O que diz Emilia Ferreiro sobre a leitura ea escrita?

Perguntado por: Tomé Lisandro de Correia  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (60 avaliações)

Emília Ferreiro (1999) aponta que a criança passa por várias fases até que se chegue à aprendizagem da leitura e da escrita. Para ela, a aquisição dessa aprendizagem depende da elação que a criança tem desde pequena com a escrita.

O quê Ferreiro fala sobre a escrita?

Ferreiro (1985) coloca que pensar a alfabetização como aquisição de um código, tendo a escrita como transcrição da oralidade, é entender a aprendizagem como aquisição de uma técnica, sendo que basta o alfabetizando decodificar os sinais gráficos para ser considerado um leitor.

Qual a importância da escrita e sua função social de acordo com Emilia Ferreiro?

Segundo ela, a compreensão da função social da escrita deve ser estimulada com o uso de textos de atualidade, livros, histórias, jornais, revistas. Para a psicolinguista, as cartilhas, ao contrário, oferecem um universo artificial e desinteressante.

O que é a leitura e escrita?

Ler é um conjunto de habilidades e comportamentos, é decodificar silabas ou palavras evoluindo até a leitura de um texto, dentro de um contexto. Escrever são habilidades e comportamentos, que vão desde escrever o próprio nome até a evolução da escrita de uma monografia.

Qual a importância da leitura e da escrita na vida das pessoas?

O exercício da leitura e da escrita melhora a redação, a interpretação de texto e as noções de ritmo e pontuação. Ainda, enriquece o vocabulário, amplia as capacidades cognitivas, permite a compreensão de ideias e possibilita organizar as linhas de pensamento.

Nova Escola | Emilia Ferreiro | Leitura e escrita na Educação Infantil

41 questões relacionadas encontradas

Qual é a importância da leitura em nossas vidas?

Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento.

Qual é a importância da escrita?

A escrita é muito importante para a humanidade porque possibilita o registro de informações relevantes que ficarão acessíveis para as próximas gerações. Ela possibilita que a história seja registrada e seja conhecida além do espaço geográfico e do tempo de sua ocorrência.

Qual o papel da leitura e escrita?

Elas têm um papel social de grande importância tanto para escrever seus direitos, para trabalhar, informar como para ampliar seus conhecimentos. Na escola, deve – se ter um contato direto e real de diferentes gêneros textuais como ouvir histórias, reconta-las e até escrevê-las. Smolka (2003, p.

O que diz a Bncc sobre leitura e escrita?

Sobre a importância da alfabetização, a Base diz que “aprender a ler e escrever oferece aos estudantes algo novo e surpreendente: amplia suas possibilidades de construir conhecimentos nos diferentes componentes, por sua inserção na cultura letrada, e de participar com maior autonomia e protagonismo na vida social.”

O que Paulo Freire diz sobre a leitura e escrita?

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, afirmou Paulo Freire na obra intitulada A Importância do Ato de Ler (1988). Com essa afirmação, Freire revela que o mundo que se movimenta para o sujeito em seu contexto pode ser diferente do mundo da escolarização.

Qual a metodologia proposta por Ferreiro?

O método, segundo a autora, não cria conhecimento. O que seria correto, na concepção de Ferreiro, seria se interrogar, “através de que tipo de prática a criança é introduzida na linguagem escrita, e como se apresenta esse objeto no contexto escolar” (2000, p. 30).

Qual é a importância da escrita espontânea no processo de alfabetização?

A escrita espontânea ajuda a criança a:

Refletir sobre os conhecimentos adquiridos. Observar as características gráficas das letras do alfabeto. Estabelecer conexões entre os grafemas e fonemas das palavras.

Quais são os principais níveis da psicogênese da escrita de acordo com Emilia Ferreiro?

Ferreiro dispôs em cinco os níveis da psicogênese da escrita: pré-silábico, silábico (com ou sem valor sonoro), silábico-alfabético e alfabético.

O que vem primeiro a leitura ou a escrita?

O que devemos ensinar primeiro? Devemos começar pelo ensino da leitura, por ser menos complexo do que a escrita, mas também porque a habilidade da escrita pressupõe habilidades de leitura.

Em que se centra o processo aprendizagem da escrita?

Em aproveitar o uso real da escrita em cada contexto, facilitando a compreensão da sua utilidade e a apropriação das diversas convenções.

Quais são as fases da escrita?

Os Níveis de Escrita ✍️
  • 5.1 Primeiro nível → Pré-silábico I – Indiferenciado.
  • 5.2 Segundo nível → Pré-silábico II – Diferenciado.
  • 5.3 Terceiro nível → Silábico.
  • 5.4 Quarto nível → Alfabético.

Qual é a habilidade EF15LP01?

A habilidade EF15LP01 consiste em: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se ...

Qual é a habilidade EF69LP32?

A habilidade EF69LP32 consiste em: Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas ...

Qual é a habilidade EF69LP35?

A habilidade EF69LP35 consiste em: Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do ...

Qual é o papel da leitura?

A leitura melhora o aprendizado dos estudantes, pois estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, pois mantém o raciocínio ativo, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos.

Qual é o papel fundamental do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita?

A leitura serve não só para aprender a ler, mas também para aprender outras dimensões da vida e do mundo. De acordo com Silva (1983, p. 42): “Ao aprender a ler ou a ler para aprender, portanto, o indivíduo executa um ato de conhecer e compreender as realizações humanas através da escrita”.

Qual é o objetivo da leitura?

Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.

Qual é a importância da escrita para a história?

Todo o desenrolar da história da escrita foi um passo importante para a humanidade, não somente por ser um recurso que comprova os registros históricos, mas também por representar uma outra forma de ler e interpretar o mundo.

Qual é a importância da escrita para a história da humanidade?

O uso da escrita deu início a um tipo de comunicação que tornava possível entrar em contato com mensagens produzidas por pessoas que haviam morrido há séculos, ou distantes milhares de quilômetros. Sabe-se que a escrita surgiu em diferentes lugares, tornando-se um poderoso apoio para a memória humana.

Qual é o valor da leitura?

Atribui-se à leitura um valor positivo absoluto: ela traria benefícios óbvios e indiscutíveis ao indivíduo e à sociedade – forma de lazer e de prazer, de aquisição de conhecimentos e de enriquecimento cultural, de ampliação das condições de convívio social e de interação.

Artigo anterior
Pode juntar novas provas no recurso de apelação?
Artigo seguinte
É verdade que o histórico do Google fica no roteador?