O que diz a teoria do eterno retorno de Nietzsche?

Perguntado por: Hugo Simão de Anjos  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (1 avaliações)

O eterno retorno é uma teoria de que o universo e toda a existência e energia estiveram recorrentes e continuarão a ocorrer, de forma autossemelhante um número infinito de vezes através do tempo ou espaço infinito, ou de que há um padrão cíclico de certas recorrências, como em eras na roda do tempo.

O que é a teoria do eterno retorno de Nietzsche?

Nietzsche trabalha o Eterno Retorno como uma arma contra o niilismo, para revertê-lo e dar um outro centro de gravidade para os valores: esta realidade, esta vida. A força do Eterno Retorno está na possibilidade de fundar uma filosofia pautada na imanência pura. Eis a sua importância.

Em que livro Nietzsche fala sobre o eterno retorno?

O presente artigo tem como objetivo principal investigar as nuances da relação estabelecida entre a noção de amor fati e o pensamento do eterno retorno tal como aparecem no livro IV de “A gaia ciência” (1882), obra de Friedrich Nietzsche.

Como o conceito de eterno retorno pode nos fazer viver melhor?

Como doutrina, o eterno retorno fornece um imperativo para a ação: “a tarefa consiste em viver de tal maneira que devas desejar viver de novo – tu viverás de novo de qualquer modo!”. É inevitável que a existência, tal como ela é se repita; é imprescindível que homem, não possuindo outra vida além dessa a afirme.

É sagrado o eterno retorno?

O Eterno Retorno não é apenas a concepção pela qual pensamos o mundo (cosmos) retornando ao fim de cada ciclo (cósmico) para o caos primitivo. A questão do retorno também envolve questões complexas como o tempo e como o homem encara a História. ... Que esta história é sagrada, preservada e transmitida pelos mitos.

O Eterno Retorno de Nietzsche

39 questões relacionadas encontradas

O que era o Super-homem segundo o pensamento de Nietzsche?

Entre vários escritos, criou o termo super homem (Übermensch) para designar um ser superior aos demais que, segundo Nietzsche era o modelo ideal para elevar a humanidade. Para ele, a meta do esforço humano não deveria ser a elevação de todos, mas o desenvolvimento de indivíduos mais dotados e mais fortes.

Quando o conceito de eterno retorno funciona como um guia moral para nossas ações?

Como doutrina, o eterno retorno fornece um imperativo para a ação: “a tarefa consiste em viver de tal maneira que devas desejar viver de novo – tu viverás de novo de qualquer modo!”. É inevitável que a existência, tal como ela é se repita; é imprescindível que homem, não possuindo outra vida além dessa a afirme.

Como devemos viver nossa vida segundo o amor fati?

Muito pelo contrário: devemos abraçá-lo, dispostos a viver a mesma vida quantas vezes ela se repetisse. Isso porque, afinal, a vida é tudo o que realmente temos. “Minha fórmula para a grandeza é o amor fati: não deseje nada diferente, nem para a frente, nem para trás, nem em toda a eternidade.

O que é eterno filosofia?

Eternidade é um conceito filosófico que se refere, no sentido comum, a inexistência do tempo, logo sendo algo infinito. No sentido filosófico, refere-se a algo que não pode ser medido pelo tempo, porquanto o transcende. Nesse sentido, eterno é algo sem começo e nem fim.

Como entender o livro Assim Falou Zaratustra?

O livro conta a história de um pensador que desce das montanhas para ensinar aos homens o que descobriu em seu isolamento. Nietzsche usa linguagem poética e aforismos para trazer seus preceitos, como a famosa frase: “Deus morreu”.

O que é tempo para Nietzsche?

O tempo não é uma seta. ... O que Nietzsche está dizendo é que isso acontece o tempo todo e com todos os corpos por todos os lugares. Inevitavelmente, tudo vem-a-ser e deixa de ser. Não há uma só força infinita, não há Deus.

Quando o Nietzsche Chorou?

Quando Nietzsche Chorou é o primeiro romance do psicoterapeuta e professor Irvin D. ... Obra que traça paralelo entre ficção e realidade e apresenta personagens históricos como Josef Breuer, influenciador do futuro pai da psicanálise: Sigmund Freud, e o filósofo Friedrich Nietzsche.

Quem criou o eterno retorno?

O Eterno Retorno de todas as coisas, aquela que, em nossa série, chamamos de Eterno Retorno Cosmológico é a primeira e menos intensa das formulações. Ela não promove a aceleração digna de um conceito como esse.

Qual a diferença entre Apolineo e Dionisiaco?

O Apolíneo é o lado da razão e do raciocínio lógico. Por outro lado, o Dionisíaco é o lado do caos e apela para as emoções e instintos.

Qual a crítica de Nietzsche em relação ao cristianismo?

Nietzsche entende o Cristianismo enquanto negação da vida e/ou Religião da decadência. A crítica de Nietzsche ao Cristianismo tem como alvo o sujeito enquanto agente moral. Todavia, não é necessariamente uma crítica a Jesus, o Cristo, visto que, Nietzsche considerava Paulo o verdadeiro fundador do Cristianismo.

O que significa a expressão a de eterno?

Significado de a de eterno: Corruptela de "Ad Eternum", vindo do Latim, significando "Eternamente"

Quanto tempo dura o eterno?

"Quanto tempo dura o eterno? Às vezes apenas um segundo." (Alice no País das Maravilhas). Num determinado percurso da vida, os segundos passam a ter um valor incalculável. A maturidade é capaz de se desfazer do ímpeto de querer quantificar tudo e alcançar aos dias um outro significado.

O que é um amor eterno?

O eterno amor é um conceito romântico sobre um tipo de relacionamento em que não há previsão para ter um fim. ... O amor eterno é predominantemente considerado um amor verdadeiro, mas nem sempre um amor verdadeiro pode ser um amor eterno.

O que você entende sobre o amor fati?

No estoicismo e na filosofia de Friedrich Nietzsche, significa ou trata-se de aceitação integral da vida e do destino humano mesmo em seus aspectos mais cruéis e dolorosos – aceitação que só um espírito superior é capaz. ...

O que quer dizer amor fati?

Amor-fati [amor ao destino]: seja este, doravante, o meu amor!

O que diz Nietzsche sobre o amor?

“O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são.” “Os que mais amaram ao homem lhe fizeram sempre o máximo dano. Exigiram dele o impossível, como todos os amantes.” “Acabamos por amar nosso próprio desejo, em lugar do objeto desejado.”

Como se tornar o Super Homem de Nietzsche?

São necessárias a noção de Eterno Retorno, como ferramenta para se chegar ao Super Homem, a ideia de amor-fati, para superar todo o ressentimento, e, claro, o conceito de Vontade de Potência.

Qual o significado de super man?

No fim, essa é a definição e a explicação para que o Superman permaneça, 80 anos depois de sua criação, como o maior de todos os heróis: ele representa a esperança.

O que é o Super Homem de Nitzsche e quais sistemas de pensamento ele questiona?

O conceito do Super Homem

Segundo Nietzsche, essas muletas seriam uma negação da morte. E seria por causa dessa negação que as pessoas acreditariam em falsas promesas como o paraíso. Portanto, o Super Homem seria um ser superior, uma ideia melhorada de nós mesmos: não na força, mas no âmbito psicológico.

Quando Nietzsche através do personagem Zaratustra anunciou a morte de Deus o que pretendeu dizer?

A sentença "Deus está morto" significa: o mundo supra-sensível está sem força de atuação. Ele não fomenta mais vida alguma. A metafísica, isso significa para Nietzsche a filosofia ocidental entendida como Platonismo, está no fim.

Artigo anterior
Qual é o objetivo da arte contemporânea?
Artigo seguinte
Quais são os diferentes tipos de família?