O que dizer ou o que dizer?

Perguntado por: Artur Sérgio de Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (1 avaliações)

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa.

Qual o correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

O que dizer ou o que falar?

Dizer é afirmar, declarar. Falar é dizer palavras, expressar-se por meio de palavras: A testemunha disse a verdade. Disseram que sairiam à tarde. Diplomata fala várias línguas.

Quando usar dizer e falar?

Falar designa genericamente o acto de se exprimir oralmente por palavras, mas dizer associa a este aspecto o de veicular uma informação, referir, indicar, pronunciar-se sobre, comunicar (em geral, oralmente e por escrito).

Que ou que exemplos?

Enquanto pronome interrogativo, QUÊ é sempre acentuado quando aparece no final das frases. Quando sozinho pode se referir a uma indicação para repetir uma fala, como oi e diz. Exemplos de QUÊ como interrogação: Ele está procurando o quê?

FALAR ou DIZER?

45 questões relacionadas encontradas

Como usar o oque é o quê?

Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.

Que com acento ou não?

Não recebe acento quando estiver ocupando a função de pronome substantivo e pronome adjetivo. Exemplos: - pronome adjetivo: “Que horas são?”; “Que iniciativa bacana!” - pronome substantivo: “Que eles fizeram com você?”; “Que aconteceu por aqui hoje?”

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Pode falar ou pode dizer?

As três construções são corretas.

Neste caso, dizer é o verbo principal e poder é um verbo auxiliar modal, indicando de forma mais específica o modo como ocorre a ação verbal, ou seja, com obrigatoriedade, possibilidade, vontade, intenção, esforço, finalização, entre outros.

Qual a diferença entre dizer e dizendo?

Dizendo vem do verbo dizer. O mesmo que: expondo, caracterizando, aconselhando, falando, alegando, combinando, narrando, advertindo, ajustando.

Como se escreve disser ou dizer?

Se eu DIZER ou Se eu DISSER? O certo é "se eu DISSER".

O que é diz?

Significado de Diz

Diz vem do verbo dizer. O mesmo que: expõe, caracteriza, aconselha, fala, alega, combina, narra, adverte, ajusta.

Quanto à importância tem crase?

Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.

Qual é ou qual que é?

A diferença é que, enquanto o pronome relativo que é invariável, o pronome relativo qual é flexionado em gênero e número: o qual, a qual, os quais, as quais. O qual e que: Aquele aluno, o qual foi selecionado para representar o colégio, é o Pedro. Aquele aluno que foi selecionado para representar o colégio é o Pedro.

Como se escreve p * * * * * * *?

p*** - Dicionário Online Priberam de Português.

É correto dizer o alface ou a alface?

4) Uma simples consulta ao VOLP mostra que alface é palavra pertencente ao gênero feminino (a alface, e não o alface).

Pode-se é certo?

As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem. Correto: Pode-se entrar?

Pode com acento?

“Pôde” e “pode”: ambas são corretas

Assim sendo, “pôde” e “pode” existem na Língua Portuguesa, mas devem ser utilizados de maneiras diferentes. “Pôde”, com acento circunflexo, é o pretérito perfeito do verbo “poder”; já a forma “pode”, sem acento, é a forma do presente do indicativo do mesmo verbo.

Pode-se citar ou podem se?

Podem-se citar exemplos. (Exemplos podem ser citados.) Pode-se citar um caso. (Um caso pode ser citado.)

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Está esperando o quê ou o quê?

A palavra “que” sempre tem que ser acentuada quando for um pronome interrogativo em final de frases, como é o caso desta frase. Então a frase correta é: Está esperando o quê?

Como o quê?

Recomenda-se «como o quê», com acento circunflexo sobre o e, para marcar a sua tonicidade em final de frase, de acordo com indicação do Dicionário Houaiss.

Quanto a apresentação tem crase?

Se você tiver dúvida se o verbo precisa ou não de preposição, troque a palavra feminina por uma masculina. Se aparecer o artigo definido “o”, a oração original leva crase. Por exemplo: Eu assisti à apresentação. / Eu assisti ao filme.

Artigo anterior
Qual é o estado com menos criminalidade no Brasil?
Artigo seguinte
O que é espuma 100% poliuretano?