O que diz a NBR 14725?

Perguntado por: Eduardo Ivan Cruz Freitas  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (61 avaliações)

Esta parte da ABNT NBR 14725 define os termos empregados no sistema de classificação de perigo de produtos químicos, na rotulagem de produtos químicos perigosos e na ficha de informações de segurança de produtos químicos (FISPQ).

O que é NBR 14725?

A ABNT NBR 14725 constitui parte do esforço para a aplicação do Sistema Globalmente Harmonizado (GHS) de informação de segurança de produtos químicos perigosos.

O que diz a NBR 14725 1?

ABNT NBR 14725-1 = trata sobre a terminologia. Nesta norma, considera-se um produto químico como perigoso, uma substância ou mistura que pode afetar a segurança, saúde e/ou meio ambiente. ABNT NBR 14725-2 = trata sobre o sistema de classificação de perigo.

Qual NBR fala de produtos químicos?

A NBR 14725-3 é uma norma técnica publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e elaborada pelo Comitê Brasileiro de Química (ABNT/CB-010). Ela se direciona a todos os negócios que trabalham com a produção e comercialização de produtos químicos.

O que é NBR 17505?

A NBR 17505 é uma norma que estabelece os requisitos exigíveis para os projetos de instalações de armazenamento, manuseio e uso de líquidos inflamáveis e combustíveis, incluindo os resíduos líquidos armazenados em tanques estacionários ou em recipientes.

NBR 14725 - FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

34 questões relacionadas encontradas

O que significa toda a Bacia de segurança?

A NR-16 da Portaria nº 3.214/78 considera que quando há armazenamento de inflamáveis líquidos em tanques, todos os trabalhadores da área de operação fazem jus ao adicional de periculosidade, conceituando área de risco como toda a bacia de segurança.

Como projetar bacia de contenção?

A bacia de contenção, de acordo com a NBR 17.505 (2013), deve ser adjacente a, no mínimo, duas vias diferentes. Estas vias devem ser pavimentadas ou estabilizadas e ter largura compatível para a passagem simultânea de dois veículos de combate a incêndio ou 5 m, devendo ser adotado o maior destes valores.

O que se refere à NR 8?

8.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações, para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalhem.

Qual a NR que fala sobre produtos perigosos?

NORMA REGULAMENTADORA 16 - NR 16.

Qual NR 20?

Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

Como fazer um trabalho de acordo com as normas da ABNT?

Normas ABNT para TCC e Monografia ✍️ [Resumo]
  1. Folha: tamanho A4;
  2. Capa (NBR 14724);
  3. Folha de aprovação;
  4. Margem: 3 cm para as margens superior e esquerda. ...
  5. Fonte: Arial ou Times New Roman ou Arial (tamanho 12) em cor preta;
  6. Itálico: usa-se em palavras e expressões de outros idiomas;

O que é GHS e para que foi criado?

O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS por sua sigla em inglês) estabelece critérios harmonizados para classificar substâncias e compostos com relação aos perigos físicos, para a saúde e para o meio ambiente.

Como saber o Fispq de um produto?

Como temos acesso a FISPQ? O fabricante/fornecedor deve disponibilizar as fichas junto com o produto, pois trata-se de um documento obrigatório para a comercialização destes produtos. Ela é um direito de quem adquire o produto.

Qual é a NR e NBR que norteia a rotulagem e Fichas de Informação de segurança de produtos químicos?

A Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos é um documento que possui informações essenciais sobre os riscos inerentes a misturas e substâncias químicas. As instruções de elaboração e o modelo de FISPQ no Brasil são definidas pela norma NBR 14.725 - Parte 4.

Em quais premissas básicas do sistema GHS a elaboração da norma ABNT NBR 14725 foi embasada?

A elaboração da NBR 14725 foi embasada pelas seguintes premissas básicas do Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals (GHS): a necessidade de fornecer informações sobre substâncias ou misturas perigosas relativas à segurança, à saúde e ao meio ambiente; o direito do público-alvo de ...

Qual a norma da Fispq?

A FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) é um documento que contém informações sobre misturas e substâncias químicas que possui informações essenciais sobre os riscos inerentes aos produtos. As instruções de elaboração e modelo de FISPQ no Brasil são definidas pela norma ABNT NBR14725 - Parte 4.

O que diz a NR 23?

A NR-23 é uma norma regulamentadora que visa determinar quais são as medidas de proteção e combate a incêndios a serem adotadas pelas empresas em todos os casos. Ela traz uma série de disposições que orienta o que deve ser feito para proteger os colaboradores e o patrimônio em caso de incêndio.

O que a NR 26 fala?

A NR-26 é a Norma Regulamentadora que apresenta informações relativas à Sinalização de Segurança no seu Meio de Ambiente de Trabalho. Ela é responsável pela identificação dos equipamentos de segurança, delimitação de áreas e identificação de tubulações de líquidos e gases.

O que é a NR 21?

Conforme critérios da Portaria SIT nº 787, de 28 de novembro de 2018, a NR-21 é definida como Norma Especial, ou seja, é uma norma que regulamenta a execução do trabalho considerando a realização das atividades, sem estar condicionada a setores ou atividades econômicas específicas.

O que se refere à NR 9?

A norma regulamentadora NR 9 é responsável pelo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, também conhecida como PPRA. Originalmente editada pela Portaria MTb nº 3.214, de 08 de junho de 1978, sob o título “Riscos Ambientais”, a norma serve para assegurar a saúde física e mental dos trabalhadores.

Qual o principal objetivo da NR 09?

9.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos para a avaliação das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos quando identificados no Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR, previsto na NR-1, e subsidiá-lo quanto às medidas de prevenção para os riscos ocupacionais.

O que é o pé direito nos locais de trabalho?

Pé-direito

Os locais de trabalho devem ter a altura do piso ao teto, pé direito, de acordo com as posturas municipais, atendidas as condições de conforto, segurança e salubridade, estabelecidas na Portaria 3.214/78. CLT, Art.

Como calcular a bacia de contenção?

VOLUME DAS BACIAS DE CONTENÇÃO – SAIBA QUAIS AS NORMAS PARA CALCULAR
  1. Quando são tanques horizontais – Os volumes de todos os tanques devem ser somados, e a bacia de contenção deve ter capacidade para a soma dos dois volumes mais 10%.
  2. Bacia com um tanque horizontal – A bacia deve conter o volume do tanque mais 10%.

O que é baía de contenção?

As bacias de contenção são destinadas a conter os produtos provenientes de eventuais vazamentos de tanques ou outros meios de armazenamento de resíduos minimizando os riscos de danos ao ser humano e ao meio ambiente.

O que é uma barreira de contenção?

Barreiras de contenção são equipamentos utilizados para minimizar o espalhamento de determinados produtos flutuantes e que não se misturam à água, contendo-os ou desviando-os, a fim de proteger áreas sensíveis, amenizar os impactos do incidente e/ou da possível contaminação.

Artigo anterior
Quais são os legumes que são frutas?
Artigo seguinte
O que o entrevistador deve observar em uma entrevista?