O que diz a Portaria 344?

Perguntado por: Emanuel Nelson Ribeiro Moreira  |  Última atualização: 23. Januar 2025
Pontuação: 4.9/5 (27 avaliações)

Fica proibida a manipulação em farmácias das substâncias constantes da lista "C2" (retinóicas), na preparação de medicamentos de uso sistêmico, e de medicamentos a base das substâncias constantes da lista "C3" (imunossupressoras) deste Regulamento Técnico e de suas atualizações.

O que determina a Portaria 344?

"Para isso, a permissão de entrega remota por farmácias será incluída na Portaria SVS/MS 344/1998, que regulamenta a entrega e a venda de medicamentos sujeitos a controle especial no país", informa a agência reguladora no site.

Quais os tipos de receitas da Portaria n 344 98 que existem?

Essas autorizações são documento expedidos pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde que consubstanciam a importação e a exportação de substâncias constantes das listas: “A1” e “A2” (entorpecentes), “A3”,”B1” e “B2” (psicotrópicas), “C3” (imunossupressores) e “D1” (precursores).

Quais os profissionais são considerados prescritor pela Portaria 344 98?

Conforme previsto na Portaria SVS/MS nº 344/98 que aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, médico-veterinário é o profissional prescritor de substâncias e medicamentos sob controle da referida norma, desde que a sua prescrição seja para uso (indicação) veterinário.

Qual a última atualização da Portaria 344?

O Diário Oficial da União publicou, nesta terça-feira (12/12), a atualização do Anexo I da Portaria 344/98. A norma descreve a lista de substâncias sujeitas a controle especial no Brasil, como entorpecentes e psicotrópicas. Com a atualização, a Lenalidomida passou a ser incluída na lista C3 do anexo da Portaria.

Receita de Controle Especial: Regras para dispensação | Portaria 344/98 - Guia do Farmacêutico

19 questões relacionadas encontradas

Quantas caixas posso dispensar por receita?

Se a receita estiver acompanhada de justificativa assinada e datada pelo prescritor, em duas vias, com diagnóstico ou CID da doença, poderão ser dispensadas as duas caixas; caso não esteja acompanhada desta justificativa, somente uma caixa com 3 ampolas poderá ser dispensada.

Qual a RDC dos medicamentos controlados?

Com os benefícios para a população, a Agência decidiu incorporar a entrega de forma definitiva e, para isso, publicou a resolução RDC 812/2023.

O que o farmacêutico não pode prescrever?

O farmacêutico não tem formação para diagnosticar doença, atribuição exclusiva do médico. Não se pode tratar uma enfermidade simplesmente por semelhança, e sim com profundos conhecimentos baseados nas suas características epidemiológicas, etiopatogênicas e fisiopatológicas.

Pode aceitar receita sem assinatura do médico?

b) assinatura do médico, cirurgião-dentista ou médico-veterinário: neste espaço deverá conter a assinatura do profissional prescritor. Quando os dados do profissional estiverem devidamente impressos no campo do emitente, ele poderá apenas assinar a Notificação de Receita.

Quanto tempo guardar receitas Portaria 344?

Quanto tempo guardar receitas Portaria 344? Toda documentação descrita deve ser mantida no estabelecimento por no mínimo 5 (cinco) anos, permanecendo, nesse período, à disposição dos órgãos de fiscalização.

O que é obrigatório ter no Receituario?

Deve conter o nome do paciente, o modo de uso da(s) medicação(ões) prescritas, o nome do profissional prescritor, acompanhado do endereço de consultório (ou residência ou instituição onde se deu o atendimento), data, assinatura e número de inscrição no seu respectivo Conselho Profissional.

Qual a diferença entre vender e dispensar?

O que é dispensação de medicamentos? Vender um produto é diferente de dispensar um medicamento. Ao contrário da maioria dos produtos comuns, os medicamentos necessitam de orientação para o seu uso, além de quantidades, horários, dosagens, enfim, uma série de cuidados para serem administrados (ingeridos).

O que diz no Art 67 da Portaria 344 98?

67 As substâncias constantes das listas deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, bem como os medicamentos que as contenham, existentes nos estabelecimentos, deverão ser obrigatoriamente guardados sob chave ou outro dispositivo que ofereça segurança, em local exclusivo para este fim, sob a responsabilidade do ...

Como a portaria 344 influencia o mercado farmacêutico?

Pela legislação sanitária e profissional, é privativa a dispensação de medicamentos magistrais, entorpecentes/psicotrópicos e outros regidos pela Portaria 344/98; incluindo os antibióticos/antimicrobianos regidos pela RDC 471/2021. Farmácias e Drogarias são Estabelecimentos Diferenciados!

Como deve ser estocados os medicamentos da Portaria 344 98?

Armazenar os medicamentos controlados pela Portaria nº 344/98 em um armário de acesso restrito, que deve ser mantido trancado, com a chave guardada em local seguro na unidade de saúde.

Quantos medicamentos podem ser prescritos na mesma receita?

- As substâncias constantes na Lista “C1” (outras substâncias sujeitas a controle especial) ou medicamentos que as contenham poderão ser prescritas na quantidade de, no máximo, 3 (três) substâncias diferentes dessa lista em cada receita (Portaria SVS/MS nº 344/1998, art. 57).

O que significa C1 no medicamento?

A receita C1 branca é usada para prescrever e dispensar medicamentos controlados. Entretanto, ao contrário dos receituários A e B, não são todos os receituários do tipo C que exige a notificação da receita. Mas a C1 exige essa notificação, sendo necessário também ser emitida em duas vias.

É obrigatório ter o carimbo na receita?

Parecer CFM nº 1/2014: “EMENTA: A utilização de carimbo de médico em prescrição é opcional, pois não há obrigatoriedade legal ou ética. O que se exige é a assinatura com identificação clara do profissional e o seu respectivo CRM.”

É obrigatório o carimbo na receita?

De acordo com a legislação, o carimbo não é obrigatório, desde que o médico, ou outro profissional da saúde prescritor, descreva manualmente e de forma legível seu nome completo e o número do registro de seu respectivo Conselho profissional.

Porque farmacêutico é chamado de doutor?

Farmacêutico é doutor? Sim, é comum referir-se a um farmacêutico como "doutor" em situações formais ou profissionais, especialmente quando ele possui um título de doutorado ou é reconhecido como especialista em sua área de atuação.

O que acontece se o farmacêutico vender remédio sem receita?

281 A. Vender, entregar ou fornecer a qualquer título medicamentos sem receita médica, quando exigida. Pena – detenção de 3 (três) meses a 1(um) ano.

O que o farmacêutico não deve fazer?

Proibições:
  • Exercer simultaneamente a Medicina;
  • Deixar de prestar assistência técnica efetiva ao estabelecimento com o qual mantém vínculo profissiona;
  • Realizar ou participar de atos fraudulentos;
  • Obstar ou dificultar a ação fiscalizadora ou desacatar as autoridades;

O que acontece com a receita que fica retida na farmácia?

A Anvisa determina que as receitas de antibióticos, por exemplo, valem por 10 dias, a contar da sua data de emissão. Leve as duas vias da receita à farmácia. Uma fica retida pelo estabelecimento e a outra é devolvida ao paciente, atestada, como comprovante do atendimento.

Para que serve a receita azul?

Receitas de cor azul são oficialmente chamadas de “notificação de receituário” e são obrigatórias para medicamentos que podem causar dependência, como psicotrópicos. Tranquilizantes e antidepressivos, por exemplo, estão enquadrados nesta classificação.

O que significa RDC na farmácia?

RDC, sigla para Resolução da Diretoria Colegiada, nada mais é que um tipo de regulamentação técnica, proposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As RDCs, portanto, servem para estabelecer processos regulatórios, práticas e padrões de qualidade para produtos e serviços sob regulamentação da agência.

Artigo anterior
Quantas vezes por dia dar a papinha desmame?
Artigo seguinte
É verdade que o Brasil alimenta o mundo?