O que diz o artigo 2 da CLT?

Perguntado por: Joel Amaral Miranda  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (39 avaliações)

CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO
Art. - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.

Quem pode ser equiparado ao empregador?

§ 1º - Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.

Qual o artigo que fala sobre a jornada de trabalho?

Como falamos acima, a jornada de trabalho de um trabalhador em regime celetista deve ser de 8 horas diárias e 44 horas semanais, essa regra aparece no artigo 58 da CLT.

O que se entende por empregador por equiparação no direito do trabalho?

Empregador por Equiparação.

Constituem-se em empregadores por equiparação os profissionais autônomos, as instituições de beneficiência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, os sindicatos, as cooperativas, os condomínios, desde que contratem empregados para trabalharem para si.

O que o trabalhador tem direito a receber?

O direito do trabalho, também chamado de direito trabalhista, é um ramo do direito privado que é responsável por regular a relação jurídica entre trabalhadores e empregadores, baseado nos princípios e leis trabalhistas. O direito do trabalho é um dos ramos do direito privado mais importantes para a sociedade.

Comentários ao Art. 2º da CLT

28 questões relacionadas encontradas

Quais são as 4 funções do direito do trabalho?

Os princípios, portanto, assumem funções no estudo e na aplicação do Direito, incluindo o Direito do Trabalho. Nesse ramo do direito, especificamente, eles assumem três funções, quais sejam, interpretativa, informadora e supletiva.

Como podemos conceituar o empregador?

O empregador pode ser uma pessoa física que exerça uma atividade ou explore um negócio e que, para tanto, contrate empregados. Pode ser também uma pessoa jurídica, que corresponde a um instrumento, uma técnica jurídica que visa a alcançar fins práticos, como a autonomia patrimonial e a limitação de responsabilidades.

Quais são os tipos de empregador?

Quanto à natureza da titularidade, existem os empregadores proprietários, arrendatários, cessionários, usufrutuários, etc. Quanto ao tipo de atividade, há empregadores industriais, comerciais, domésticos e públicos.

Qual o conceito de empregado empregador grupo de empresas?

De acordo com o artigo 2º da CLT, “Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que assumindo riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige pessoal de serviços”. ... A atividade econômica do grupo de empresas não precisam necessariamente ter o mesmo objeto social.

O que diz o artigo 4 da CLT?

Art. 4º - Considera-se como de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada.

O que diz o artigo 130 da CLT?

Todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração. Art. 130.

O que diz o artigo 73 da CLT?

73 - Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna. § 1º - A hora do trabalho noturno será computada como de 52 minutos o 30 segundos.

O que diz o artigo 74 da CLT?

De acordo com a nova redação do artigo 74 da CLT, o controle de ponto será obrigatório Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) empregados.

O que diz o artigo 429 da CLT?

O Art. 429 , da CLT dispõe que: “Os estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a cinco... Caso o aprendiz seja pessoa com deficiência, não haverá limite máximo de idade para a contratação (art.

O que diz o artigo 67 da CLT?

67 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que aduz que “será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.”

Quais são os tipos de empregados?

As espécies de trabalho e a configuração do vínculo empregatício
  • 1 – ESTÁGIO PROFISSIONAL: ...
  • 2 – TRABALHADOR AUTÔNOMO: ...
  • 3 – EMPREGADO DOMÉSTICO: ...
  • 4 – TRABALHO VOLUNTÁRIO: ...
  • 5 – TRABALHO EVENTUAL: ...
  • 6 – TRABALHADOR AVULSO: ...
  • 7 – TRABALHADOR TEMPORÁRIO:

São características do empregador?

Características do empregador

Admitir: contratação de pessoas qualificadas para executarem os serviços. Assalariar: o empregador que admite deve pagar o salário respectivo ao empregado pelos serviços prestados. Dirigir: o empregador deve controlar e administrar a prestação de serviços dos empregados.

Qual é a diferença entre empregado e empregador?

Diferença entre Empregador e Empregado

A diferença entre empregado e empregador está evidenciada e descrita na C.L.T. “Enquanto o empregado é aquele que presta serviço mediante pagamento de salário, o empregador é aquele, que assume a responsabilidade econômica e de contratações dos empegados”.

Quais são as duas características da figura do empregador?

A doutrina elenca duas características (ou efeitos) da figura do empregador, de um lado, a sua despersonalização, para fins jus trabalhistas; de outro lado, sua assunção dos riscos do empreendimento e do próprio trabalho contratado.

Quais são os principais deveres do empregador?

Quais as principais obrigações a serem cumpridas?
  • Assinar a carteira do funcionário. A primeira e mais óbvia obrigação é o registro do funcionário em carteira de trabalho. ...
  • Pagar o salário em dia. ...
  • Pagar os encargos trabalhistas. ...
  • Oferecer repouso para refeição, interjornada e semanal.

Quais são os poderes do empregador?

Ressalta-se que este poder se divide em quatro faces[3]: poder diretivo, ou também chamado de poder organizativo; poder regulamentar; poder fiscalizatório, conhecido também como poder de controle; e poder disciplinar.

Como saber o valor da minha rescisão?

Divida o seu salário por 12 e multiplique pela quantidade de meses que você trabalhou no ano que está em curso. No exemplo anterior, basta multiplicar 1/12 do seu salário por 6. Aqui, novamente vale a data de corte do dia 15 de cada mês para o cálculo proporcional.

Como fazer o cálculo do FGTS de 1999 a 2013?

O Supremo Tribunal Federal decidiu que todos os trabalhadores que tinham dinheiro no FGTS de 1999 a 2013 têm direito a revisão de saldo. Como o FGTS é corrigido pela TR (Taxa Referencia) mais 3% ao ano, porém este reajuste não reflete a inflação, fazendo o trabalhador perder ser poder de compra.

Como calcular o valor da rescisão?

Como calcular rescisão corretamente?
  1. (Salário / 30) x N° de dias trabalhados = SALDO DE SALÁRIO.
  2. (Salário mensal / 12) x N° de meses trabalhados = 13° SALÁRIO.
  3. Salário + (Salário x ⅓) = FÉRIAS VENCIDAS.
  4. (Meses trabalhados / 12) + Valor das férias vencidas = FÉRIAS PROPORCIONAIS.
  5. Salário mensal x 8% = Depósito mensal do FGTS.

Artigo anterior
Quais são as principais vantagens do planejamento estratégico?
Artigo seguinte
Quantos kg aguenta um osso?