O que é a ação de dissolução parcial de sociedade?

Perguntado por: Rita Teixeira Amaral  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (68 avaliações)

Os sócios, desde a constituição da sociedade, convivem com a possibilidade de sua precoce dissolução, seja esta total ou parcial. Na dissolução parcial ocorre o desligamento de um sócio sem a extinção da sociedade.

Quando cabe ação de dissolução parcial de sociedade?

O artigo 599 do CPC denota que a ação de dissolução parcial de sociedade tem cabimento em três hipóteses: (i) falecimento do sócio; (ii) exclusão do sócio; e (iii) retirada do sócio, como se dá nas hipóteses legais de exercício do direito de recesso.

Para que serve a ação de dissolução parcial de sociedade?

A dissolução parcial da sociedade tem amparo no princípio da preservação da empresa e de sua função social, e visa evitar a dissolução e liquidação da sociedade quando ocorre a quebra da affectio societatis.

Quem pode propor a ação de dissolução parcial de sociedade?

Os legitimados para a ação de dissolução parcial são: a) o espólio do sócio falecido, quando a totalidade dos sucessores não ingressar na sociedade; b) os sucessores, após a partilha do sócio falecido; c) a sociedade, se os sócios sobreviventes não admitirem o ingresso do espólio ou dos sucessores do falecido na ...

O que é a dissolução de uma sociedade?

A dissolução de sociedade é a deliberação dos sócios pela extinção da empresa, que pode ser parcial ou total e pode ocorrer por diversas razões, tanto de comum acordo entre os sócios, pela vontade de um sócio, se for ocorrer a dissolução parcial, por término do prazo da empresa, pelo falecimento ou impossibilidade de ...

Aula 60 – Ação de Dissolução Parcial de Sociedade

24 questões relacionadas encontradas

O que é dissolução parcial de sociedade no caso de uma sociedade limitada?

A dissolução parcial da sociedade é justamente quando se dissolve apenas um ou mais vínculos societários, subsistindo o contrato com os sócios remanescentes e a sociedade “segue sua vida”.

Como fazer dissolução parcial de sociedade?

A dissolução parcial pode ser procedida de forma extrajudicial, quando os sócios, em comum acordo assim determinam, com a apuração dos haveres e liquidação das quotas do sócio retirante, sendo realizada a respectiva alteração contratual relativa a saída do sócio.

Quem pode pedir a dissolução de sociedade?

A sociedade pode ser dissolvida judicialmente, a requerimento de qualquer dos sócios, quando: I - anulada a sua constituição; II - exaurido o fim social, ou verificada a sua inexequibilidade. O contrato pode prever outras causas de dissolução, a serem verificadas judicialmente quando contestadas.

O que é a dissolução de uma empresa?

A dissolução é o ato através do qual a empresa decide ou reconhece que a empresa deverá deixar de ter existência.

E causa de dissolução da sociedade?

As causas que levam a dissolução parcial da sociedade ocorrem por morte ( art. 1.028 do Código Civil ), retirada ou recesso ( art. 1.029 ) e exclusão ou expulsão do sócio ( arts. 1.085 e 1.030 do Código Civil ).

Quais são as 4 fases da dissolução da sociedade?

II - o consenso unânime dos sócios; III - a deliberação dos sócios, por maioria absoluta, na sociedade de prazo indeterminado; IV - a falta de pluralidade de sócios, não reconstituída no prazo de cento e oitenta dias; V - a extinção, na forma da lei, de autorização para funcionar.

Quando um sócio pode ser excluído da sociedade?

A hipótese prevista pelo Código Civil permite a exclusão do sócio quando entender que um ou mais sócios estão pondo em risco a continuidade da empresa, em virtude de atos de inegável gravidade, que seriam as chamadas faltas graves.

Qual a natureza jurídica da ação de dissolução de sociedade?

A ação de dissolução de sociedade não possui natureza meramente declaratória, porquanto visa desconstituir o vínculo jurídico existente entre os sócios retirantes, a sociedade e os demais sócios.

Qual a diferença básica entre a dissolução total e a dissolução parcial?

A dissolução societária pode ser parcial ou total. Na primeira a personalidade jurídica da sociedade existe para a continuidade das atividades com a finalidade de obtenção de benefícios após a saída de um ou mais sócios enquanto na segunda não. Neste último caso a personalidade jurídica é mantida ( art.

Em que consiste a dissolução parcial e apuração de haveres?

A apuração dos haveres na dissolução parcial da sociedade segue as regras da retirada do sócio, previstas no contrato social, e no silêncio do contrato, pela via do balanço de determinação.

O que é dissolução parcial da sociedade anônima?

Significa dizer que nenhum acionista tem atualmente o direito de buscar em juízo a dissolução total da sociedade anônima por esse fundamento. Se a postular, alegando o não preenchimento do fim social, deve o juiz conceder a dissolução parcial, como recomenda o princípio da preservação da empresa.

Qual o prazo legal para o pagamento dos haveres em caso de dissolução parcial da sociedade?

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou que a data-base para apuração de haveres devidos a sócio retirante, em caso de dissolução parcial de sociedade limitada de prazo indeterminado, deve respeitar o prazo de 60 dias, conforme prevê o caput do artigo 1.029 do Código Civil.

Qual deve ser o valor atribuído à causa na petição inicial de ação de dissolução parcial de sociedade empresária fundamente indicando dispositivos legais e jurisprudência?

O valor da causa em ação de dissolução parcial de sociedade deve ser equivalente ao montante do capital social correspondente à participação do sócio que se pretende afastar do grupo.

Qual é o regime aplicável a dissolução parcial da sociedade em caso de falecimento de sócio nos termos do Código Civil?

No caso de morte de sócio, liquidar-se-á sua quota, salvo: I – se o contrato dispuser diferentemente; II – se os sócios remanescentes optarem pela dissolução da sociedade; III – se, por acordo com os herdeiros, regular-se a substituição do sócio falecido.

Qual deve ser o valor atribuído à causa na petição inicial de ação de dissolução parcial de sociedade empresária?

“O valor da causa na ação de dissolução parcial deve ter como base o montante do capital social correspondente à participação do sócio que pretende se afastar da sociedade empresária.” O entendimento é da 4ª turma do STJ, em processo julgado na tarde desta terça-feira, 16.

Quando uma empresa é considerada extinta?

- Considera-se extinta a pessoa jurídica no momento do encerramento de sua liquidação, assim entendida a total destinação do seu acervo líquido. Normativo: Código Civil - Lei nº 10.406, de 2002, arts.

Como se dá o processo de dissolução da sociedade empresarial?

Em geral, podemos dizer que os principais documentos que compõem o procedimento de dissolução de sociedade empresarial são:
  1. ata de assembleia (em caso de dissolução parcial por exclusão);
  2. notificação;
  3. termo de alteração de contrato social.

Qual a diferença entre desconstituição e dissolução?

" Caro Bruno Satake, ao meu ver a dissolução acontece quando um dos sócios busca a sua retirada da sociedade, ou seja, dissolve-se aquela união sem que seja extinta a pessoa jurídica anteriormente fabricada. Portanto no casso do encerramento de uma empresa EIRELI seria desconstituição.

O que precisa para poder desfazer uma sociedade?

Os 5 passos para você sair de uma sociedade empresária
  1. A certeza de que quer deixar a sociedade.
  2. Declare sua vontade aos outros sócios (art. 1.029 do Código Civil)
  3. Aguarde o prazo (art. 1.029 do Código Civil)
  4. Registre a alteração do contrato social.
  5. Receba o que investiu da devida forma.

Como destituir um sócio?

1.085 do Código Civil, que trata da possibilidade de exclusão extrajudicial de sócio minoritário, por deliberação de mais da metade do capital social, constatada a justa causa para a exclusão quando colocada em risco a atividade empresarial, desde que haja previsão expressa no contrato social.

Artigo anterior
Quais as vantagens das redes sociais para o mercado de trabalho?
Artigo seguinte
Tem onça no Cerrado?