O que diz a NR 35 sobre trabalho em altura?

Perguntado por: Viviane Raquel Correia Pereira Gonçalves  |  Última atualização: 24. Juni 2024
Pontuação: 4.6/5 (49 avaliações)

35.5.1 Todo trabalho em altura deve ser planejado e organizado. c) medidas que minimizem as consequências da queda, quando o risco de queda não puder ser eliminado. 35.5.3 Todo trabalho em altura deve ser realizado sob supervisão, cuja forma é definida pela análise de risco de acordo com as peculiaridades da atividade.

O que a NR 35 considera como trabalho em altura?

A NR 35 determina que toda atividade com risco de queda superior a 2 metros do nível inferior se enquadra como trabalho em altura. Como falamos anteriormente, as quedas por falta de segurança no trabalho em altura é uma das principais causas de morte dos trabalhadores, por isso existe a NR 35.

Quais os principais pontos da NR-35?

Pontos principais da NR 35
  • Responsabilidades do empregador.
  • Responsabilidades do empregado.
  • Foco na capacitação.
  • Análise de riscos e uso de EPI.
  • Planejar as ações.
  • Orientar os colaboradores.
  • Utilizar um sistema de proteção contra queda.

Qual a NR que fala de altura?

Uma das principais causas de acidentes de trabalho graves e fatais se deve a eventos envolvendo quedas de trabalhadores de diferentes níveis. Os riscos de queda em altura existem em vários ramos de atividades e em diversos tipos de tarefas.

O que diz a NR 35 atualizada?

A norma estabelece que trabalho em altura deve ser realizado por trabalhador formalmente autorizado pela organização, ou seja, por aquele capacitado cujo estado de saúde tenha sido considerado apto para executar a atividade.

SextouComNR – Tudo sobre a NR-35 Trabalho em Altura

43 questões relacionadas encontradas

O que é NR-35 e para que serve?

Para que serve a NR 35? A NR 35 foi criada para estabelecer medidas de segurança necessárias ao trabalho em altura. Por isso, o papel da norma é proteger a vida dos trabalhadores e garantir que empregadores cumpram aquilo que está disposto em seu texto, minimizando assim os riscos de quedas e acidentes.

Quanto à NR 35 cite o que cabe ao trabalhador?

A NR 35 garante ao trabalhador o direito de interromper suas atividades por meio do direito de recusa. Esse direito vale sempre que constatarem evidências de riscos graves e iminentes. É preciso que ele comunique imediatamente o fato a seu superior hierárquico.

O que é considerado trabalho em altura?

Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda.

Quais os requisitos para trabalho em altura?

Todo trabalho em altura deve ser precedido de Análise de Risco , que além dos riscos inerentes, deve-se considerar: a) o local em que os serviços serão executados e seu entorno; b) o isolamento e a sinalização no entorno da área de trabalho; c) o estabelecimento dos sistemas e pontos de ancoragem; d) as condições ...

O que a NR 35 fala sobre andaimes?

Andaime deve ser feito por profissional habilitado (18.12.6) A montagem e desmontagem de andaime deve ser executada por profissional qualificado e habilitado, tanto com experiência no dia a dia, tanto com treinamento em trabalho em altura, conforme NR-35 (35.3.2).

O que impede o trabalho em altura?

Entre as condições de saúde que impedem o trabalho em altura, podemos citar: Problemas cardíacos: pessoas com doenças cardíacas devem evitar atividades que exijam esforço físico e que possam comprometer o sistema cardiovascular, como subir escadas, por exemplo.

Quais são os principais riscos do trabalho em altura?

Os principais riscos associados ao trabalho em altura são quedas, choques elétricos, poeiras tóxicas, incêndios, doenças relacionadas à exposição prolongada ao frio ou calor intenso, desequilíbrios, lesões musculares ou ossos e ataques de animais selvagens.

Quem trabalha em altura pode trabalhar sozinho?

A percepção do próprio trabalhador em relação à sua saúde durante a realização da tarefa, assim como a percepção do supervisor, também devem ser consideradas como fatores impeditivos. O trabalho em altura não deve ser realizado nos seguintes casos: Trabalhador sem autorização para realizar trabalho em altura.

Qual a idade máxima para trabalho em altura?

1.3) O trabalhador deverá possuir idade entre 21 e 45 anos e biotipo adequado.

Quando é exigido a NR 35?

A NR 35 é a norma que regulamenta o trabalho em altura superior a 2m do solo, com risco de queda. Ela estabelece as condições mínimas de segurança, determina quem pode trabalhar em altura e quais as medidas de proteção necessárias para essa atividade.

Quem autoriza o trabalho em altura?

Autorização, Capacitação e Aptidão: Todo trabalho em altura deve ser realizado por um trabalhador autorizado pela organização.

Quais os tipos de trabalho em altura?

Algumas das principais atividades que envolvem o trabalho em altura, são:
  • Manutenção e troca de lâmpadas;
  • Limpeza de fachadas e prédios;
  • Manutenção e construção de telhados e coberturas;
  • Construção civil;
  • Atividades em andaimes, escadas e plataformas;
  • Trabalhos realizados em profundidade;

Quem obriga o treinamento para trabalho em altura?

Como já dito anteriormente, o curso de NR-35 básico é obrigatório para todos os trabalhadores que desempenham atividades em alturas superiores a dois metros em relação ao solo. Mas para ser válido, o curso deve abordar os seguintes conteúdos: Regras e regulamentos para o trabalho em altura; Análise de riscos (AR);

O que deve constar no Certificado de NR 35?

O certificado deve conter o nome do trabalhador, conteúdo programático, carga horária, data, local, nome do(s) instrutor(es), nome e assinatura do responsável técnico ou do responsável pela organização técnica do curso.

Quem trabalha em altura tem direito a insalubridade?

Não, o fato de trabalhar em altura, mesmo nas situações que o trabalhador não recebe EPIs e treinamento para o labor em altura, não é devido o adicional de insalubridade ou periculosidade. Não há nenhuma regulamentação que determine o pagamento deste adicional para o empregado que trabalha em altura.

O que mudou na nova NR 35?

Uma das mudanças mais notáveis na NR 35 é a inclusão de um anexo que visa padronizar o uso de escadas em trabalhos em altura. Anteriormente, o uso de escadas estava restrito a trabalhos realizados a partir de uma altura de dois metros ou mais.

De quem é a responsabilidade de fornecer treinamento na NR 35?

A norma regulamentadora 35 determina que o curso NR35 somente poderá ser ministrado por instrutores com capacidade comprovada no que diz respeito às normas de segurança, proteção e ações que priorizem a integridade física dos trabalhadores que exercem funções em alturas superiores a 2 metros.

O que falar em um DDS sobre trabalho em altura?

Componentes Essenciais do DDS Diário para o Trabalho em Altura
  1. Revisão Detalhada dos Equipamentos. ...
  2. Análise do Clima e Ambiente. ...
  3. Técnicas e Lembretes. ...
  4. Compartilhando Experiências do Dia a Dia. ...
  5. Uso Correto do Cinto de Segurança em Trabalhos em Altura. ...
  6. Planejamento. ...
  7. Montagem. ...
  8. Usando o Andaime.

Qual a primeira coisa a ser feita em caso de acidente com trabalho em altura?

Avaliar o local do acidente; Isolar e sinalizar a área para evitar aglomeração; e. Avaliar o estado da vítima, como respiração, estado de consciência, hemorragia, temperatura do corpo, etc.

Quais são as etapas de controle de risco NR 35?

Quais são as fases de avaliação de risco?
  • transmitir informações às pessoas interessadas;
  • verificar se foram tomadas as medidas necessárias;
  • produzir prova para as autoridades de supervisão;
  • qualquer revisão em caso de alteração das circunstâncias.

Artigo anterior
Como usar folha de moringa?
Artigo seguinte
O que é escova progressiva orgânica?