O que diz a NBR 5410 sobre tomadas?

Perguntado por: Núria Helena Leal Branco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (22 avaliações)

Em lojas e locais similares, devem ser previstos pontos de tomadas de uso geral em quantidade nunca inferior a um ponto de tomada para cada 30 m2, ou fração, não consideradas as tomadas para a ligação de lâmpadas, tomadas de vitrines e tomadas para a demonstração de aparelhos.

Qual a recomendação da NBR 5410 para as tomadas?

A norma NBR 5410 nos orienta no seguinte aspecto: Em cômodos ou dependências com área igual ou inferior a 6m², deve ser prevista uma carga mínima de 100VA. Em cômodo ou dependências com área superior a 6m², deve ser prevista uma carga mínima de 100VA para os primeiros 6m² e soma-se 60VA para cada 4m² inteiros.

Quantas tomadas por cômodo norma?

Você sabe quantas tomadas são necessárias para cada cômodo? A NBR 5410, que é a norma que estipula as condições adequadas das instalações elétricas, estipula que pelo menos uma tomada deve ser instalada a cada oito metros quadrados. Nos quartos e salas, o ideal é que se tenha um ponto de tomada a cada 5 metros.

Qual a proibição quanto as tomadas definida na NBR 5410?

Esse fator, aliado à execução correta do projeto, contribui para o funcionamento seguro e adequado de todos os componentes da instalação. A utilização desses condutores elétricos em instalações fixas está proibida desde a última revisão da norma da ABNT NBR 5410, que está em vigor desde 2004.

O que diz a norma 5410?

A norma NBR 5410, estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens (NBR 5410, 2004).

O MITO DAS TOMADAS TUG/TUE. APRENDA OS CONCEITOS CONFORME A NBR-5410.

17 questões relacionadas encontradas

Qual a NBR 5410 mais atual?

O processo de revisão tem como texto base a atual NBR 5410:2004, a qual já possui requisitos complementares aos originais da IEC 60364 da versão anterior, considerados adequados à realidade brasileira e ao consenso da comissão nacional.

O que é a ABNT NBR 5.419 2015?

A NBR 5419:2015 traz quatro cadernos e mais de trezentas páginas, fruto da compilação de várias normas relacionadas ao assunto proteção contra descargas atmosféricas e proteção de ambientes e equipamentos contra os efeitos diretos e indiretos dos raios.

Em qual afirmação a NBR 5410 não se aplica?

A NBR 5410 atualizada não se aplica a instalações de iluminação pública. Nesses casos, a instalação tem a voltagem maior que o atendido pela norma.

Quantas tomadas pode ter um circuito?

deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes. Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.

O que a NBR 5410 explícita sobre previsão de cargas para tomadas localizadas em cozinhas sabendo que não ultrapassarão 6 pontos?

O que a NBR 5410 diz sobre previsão de cargas para tomadas localizadas em cozinhas, sabendo que não ultrapassarão seis pontos de tomadas? a) Deve-se prever no mínimo 100 VA para os três primeiros pontos e 60 VA para cada ponto subsequente.

O que é NBR 14136?

Devido aos riscos causados ao consumidor pela utilização de tantas tomadas diferentes, em 1998, foi criada a norma ABNT NBR 14136 para definir o novo padrão de plugues e tomadas. Porém, foi só nos anos 2000 que esse padrão realmente se tornou uma exigência do Inmetro, ou seja, há mais de 20 anos.

Como calcular a quantidade de tomadas?

Condições da rede para TUG: Tomadas de uso geral devem ser dimensionadas com 600W no mínimo e caso o cômodo tenha mais que 3 tomadas você deve instalar 3 em 600w e as demais com 100w, bem como locais de pouco equipamento.

Quantas tomadas na varanda?

- Halls, corredores, subsolos, garagens, sótãos e varandas, pelo menos 1 tomada. - Nos banheiros deve prever no mínimo um ponto de tomada junto ao lavatório com uma distância mínima de 60 cm do boxe.

Quais são as medidas de controle do risco elétrico?

São três as principais medidas de controle de risco em instalações elétricas:
  1. Medidas de proteção coletiva;
  2. Medidas de proteção individual;
  3. Procedimentos de trabalho.

Qual a potência de tomadas de uso geral?

Tomada de Uso Geral (TUG): Potência

Mínimo de 600 VA por tomada, ate 3 tomadas.

Qual a quantidade mínima de tomadas Tug's de acordo com a NBR 5410 em um compartimento de 5 00m² com perímetro de 10 00m destinado ao preparo de alimentação?

Seguindo a norma, devemos dividir a soma dos perímetros por 3,5, pois o ambiente está em contato frequente com água. Para a cozinha o mínimo de tomadas será 6.

Quantas tomadas pode colocar em um circuito?

Nos circuitos de pontos de tomadas de cozinha, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço lavanderias e locais análogos, as potências dos circuitos podem ser conforme determina a norma. Em geral, o limite pode chegar a 2.100 VA, que corresponde até seis pontos de tomadas de 600VA + 600VA + 600VA + 100Va + 100VA + 100VA.

Quantas tomadas Eu posso ligar em um disjuntor?

Tomadas de Uso Geral (TUG); Disjuntores não devem ser superior a 20 A; Utilizar cabos de 2,5mm²

Qual a potência máxima que um circuito pode ter?

Podemos ainda concluir considerando este item que os circuitos mistos ou não dedicados não devem ultrapassar potências de 1200W em tensão de 127V (1200W de forma a arrendondar o circuito) e 2200W em tensão de 220V.

Onde é aplicada a NBR 5410?

É aplicada, prioritariamente, em instalações prediais, públicas, comerciais e etc. Basicamente, para o profissional da área, funciona da seguinte maneira: a NBR-5410 é como um guia que disponibiliza informações importantes sobre o que é preciso fazer e o que não pode ser feito.

Quais as restrições quanto ao uso de eletrodutos metálicos?

Os eletrodutos de aço devem ser protegidos contra os efeitos da corrosão, essa proteção pode ser: cobertura por esmalte a quente; galvanização ou banho de zinco a quente; capa externa plástica ou asfáltica; ou proteção de tinta epóxica.

O que são barreiras ou invólucros?

Invólucro: elemento que assegura proteção de um equipamento contra determinadas influências externas e proteção contra contatos diretos em qualquer direção. Barreira: elemento que assegura proteção contra contatos diretos, em todas as direções habituais de acesso.

Qual a NBR 5.419 mais atual?

Uma novidade trará mudanças aos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas no decorrer de 2014: será publicada a nova edição da norma ABNT NBR 5419 - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas. “A norma atual tem em torno de 45 páginas, já a nova chegará a 400.

O que mudou com a norma 5.419 2015?

Com relação aos métodos de proteção, não houve grandes alterações, e continuam a valer o Método dos Ângulos (Franklin), o Modelo Eletrogeométrico e Método das Malhas. As maiores mudanças ocorreram no Método dos Ângulos com o aumento significativo do alcance de pequenos captores, particularmente até 2 metros.

Qual a NBR aborda sobre a proteção contra descargas atmosféricas?

No Brasil, a norma que rege a proteção contra descargas atmosféricas é a ABNT NBR 5419 (2015), a qual divide-se em 4 partes, sendo as subdivisões demonstradas na Figura 1.

Artigo anterior
Pode usar creme para estrias amamentando?
Artigo seguinte
Quanto tempo deixar a carne temperada com sal grosso?