O que diz Piaget sobre jogos e brincadeiras?

Perguntado por: Valentim Joel Jesus de Pinho  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (63 avaliações)

Piaget (1978) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.

O que defende Piaget sobre os jogos na educação?

Para Piaget (1998) os jogos são essenciais na vida da criança. De início tem-se o jogo de exercício que é aquele em que a criança repete uma determinada situação por puro prazer, por ter apreciado seus efeitos e logo, começará a apreciar os jogos na qual sobressaem melhor as suas habilidades e interesses.

Como Piaget define o jogo?

Na concepção de Piaget, o jogo é em geral a assimilação que se sobressai à acomodação, uma vez que o ato da inteligência leva ao equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, sendo a última prorrogada pela imitação.

Como Piaget classifica os jogos?

Piaget classifica os jogos de exercício sensório-motor em duas categorias: puros e referentes ao pensamento. Subdivide os jogos sensório-motores puros em três tipos: de simples exercícios, de combinações sem finalidade e de combinações com finalidade.

O quê Piaget fala sobre a atividade lúdica para a criança?

Piaget (1971) ressalta que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. Diante de tal pensamento, compreende-se a importante do universo lúdico na infância, pois através dele, a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo ao seu redor.

Jean Piaget: Jogos e Simbolismo / Lino de Macedo

28 questões relacionadas encontradas

Quais teoricos falam sobre o ludico?

Mencionamo-nos renomados autores como Vygotsky (1992), Winnicott (1975), Huizinga (1990), Marcelino (1990), Friedman (1992), Rego (2001), entre outros que de tal modo abordam a importância do lúdico no desenvolvimento infantil na Educação Infantil.

Qual é a função da atividade lúdica?

Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer aquando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. As atividades lúdicas abrangem "os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais, e os jogos de azar".

Como podemos classificar os jogos e brincadeiras?

a) Adulta: são jogos para maiores de dezoito anos. b) Infantil: são para crianças com até sete anos. c) Infanto juvenil: são para crianças de oito a doze anos. d) Juvenil: são para jovens com mais de doze anos.

Como se chamava o filósofo que define e classifica os jogos?

Ludwig Wittgenstein. Ludwig Wittgenstein foi provavelmente o primeiro filósofo acadêmico a tentar criar uma definição para jogo.

O que é o jogo para Vygotsky?

Para Vygotsky, os jogos e brincadeiras têm funções efetivas no desenvolvimento da criança. No âmbito escolar o jogos é um vínculo para o desenvolvimento intelectual da criança. Portando é notório que a utilização dessa ferramenta no ensino de matemática é de suma importância.

Como Piaget e Vygotsky veem o jogo no contexto educacional?

Já no que diz respeito aos estudos de Vygotsky (1984), o jogo é considerado um estímulo à criança no desenvolvimento de processos internos de construção do conhecimento e no âmbito das interações com os outros.

O que a Bncc fala sobre o brincar?

O brincar na BNCC é combinado como direito basal e recurso de incremento da criança. Nos díspares campos de conhecimentos, o brincar surge como abordagem vivencial a ser trabalhada de forma intencional e organizada pelo professor, já que a brincadeira é intercessora de aprendizagens significativas na Educação Infantil.

Qual a função educacional da atividade lúdica?

O lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.

Quais os benefícios das atividades lúdicas?

Benefícios da ludicidade
  • Desenvolvimento cognitivo, motor e da psicomotricidade da criança.
  • Estimula a criatividade, fantasia e imaginação.
  • Exploração de habilidades.
  • Favorece a sociabilização.
  • Contribui com o desenvolvimento de competências interativa.

O quê Wallon fala sobre ludicidade?

Preocupado com o caráter utilitarista do ensino, Wallon pontuou que a diversão deve ter fins em si mesma, possibilitando às crianças o despertar de capacidades, como a articulação com os colegas, sem preocupações didáticas.

Quem inventou o lúdico?

Os índios, os portugueses e os negros foram os precursores dos atuais modelos e maneiras de desenvolvimento do lúdico que mantemos até hoje, no Brasil. Nos últimos séculos, houve no Brasil, uma grande mistura de povos e raças, cada qual com suas culturas, crenças, educação.

Quais foram as marcas que a ludicidade deixou na história?

A ludicidade, apesar de ser um tema atual, apresenta contribuições com base nos primórdios. Nesse sentido, disserte sobre as marcas que a ludicidade deixou na história. RESPOSTA ESPERADA: Na época dos primórdios, as atividades lúdicas vivenciadas foram expressas por meio de desenhos, símbolos e formas.

Qual a importância do lúdico na sala de aula?

O lúdico em sala de aula é ingrediente importante para a socialização, observação de comportamentos e valores. (2010, p. 1). Nesse sentido, a ludicidade funciona como um interventor e facilitador da aprendizagem no espaço escolar.

Qual a importância da ludicidade na educação infantil?

Ludicidade como metodologia significa respeitar a interpretação da criança sobre o mundo e o lugar que ela ocupa nele. Através do lúdico, a criatividade, curiosidade e o desejo por saber acontecem de maneira natural, ampla e fluida, fazendo com que a educação aconteça de forma emancipadora, afetiva e plural.

O que a BNCC fala sobre o brincar o cuidar e o educar na Educação Infantil?

Cuidar e educar

A BNCC valida e reforça esse conceito de que as ações de cuidado estão plenamente integradas com as ações de conhecer e explorar o mundo, criando campo propício para a sistematização dos conhecimentos, que acontece na etapa posterior do Ensino Fundamental.

Qual o objetivo de brincar na Educação Infantil?

É através do brincar que a criança forma conceitos, seleciona ideias, percepções e se socializa cada vez mais. O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais.

Qual é o objetivo da brincadeira?

Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza suas emoções. O principal objetivo da brincadeira é explorar.

Quais os 3 tipos de jogos Segundo Piaget?

Piaget (1978) aponta três sucessivos sistemas de jogo: de exercício, simbólico e o de regras.

Qual o papel do lúdico no desenvolvimento infantil segundo estudos de Piaget e Vygotsky?

Piaget (1998) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa. … Já Vygotsky (1978) define o brinquedo como algo que preenche as necessidades da criança, o que significa entendê-lo como algo que motiva para a ação.

O que é o jogo simbólico para Vygotsky?

A criança ao mesmo tempo em que brinca individualmente pode transformar o jogo simbólico em coletivo, basta se juntar com mais crianças. Para Vygotsky (2003 pg. 60), o que define o brincar é a situação imaginária criada pela criança.

Artigo anterior
Quem foi que matou Neji?
Artigo seguinte
Como funciona a Lei do pedágio?