada e com nível de comple- xidade crescente. Os municípios podem formar consórcios para desenvolver ações e prestar serviços que estejam sob suas responsabilidades, sendo que, mesmo nesse caso, a direção do sistema continua sendo única em cada nível de governo.

Quais as três funções da APS atenção primária à saúde?

Quais as funções da atenção primária à saúde?
  • Gestão das listas de espera (encaminhamentos para consultas especializadas, procedimentos e exames);
  • Prontuário eletrônico em rede;
  • Protocolos de atenção organizados sob a lógica de linhas de cuidado;
  • Discussão e análise de casos traçadores;

Quais são os princípios do SUS?

Esses princípios e diretrizes podem ser separados em doutrinários ou organizacionais, de acordo com sua função. Os doutrinários são: Universalidade, Integralidade e Equidade.

Qual é a política nacional de atenção básica?

A nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) considera processos que aumentem a capacidade clínica das equipes, que fortaleçam práticas de microrregulação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), tais como gestão de filas, exames e consultas descentralizadas para cada UBS, possibilitando a comunicação intersetorial ...

O que quer dizer a sigla sim?

Apresentação. O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) foi criado pelo Ministério da Saúde em 1975 para a obtenção regular de dados sobre mortalidade no País.

Quantas pessoas uma UBS pode atender?

Cada equipe de Saúde da Família (eSF) deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição.

Artigo anterior
Qual o melhor investimento com rendimento diário?
Artigo seguinte
Onde cai o dinheiro do seguro desemprego?