O que é a analogia?

Perguntado por: Soraia Maria Figueiredo de Figueiredo  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.8/5 (51 avaliações)

Analogia é um processo cognitivo de transferência de informação ou significado de um sujeito particular para outro sujeito particular, e também pode significar uma expressão linguística, correspondendo a este processo.

O que é analogia de um exemplo?

A analogia pode significar, como dito, uma relação de semelhança; análogo é parecido, afim, que se funda ou se baseia em algo semelhante. ... Por exemplo, quando a criança pronuncia “fazeu” por analogia a outros verbos que já conhece, como comeu.

O que é conceito de analogia?

Definição de analogia

Analogia é a comparação direta e explícita entre entidades diferentes — seres, objetos, conceitos, ações e/ou experiências —, focando na semelhança entre eles.

O que é uma analogia de um texto?

"A analogia é utilizada na redação como uma possibilidade de estabelecer relações de semelhança e aplicar o conhecimento sobre um fato ou fenômeno em outro semelhante, como uma estratégia para que seja facilitada a conexão entre o raciocínio de quem escreve e o pensamento de quem lê", aponta Neubern.

Qual o objetivo da analogia?

A analogia é um tipo de comparação de forma que uma semelhança parcial sugere uma semelhança oculta. É um recurso didático para explicar comparações que podem ser mais abstratas, por exemplo, explica-se o desconhecido pelo conhecido, o estranho pelo que é familiar, etc.

O que é - Analogia

32 questões relacionadas encontradas

O que defende o princípio da analogia?

O fundamento da aplicação da analogia é o princípio da igualdade, segundo o qual, mutatis mutantis, a lei deve tratar igualmente os iguais, na exata medida de sua desigualdade. O mencionado princípio, exige que os casos semelhantes devam ser regulados por normas semelhantes.

O que é e como se utiliza a analogia?

Analogia significa aplicar uma hipótese, não regulada por lei, à legislação de um caso semelhante. Podemos citar, por exemplo, o caso do artigo 128 CP que trata do aborto. Ele só é permitido em casos excepcionais e que seja feito por médico.

O que é analogia figura de linguagem?

Analogia também se trata de uma figura de linguagem que nos ajuda a comparar as coisas. ... É, também, uma comparação que, muitas vezes, necessita de conectivos para “funcionar” na frase, tais como “assim como”, “da mesma forma”, entre outros.

Como se usa lá analogia?

Pode. O nome disso é analogia. Quando você explica uma situação, um filme ou qualquer outra referência para tornar mais claro algo que, em alguma medida, lhe pareça semelhante, você está dizendo que esses elementos são análogos, que eles são parecidos em algum aspecto, que eles se aproximam em alguma medida.

Qual é a diferença entre metáfora e analogia?

A analogia consiste na tendência inovadora que uma palavra exerce sobre outra, aparentada pelo sentido, pela forma ou pela função gramatical. ... A metáfora é o fenómeno pelo qual uma palavra é empregada por semelhança real ou imaginária: os dentes do pente, o pé da mesa, o fumo da glória.

Qual o fundamento da aplicação da analogia?

A fundamento da aplicação da analogia é o princípio da igualdade, segundo o qual, mutatis mutantis, a lei deve tratar igualmente os iguais, na exata medida de sua desigualdade. O mencionado princípio, exige que os casos semelhantes devam ser regulados por normas semelhantes.

O que é analogia no direito tributário?

Entendemos por analogia a transposição de uma regra, dada na lei para a hipótese legal (A), ou para várias hipóteses semelhantes, numa outra hipótese B, não regulada na lei, ´semelhante´ àquela.

O que é paradoxo é um exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

O que é perífrase e exemplos?

A perífrase é um exemplo de “fazer rodeios”, ou seja, não ser direto e objetivo. Normalmente, a perífrase é formada por uma expressão que reúne características ou qualidades que descrevem a palavra que o locutor deseja referir. Exemplo: “A cidade luz é bela”, neste caso, a chamada “cidade luz” é uma referência a Paris.

Qual a diferença entre metáfora e comparação exemplos?

A comparação usa alguns termos de conexão para comparar características entre dois ou mais elementos. ... A metáfora é um tipo de comparação implícita, sem termo comparativo, estabelecendo uma relação de semelhança, usando termos com significados diferentes do habitual. Por exemplo: A menina é um doce!

É possível analogia no direito penal?

Em síntese, o emprego da analogia no Direito Penal somente é permitido a favor do réu, jamais em seu prejuízo, seja criando tipos incriminadores, seja agravando as penas dos que já existem. A analogia é objeto recorrente de decisões tomadas pelo Superior Tribunal de Justiça.

Tem analogia no direito penal?

Muito bem, analogia significa aplicar a uma hipótese não regulada por lei, a legislação de um caso semelhante. ... Deve-se observar que não existe analogia de norma penal incriminadora – in malam partem. Utiliza-se analogia apenas para beneficiar o acusado – in bonam partem.

É possível a aplicação de analogia no processo penal?

Trata-se de método interpretativo de aplicação inaceitável em Processo Penal, quando in partem peiorem ("contra o réu", em relação ao qual, aliás, presume-se a inocência). Em Direito Processual Penal só se aplica a analogia para beneficiar o réu, nunca o contrário!

O que é o princípio da conexidade?

4- Princípio da conexidade ou interação apresentado por Jean Brunhes (1869-1930). Isto é, um fenômeno geográfico nunca acontece isoladamente. Ele sempre vai estar ligado (conectado) com outras disciplinas do conhecimento humano.

O que é fazer analogia em Geografia?

Analogia - também chamado Geografia Geral, exposto por Karl Ritter (1779-1859) e Paul Vidal de La Blache (1845-1918): todo fenômeno geográfico deve ser comparado a outros do mesmo tipo, para se estabeleceram semelhanças e diferenças e facilitar sua compreensão.

O que é interpretação por analogia?

Interpretação analógica Ou intra legem.

É a interpretação necessária a extrair o sentido da norma mediante os próprios elementos fornecidos por ela. Masson (2013, p. 111) explica que ela é necessária quando a norma contém “uma fórmula casuística seguida de uma fórmula genérica”.

O que é paradoxo Cite 3 exemplos em frases?

Exemplos de frases com paradoxo

Já estou cheio de me sentir vazio. (Renato Russo) A novidade que seria um sonho/O milagre risonho da sereia/virava um pesadelo tão medonho. (Gilberto Gil)

O que é um paradoxo figura de linguagem?

O paradoxo é uma figura de linguagem que remete a aproximação de palavras contrárias que expressam ideias contraditórias.

O que são os paradoxos da modernidade de exemplos?

A “crônica intermitente” da tradição moderna passa pelo que Compagnon aponta como Os cinco paradoxos da modernidade: a superstição do novo; a religião do futuro; a mania teórica; o apelo à cultura de massa; por fim, a paixão da negação. ...

É possível emprego da analogia na exigência de tributo?

§ 1º O emprego da analogia não poderá resultar na exigência de tributo não previsto em lei. § 2º O emprego da eqüidade não poderá resultar na dispensa do pagamento de tributo devido. Art. 109.

Artigo anterior
O que são impostos reais?
Artigo seguinte
A partir de quantos anos pode fazer intercâmbio?