O que é a apropriação de custos?

Perguntado por: Cláudia Miranda de Mota  |  Última atualização: 9. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (16 avaliações)

O que é Apropriação de Custos? De maneira bem direta e o termo “apropriação” pode ser definido como a apuração dos serviços executados. Esse método visa a obtenção e o conhecimento exato das quantidades de material, mão de obra e do tempo real empregados nas tarefas que serão executadas.

O que é apropriação de obra?

O termo é empregado pela história e pela crítica de arte para indicar a incorporação de objetos extra-artísticos, e algumas vezes de outras obras, nos trabalhos de arte.

Como fazer apropriação de custos diretos?

1º Passo: separar custos/ despesas; 2º Passo: lançar despesas diretamente para o resultado; 3º Passo: separar custos diretos/ indiretos; 4º Passo: alocar os custos diretos aos produtos; 5º Passo: atribuir os custos indiretos aos produtos via rateio.

Quais são os custos diretos e indiretos?

Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.

Qual é a forma de apropriação dos custos indiretos?

Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.

Apropriação de Custos

24 questões relacionadas encontradas

Qual o critério adotado para rateio dos custos indiretos?

Sugere-se que para a aceitação de um determinado critério, como base de rateio dos custos indiretos a ser alocado aos produtos, o coeficiente de correlação seja no mínimo superior a 50%. Ou seja, pelo menos a metade do custo seja explicada por ele.

Quais os critérios de rateio dos custos indiretos?

Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (15.000/25.000) e 20% para os produtos Y e Z (5.000/25.000).

Quais são os custos indiretos?

Os custos indiretos são aqueles que não têm necessariamente uma relação direta com algum produto, departamento interno ou serviço oferecido pela empresa, mas ainda assim são essenciais para o funcionamento do negócio, então são rateados em diferentes critérios.

São exemplos de custos diretos?

Os custos diretos são aqueles que podem ser atribuídos diretamente à oferta do produto ou serviço prestado por uma empresa.
...
Nesse exemplo, alguns custos diretos seriam:
  • Mão de obra diretamente envolvida na produção;
  • Matéria-prima (tecidos, zíperes, botões e tintas);
  • Materiais de embalagem.

Quais são os custos diretos?

– O que são custos diretos? Os custos chamados de diretos são aqueles que estão ligados a produção ou oferta do produto/serviço, isto é, sem esse custo não seria possível manter a operacionalidade do empreendimento.

O que é alocação de custos indiretos?

3), a alocação de custos indiretos está relacionada a alguns propósitos: (a) fornecer informações para as decisões econômicas; (b) motivar gerentes e funcionários; (c) justificar custos ou calcular reembolsos; e, (d) medir os lucros e os ativos para os relatórios externos.

O que significa apropriar e alocar?

Alocar, apropriar ou atribuir( notem que estamos afirmando que são sinônimos) são ações que se referem aos procedimentos de identificação indireta dos custos( e das despesas) aos objetos que se quer custear. É muito comum, na prática, empregar esses termos para definir os casos de identificação indireta.

O que é apropriação de mão de obra?

Apropriação de Mão de Obra tem essa função de indicar quais funcionários trabalhou em determinada tarefa e quanto tempo gasto, pois sabe que um mesmo colaborador pode trabalhar em várias tarefas distintas ao longo do dia.

O que quer dizer apropriação?

substantivo feminino Ação ou efeito de apropriar, de tomar algo para si, de se apossar de algo, legal ou ilegalmente; apoderamento, empossamento: apropriação do espaço público. Acomodação ou adaptação a um determinado objetivo. [Jurídico] Apoderação de algo que está abandonado ou que aparentemente não tem proprietário.

O que é a apropriação?

Conforme o dicionário etimológico, o termo apropriação tem origem latina (appropriationem) e significa “[...] apoderação, apoderamento, posse de alguma cousa, tornar alguma cousa sua, de sua propriedade.” (BUENO, 1974, p. 301).

O que é custo indireto e cite dois exemplos?

Um exemplo comum de custos indiretos está na energia elétrica que uma indústria utiliza, já que acaba por ser um custo para a produção, mas mediato. Outros exemplos de custos indiretos aparecem em: Materiais não ligados à produção (de um escritório da empresa, por exemplo);

O que é uma despesa direta?

Despesas diretas são, nada mais, do que as despesas variáveis. ... As despesas variáveis pode, também, ser chamadas de despesas diretas, pois são as despesas que estão diretamente (por isso do nome) ligadas à atividade-fim da empresa, ou seja, à produção e venda do produto ou serviço.

Quais os tipos de custos?

Principais tipos de custos de uma empresa
  • 1 – Custos diretos. ...
  • 2 – Custos indiretos. ...
  • 3 – Custos fixos. ...
  • 4 – Custos variáveis.

O que são custos indiretos da obra?

Os custos indiretos são todos os valores a serem gastos com a administração central da construção, salários de funcionários, despesas com viagens, seguros, impostos, taxas, consultorias e pró-labore dos diretores. Portanto, eles independem do volume produzido na obra.

O que são custos indiretos em uma obra?

Os custos indiretos são aqueles decorrentes da estrutura da obra e que não podem ser atribuídos diretamente à execução de um dado serviço. ... Algumas construtoras consideram-nos como custo direto e outras como custo indireto.

Quais são os critérios de rateio?

Rateio é uma divisão proporcional por uma base que tenha dados conhecidos em cada uma das funções em que se deseja apurar custos. Tal base deve constituir-se de dados que guardem estreita correlação com o custo, ou seja, o custo ocorre em condições semelhantes aos dados da base.

O que são os critérios de rateio de CIF?

O critério de custeio por absorção é aquele que inclui todos os custos da produção, sejam esses custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis de um certo período. O procedimento é fazer com que cada produção absorva parcela dos custos diretos e indiretos a ela relacionados.

Como devem ser definidos os critérios de rateio nas empresas?

O rateio de custos é um método para separar os custos, seja na precificação ou na gestão da empresa, de acordo com os elementos que participaram dele. Isso normalmente envolve processos de produção, centros de custos e projetos, mas não se limita somente à essas esferas.

Qual é a dificuldade que se apresenta na análise dos custos indiretos?

A dificuldade de encontrar dados está relacionada com a dificuldade de alocação dos custos, com destaque aos custos indiretos. Segundo Martins (2010), a determinação dos custos indiretos é trabalhosa e minuciosa, sendo, dessa forma, proporcional à complexidade da produção ou operação.

Como os custos indiretos são atribuídos aos produtos?

Já para calcular os custos indiretos, somam-se os gastos obtidos com outros elementos que concorreram indiretamente na fabricação do produto, como aluguel, IPTU, depreciação, gás e energia elétrica, os chamados custos indiretos de fabricação ou CIF.

Artigo anterior
Como é o casamento na Igreja Católica?
Artigo seguinte
Quanto tempo a franja demora pra crescer?