O que diz a NR 10 sobre aterramento?

Perguntado por: Leticia Cristiana Pinto Antunes Cardoso  |  Última atualização: 28. Juni 2024
Pontuação: 4.5/5 (26 avaliações)

O que a NR10 diz sobre aterramento e como pode ser feito? A NR 10 exige uma avaliação e definição sobre sistemas de aterramentos a partir da fase de projeto. Ele precisa identificar condições como as do neutro dos transformadores, as malhas de terra, os condutores de proteção, entre outros componentes.

O que a NR-10 fala sobre aterramento?

O aterramento temporário NR10 é uma medida de segurança elétrica estabelecida pela Norma Regulamentadora n.º 10, que tem como objetivo garantir a proteção dos trabalhadores em atividades que envolvam eletricidade.

O que diz a norma sobre aterramento?

O aterramento é obrigatório em qualquer instalação elétrica, porque é o sistema responsável por proteger os equipamentos e evitar choques elétricos. Logo, a norma NBR 5410 exige que um condutor-terra seja instalado em cada um dos circuitos elétricos e que o aterramento seja do tipo TT.

O que é obstáculo segundo o conceito definido pela NR-10?

Obstáculo: elemento que impede o contato acidental, mas não impede o contato direto por ação deliberada. 18. Perigo: situação ou condição de risco com probabilidade de causar lesão física ou dano à saúde das pessoas por ausência de medidas de controle.

O que a NR-10 exige?

A Norma Regulamentadora NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores que direta, ou indiretamente, interajam em instalações elétricas ...

Para que serve o Aterramento Temporário ? Trabalhos Desenergizados, O que a NR10 Nos Fala ?!

30 questões relacionadas encontradas

Quanto à NR 10 é correto afirmar que?

qualquer engenheiro eletricista formado por uma instituição reconhecida pelo Sistema Oficial de Ensino será considerado um trabalhador capacitado e habilitado, ainda que não possua registro no competente conselho de classe.

Como deve ser feito o aterramento das instalações elétricas?

O aterramento é feito quando o fio terra ou uma barra de cobre conectada ao fio são enterrados. O recomendado é que seja feito um único ponto de aterramento. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma proteção adequada.

Para que serve o sistema de aterramento?

Por meio do aterramento, essas correntes de fuga serão transmitidas para a terra, de modo a evitar o acúmulo dessas correntes na carcaça do equipamento. Desse modo, seu equipamento estará protegido contra danos maiores, além de evitar que algum indivíduo receba um choque elétrico ao entrar em contato com o equipamento.

Qual é a definição de aterramento funcional?

O aterramento funcional é a conexão com a terra de um dos condutores ativos do sistema, geralmente o neutro, mantendo equilíbrio entre as fases do sistema. Esse tipo de aterramento é frequentemente demandado pelas concessionárias de energia, contribuindo para garantir a segurança e a estabilidade do sistema elétrico.

Quais são os 3 tipos de zonas de controle na NR-10?

Considerando a análise referente às distâncias estabelecidas pela NR-10, podemos afirmar que além das Zr – Zona de risco, ZC – Zona controlada e Zl – Zona livre, é necessário calcular uma outra distância para se definir o limite de proteção ao risco de arco elétrico.

É obrigatório fazer aterramento?

Lei nº 11.337, de 26 de julho de 2006 Determina a obrigatoriedade de as edificações possuírem sistema de aterramento e instalações elétricas compatíveis com a utilização de condutor-terra de proteção, bem como torna obrigatória a existência de condutor-terra de proteção nos aparelhos elétricos que especifica.

Quais são as normas de aterramento?

– ABNT NBR 5418:2005: Esta norma estabelece as diretrizes para a medição da resistência de aterramento e das correntes de fuga em sistemas elétricos. – ABNT NBR 7117:2012: Esta norma estabelece as especificações para eletrodos de aterramento, que são utilizados para garantir a conexão do sistema elétrico com a terra.

Quais são os 5 tipos de aterramento?

Aqui estão os principais tipos de aterramento elétrico:
  • Aterramento TN. Este tipo de aterramento é comum em edifícios comerciais e residenciais de baixa tensão. ...
  • Aterramento TT. ...
  • Aterramento IT. ...
  • Aterramento SE. ...
  • Aterramento IT TN. ...
  • Aterramento TN. ...
  • Aterramento TT. ...
  • Aterramento IT.

São exemplos de obstáculos e anteparos nr10?

Obstáculos e Anteparos
  • Uma aproximação física não intencional das partes energizadas;
  • Contatos não intencionais com partes energizadas durante atuações sobre equipamento, estando o equipamento em serviço normal.

Quais são os três tipos de sistemas de aterramento existentes?

Os tipos de sistema de aterramento elétrico existentes são o TN-S, no qual é realizada a conexão do fio neutro à carga e o condutor é aterrado na saída do transformador; o TN-C, no qual o fio terra e o neutro são o mesmo conduto; e o TT, indicado como o mais eficiente dos três, no qual o fio neutro é aterrado na saída ...

Qual é o esquema de aterramento?

Esquemas de aterramento citados na NBR-5410

Dependendo da maneira como um sistema é aterrado e qual é o dispositivo de proteção utilizado, os esquemas de aterramento em baixa tensão são classificados pela NBR-5410 em três tipos: Esquema TN. Esquema TT. Esquema IT.

Quais os 3 objetivos do aterramento?

Fazer que equipamentos de proteção sejam mais sensibilizados e isolem rapidamente as falhas à terra; Proporcionar um caminho de escoamento para terra de descargas atmosféricas; ▪ Usar a terra como retorno de corrente no sistema MRT. Escoar as cargas estáticas geradas nas carcaças dos equipamentos.

Quais os 3 tipos de aterramento definidos pela NR-10 segurança em eletricidade?

Conforme a norma NBR 5410 – instalações elétricas de baixa tensão, as instalações elétricas devem obedecer um dos 3 esquemas básicos (e suas derivações) citados acima, que são os tipos de aterramento TT, TN e IT. S – proteção e neutro (PE) por condutores devidamente separados.

Quais as 3 principais normas elétricas?

Normas para a saúde do trabalhador

Enquanto a NBR-5410 define condições para o funcionamento seguro de instalações elétricas de baixa tensão, a NR-10 regulamenta os procedimentos de segurança em instalações elétricas e a NR-12, atesta a segurança de máquinas e equipamentos.

O que a falta de aterramento pode causar?

O perigo da falta do sistema de aterramento está nas grandes variações de tensão – ocorrências comuns na rede elétrica -, que podem provocar a queima de máquinas e equipamentos que dependam de uma fonte de energia conectada à tomada e nos acidentes com eletricidade, colocando em risco a vida do usuário.

Quais equipamentos precisam de aterramento?

Tipo de Construção do Equipamento: Equipamentos que têm uma carcaça metálica e que podem se tornar energizados devido a uma falha interna geralmente necessitam de aterramento para proteger o usuário contra choques elétricos.

Qual a resistência mínima de um aterramento?

Contudo, a NFPA e a IEEE recomendam o valor máximo de resistência de aterramento de 5,0 ohms. A NEC recomenda o seguinte: "Assegure que a impedância do sistema à terra seja menos do que os 25 ohms especificados na norma NEC 250.56. Em instalações com equipamentos sensíveis, esse valor deve ser no máximo 5,0 ohms."

Quais são os tipos de isolamento de acordo com a NR-10?

Tipos de isolações:

Ex: Isolação com fita isolante. Suplementar: destinada a assegurar a proteção contra choques elétricos no caso de falha da isolação básica. Ex: Isolamento com fita isolante complementada por mangueira isolante. Dupla: composta por isolação básica e suplementar.

Quais São os Riscos Elétricos NR-10?

Riscos em instalações e serviços com eletricidade: O choque elétrico, mecanismos e efeitos; Arcos elétricos; queimaduras e quedas; Campos eletromagnéticos.

Qual é o nível mínimo de tensão a que se aplica à nr-10?

Baixa tensão — BT

Outra classificação da NR-10 é a baixa tensão. Neste ponto, a tensão está entre 50 volts e 1.000 volts para corrente alternada e entre 120 volts e 1.500 volts para corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

Artigo anterior
Como consultar laudo Inmetro?
Artigo seguinte
O que significa a figueira que Zaqueu subiu?