O que diz o artigo 473 da CLT?

Perguntado por: Rui Davi Anjos  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (37 avaliações)

O que o artigo 473 da CLT diz sobre atestados? Como vimos anteriormente, o artigo 473 da CLT regulamenta atestados para uma série de ocasiões médicas, possíveis de justificar a ausência de um trabalhador em seu expediente. Sendo esse documento comprobatório, para que o profissional não tenha descontos em seu salário.

O que quer dizer o artigo 473 da CLT?

Artigo 473 da CLT: quais são as faltas justificadas? Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o trabalhador pode faltar sem perder remuneração se ocorrer alguns dos seguintes casos: Alistamento como eleitor: 2 dias. Doação voluntária de sangue devidamente comprovada: 1 dia.

Quanto às faltas justificadas o artigo 473 da CLT esclarece as situações em que o empregado poderá deixar de comparecer ao trabalho sem prejuízo do salário?

473 - O empregado poder á deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário: I - até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou...

O que é considerado falta justificada?

A falta justificada nada mais é do que a ausência do colaborador por um certo período de tempo, respaldada por lei. Ou seja, a legislação autoriza que não haja o desconto do colaborador, mediante a certas situações, de acordo com cada situação.

O que diz a CLT sobre falta injustificada?

As faltas injustificadas podem causar demissão por justa causa. De acordo com o Artigo 482 do Decreto Lei nº 5.452 da CLT, um dos motivos que provocam a demissão por justa causa é a desídia. A desídia no universo corporativo entendida como o desleixo do funcionário em relação ao desempenho de suas funções.

CONFIRA O QUE ESTA PREVISTO NO ART. 473 DA CLT SOBRE FALTAS | 7 EM 30 | SERMAISEU

30 questões relacionadas encontradas

Quantas faltas injustificadas o funcionário pode ter?

Cinco é o número máximo de faltas injustificadas permitidas pela legislação trabalhista ao longo do ano. Se o trabalhador faltar mais de cinco vezes sem justificativa, pode perder alguns dias de férias ou, até mesmo, perder o direito a elas.

O que a lei diz sobre falta no trabalho?

A falta do trabalhador ao serviço enseja o desconto do dia respectivo em sua remuneração, salvo se a falta for considerada justificada. O empregado perde a remuneração do dia de repouso quando não tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana, salvo se as faltas forem consideradas justificadas.

Quais são os tipos de faltas justificadas?

Quais são os tipos de faltas justificadas?
  • Falecimento do cônjuge, filhos, pais, irmãos ou que sob sua dependência econômica, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social – Ausência permitida de até dois dias (consecutivos);
  • Casamentos – Ausência permitida de até três dias (consecutivos);

Como calcular falta justificada?

Como calcular DSR sobre faltas e atrasos
  1. Para colaboradores mensalistas. (salário mensal ÷ 30 dias) x quantidade de domingos e feriados no mês.
  2. Para colaboradores comissionados. (soma dos valores mensais de comissão ÷ número de dias úteis no mês) x quantidade de domingos e feriados no mês.
  3. Para horistas.

Qual a diferença entre falta justificada e falta abonada?

A “falta abonada” ocorre quando a falta do empregado, além de não gerar nenhuma punição, não acarreta nenhum desconto salarial, já que teve um motivo justo. Por isso não existe diferença entre os dois “tipos” de falta, pois todas as faltas justificadas são abonadas.

O que diz a CLT sobre atestado médico?

O que diz a CLT sobre atestado médico

O artigo 6º da Lei 605/49, consolida o atestado médico como justificativa para o abono de faltas e apresenta como motivos justificados para uma ausência no trabalho, os acidentes de trabalho e as doenças devidamente comprovadas.

Quantos dias o funcionário pode faltar sem justa causa?

Decorridos 30 dias de ausência não justificada, o empregado deve ser notificado a se apresentar, sob pena de demissão por justa causa devido à caracterização de abandono de emprego.

É justificada a falta nos dias em que o empregado estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior?

Art. 473 - O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário: VII - nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior.

Quantos dias de dispensa por falecimento de pai?

2 dias corridos (excluindo o dia do óbito, caso o servidor compareça ao trabalho) no caso de falecimento de cônjuge ou companheiro(a), ascendentes (pais e avós), descendentes (filhos, inclusive natimorto, e netos), irmãos ou pessoa que viva sob sua dependência econômica.

Qual artigo da CLT fala sobre advertência?

Não há na CLT previsão para a advertência. Sua possibilidade jurídica advém do costume, e sendo este uma fonte do direito, é autorizada expressamente pelo art. 8o da CLT. O Direito do Trabalho, tanto quanto qualquer outro ramo do Direito, exige proporcionalidade entre falta e sanção.

O que significa três dias consecutivos?

um imediatamente após outro; Seguido, após, sucessivo... Exemplo: o número 5 é consecutivo do número 4, a sexta-feira é consecutiva da quinta-feira. Esperou-a, em vão, oito dias consecutivos.

Como calcular o valor de uma falta no trabalho?

Para calcular o desconto de faltas na folha de pagamento a empresa deve dividir o salário do funcionário em 30 e multiplicar o resultado pelo número de dias de faltas injustificadas.

Como fazer uma justificativa de falta no trabalho?

Para abonar e justificar suas faltas, é necessário que o empregado leve ao empregador o documento que comprove a situação em que a falta poderá ser abonada. Esse abono pode ocorrer por causa de leis, convenções coletivas de trabalho ou até mesmo por determinação do empregador, que julgou a falta justificável.

Como calcular falta no aviso prévio?

Esse cálculo varia de acordo com a modalidade de aplicação do aviso. O valor da remuneração será igual a: salário do colaborador no último mês antes do aviso prévio / número de dias do mês no qual o aviso prévio acontecer x número de dias ao qual o colaborador faz jus.

Quais ações são consideradas ausências justificadas do trabalho?

Falecimento – Na ocasião do falecimento de algum ente próximo (ex: cônjuge, irmãos, pais, avós, filhos etc.), o funcionário pode faltar até 2 dias consecutivos. (Decreto-lei 229 – 1967) Casamento – Em caso de casamento funcionário, ele ou ela tem direito a faltar por 3 dias consecutivos. (Decreto-lei 229 – 1967)

Qual o nome das faltas conforme determina a legislação?

As faltas justificadas são aquelas que possuem respaldo em lei, ou seja, que a legislação autoriza que o funcionário se ausente por um certo período de tempo de acordo com cada situação.

Quando o trabalhador tem direito a faltar?

Levar filhos em consulta médica: O funcionário poderá faltar uma vez por ano para acompanhar filho ou filha de até seis anos em consulta médica. Exames preventivos de câncer: Comprovando a realização, o funcionário poderá se ausentar até três vezes no ano para exames preventivos.

Quando o funcionário falta 1 dia desconta 2?

Assim, se o trabalhador esteve ausente por um dia, o DP deve descontar 1/6 do valor do DSR da remuneração. Se esteve ausente por dois dias, o desconto deve ser de 2/6 e por aí vai.

O que acontece se faltar 1 dia de trabalho?

2- Quem faltar do serviço, sem uma justificativa, perde também o valor do Descanso Semanal Remunerado (DSR). O trabalhador recebe esse valor, que normalmente é concedido aos domingos. Mas se ele falta perde esse valor que equivale, a nada mais, nada menos, que a um dia de serviço.

Qual o número de faltas para reprovar?

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo.

Artigo anterior
Quantas sílabas tem a palavra?
Artigo seguinte
Com quantos anos pode tirar carteira de motorista em portugal?