O que diz Wallon sobre a educação infantil?
Perguntado por: Henrique Azevedo Domingues | Última atualização: 10. März 2022Pontuação: 4.7/5 (34 avaliações)
Ele acredita que escolas devem criar situações educativas para direcionar as crise. De acordo com Henri Wallon, a dinâmica do desenvolvimento é complexa, não é estática e homogênea. Transforma-se junto com a criança conforme fatores orgânicos e sociais e ritmo de desenvolvimento.
O quê Wallon fala sobre a educação infantil?
A criança, para Wallon, é essencialmente emocional e gradualmente vai constituindo-se em um ser sócio-cognitivo. O autor estudou a criança contextualizada, como uma realidade viva e total no conjunto de seus comportamentos, suas condições de existência.
O quê Wallon destaca no processo de aprendizagem da criança?
Wallon buscando compreender o psiquismo humano volta sua atenção para a criança e assim enfocando o desenvolvimento em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são as fases do desenvolvimento e o vínculo entre cada campo funcional e suas implicações em um todo na criança.
Como Henri Wallon nomeia e explica cada fase do desenvolvimento infantil?
Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a afetividade e a inteligência se alternam.
Quais são as fases do desenvolvimento infantil segundo Wallon?
Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...
HENRI WALLON (1) - AFETIVIDADE E INTELIGÊNCIA | TEORIA PSICOGENÉTICA
Como ocorre o desenvolvimento para Wallon?
Na proposta da teoria de Henri Wallon, o desenvolvimento é visto como uma passagem advinda da completa imersão social. ... Wallon afirmava que o desenvolvimento surge por meio de uma sucessão de estágios. Um caminho contínuo e assistemático, de modo que a criança oscila entre a inteligência e afetividade.
Quais são os principais conceitos de Wallon?
A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
Quais as principais contribuições da teoria de Wallon para a educação?
Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.
Quais foram as principais contribuições de Wallon no estudo da psicomotricidade?
Seu estudo sobre o desenvolvimento cognitivo foi centrado na psicogênese da pessoa completa, mas seu estudo se deu a partir do desenvolvimento psíquico da criança. ... Wallon acreditava que a cognição está alicerçada ao que ele deu o nome de campos funcionais: o movimento, a afetividade, a inteligência e a pessoa.
Como a teoria de Wallon pode ser utilizada em sala de aula?
A teoria de desenvolvimento de Henri Wallon é um instrumento que pode ampliar a compreensão do professor sobre as possibilidades do aluno no processo ensino-aprendizagem e fornecer elementos para uma reflexão de como o ensino pode criar intencionalmente condições para favorecer esse processo, proporcionando a ...
Qual a importância da teoria de Wallon?
A Teoria da Afetividade de Wallon, nesse sentido, nos serve para questionar qualquer forma de ensino que não leve em consideração a compleição afetiva, social e política da educação, onde “todas as crianças, sejam quais forem suas origens familiares, sociais, étnicas, tem direito igual ao desenvolvimento máximo que sua ...
Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon?
Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.
Qual era o objeto de estudo de Wallon?
Wallon propõe a psicogênese da pessoa completa, ou seja, o estudo integrado do desenvolvimento. Considera que não é possível selecionar um único aspecto do ser humano e vê o desenvolvimento nos vários campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil (afetivo, motor e cognitivo).
Qual é o papel do professor para Wallon?
Ocupa uma função ímpar e privilegiada no desenvolvimento da criança e pode contribuir para o sucesso ou o fracasso do aluno na escola. Ele pode estabelecer vínculos afetivos muito fortes com e entre os alunos. Conclui-se, portanto, que o professor contagia e é contagiado pelos alunos. Wallon (1971, p.
Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento Segundo a teoria de Wallon?
Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento segundo a teoria de Wallon? Resposta Selecionada: afetividade, cognição, motricidade. Resposta Correta: afetividade, cognição, motricidade.
Quanto ao desenvolvimento de consciência de Henri Wallon?
QUESTÃO 2 Quanto ao desenvolvimento da consciência, Henri Wallon a ) acredita ser uma questão central a ser trabalhada quando se trata de desenvolvimento da criança. b ) diz ser uma questão importante, porém não é passível de estudo. c ) não se preocupa com essa questão e centra-se na questão dos estágios.
Como acontece às aquisições cognitivas em Wallon?
Pode-se apreender da leitura de Wallon que as funções psicológicas superiores desenvolvem-se a partir das dimensões motora e afetiva. E que esta se alterna e conflitua com a afetividade, em especial com a emoção. Contudo a cognição permanece inseparável da afetividade, devendo no adulto alcançar um equilíbrio dinâmico.
Como Wallon define o movimento?
Wallon fala da afetividade e da socialização da criança. ... O movimento também está relacionado à origem da representação, ele dá suporte à representação na medida em que torna presente um objeto ou cena imaginada por meio dos gestos que a criança utiliza para imitar.
O que a teoria Piaget defende?
Principal representante da psicologia da aprendizagem, que centra suas investigações nas estruturas cognitivas, Jean Piaget defendia a ideia de que o conhecimento não existe: aquilo a que se dá este nome é um conjunto de capacidades intelectuais hierarquicamente classificadas que requerem uma visão científica mais ...
Qual a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem?
A afetividade estimula o desenvolvimento do saber e da autonomia, por meio das relações que a criança estabelece com o meio e, por isso, ela deve ser respeitada e amada em seu ambiente escolar, pois em seu processo de aprendizagem ela começa a expressar seus sentimentos e emoções, e dessa forma consegue se desenvolver ...
Qual a importância da afetividade na vida do ser humano?
A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.
Como trabalhar a emoção em sala de aula?
Seja paciente e tente dirigir os estímulos numa condução de bons pensamentos. Reconhecer as emoções em outras pessoas: colocar-se no lugar do outro abre caminho para que possamos trabalhar a sensibilidade e a empatia. Todos possuem sentimentos e emoções, de diferentes intensidades e em diferentes momentos.
Como trabalhar as emoções em sala de aula?
- Autoconhecimento: para que o professor consiga lidar com os diferentes perfis de alunos e suas emoções que podem ser conflitantes, é preciso ter o autoconhecimento emocional. ...
- Tente racionalizar: lidar com pessoas não é uma tarefa fácil 100% do tempo.
Como trabalhar a afetividade em sala de aula?
Alguns valores como: sentir a presença do outro, sentir-se bem, perceber o olhar, o abraço, compreender o olhar das crianças devem ser resgatados na escola. Segundo Libâneo, os aspectos sócio-emocionais cooperam para a relação professor-aluno.
Como trabalhar o tema afetividade?
A contação de histórias é um ótimo meio de estimular a afetividade na Educação Infantil. Desde os primeiros meses de vida, quando começam a frequentar a creche, as histórias podem ser uma atividade válida. Elas têm um papel incrível no desenvolvimento cognitivos e na construção de relação entre educadores e alunos.
Qual é a fruta que tem ômega 3?
Quando surgiu a depilação egípcia?