O que diz a NBR 13570?

Perguntado por: Cristiana Gabriela Mota  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (63 avaliações)

A norma NBR 13570 tem por objetivo garantir a melhoria e a proteção de instalações contra choques elétricos e incêndios em locais de grande circulação de pessoas.

Qual NBR para projeto elétrico?

A NBR 5410 é uma norma que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil.

Qual objetivo da norma 14039?

Esta Norma, que estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à frequência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço.

O que é a norma 14565?

Esta Norma estabelece requisitos para um sistema de cabeamento estruturado para uso nas dependências de um único edifício ou de um conjunto de edifícios comerciais em um campus.

O que fala a NBR?

As NBR's advertem os profissionais sobre as normas básicas de instalações elétricas, para que as mesmas não ofereçam riscos a edificações, aos seres humanos, animais, bens materiais e etc. NBR significa Norma Brasileira.

NBR 13570 - Explicação Geral da 13570 - Anexo A | TECNOFLIX

45 questões relacionadas encontradas

O que são as normas NBR?

As NBR são como normas técnicas e possuem inúmeras aplicações para padronização de documentos, processos produtivos e procedimentos de gestão. São estabelecidas de acordo com um consenso entre pesquisadores e profissionais da área e aprovada por um organismo nacional ou internacional, no caso do Brasil, a ABNT.

Qual a necessidade de usar uma NBR?

As NBR servem para estabelecer um padrão de qualidade para todos os processos da construção civil. Essas normas minimizam as falhas no processo produtivo, bem como acidentes de trabalho, contaminação do meio ambiente e poluição, além de reduzir prejuízos e auxiliar no aprimoramento da produtividade dos projetos.

O que são tomadas de telecomunicações TC NBR 14565 2000 *?

6.2.1 As tomadas de telecomunicações são elementos usados para estabelecer o acesso dos equipamentos aos terminais do cliente, no PT. 6.2.2 Estas tomadas devem ser instaladas em local protegido e, quando não utilizadas, podem ser resguardadas com a colocação de tampões contra a contaminação dos contatos.

Qual a relação entre a norma brasileira NBR 14565 e as normas internacionais ISO IEC 11801 e ISO IEC 24764?

Grande parte da norma NBR 14565 se baseia nas normas internacionais ISO/IEC 11801 e ISO/IEC 24764. A primeira trata de cabeamento estruturado para edifícios comerciais e a segunda, sobre cabeamento estruturado para data centers.

Quais são as normas de cabeamento estruturado?

O cabeamento estruturado, também conhecido pela sigla KET, é a disposição padronizada e organizada de conectores e meios de transmissão de informática. Ele conta com 6 normas: ANSI, TIA, EIA, ISO, ABNT e IEE, visando as melhores práticas e maior recursos dos equipamentos.

Qual o requisito de proteção citado na NBR 14039 para subestações unitárias com capacidade instalada maior que 300 kVA?

Em uma subestação com capacidade instalada maior que 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada exclusivamente por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro).

O que são barreiras ou invólucros?

Invólucro: elemento que assegura proteção de um equipamento contra determinadas influências externas e proteção contra contatos diretos em qualquer direção. Barreira: elemento que assegura proteção contra contatos diretos, em todas as direções habituais de acesso.

Qual é a definição de aterramento de proteção?

O aterramento é a ligação de um equipamento ou de um sistema à terra, por motivos de proteção ou por exigência quanto ao funcionamento do mesmo. Aterramento de proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação. Possui como objetivos: ... C – neutro e proteção em um único condutor (PEN).

Qual a diferença entre NBR 5410 e NBR 14039?

ABNT NBR 5410 – Esta trata das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, aquelas que estão abaixo de 1000 volts em tensão alternada. ... ABNT NBR 14039 – Esta trata das instalações elétricas em média tensão, ou seja, aquelas que os valores de tensão estão entre 1000 Volts e 34,6 mil Volts em tensão alternada.

O que é a norma NBR 5410 2004?

A NBR 5410/2004 estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens (ABNT, 2004, p.

Qual a NBR 5410 mais atual?

O processo de revisão tem como texto base a atual NBR 5410:2004, a qual já possui requisitos complementares aos originais da IEC 60364 da versão anterior, considerados adequados à realidade brasileira e ao consenso da comissão nacional.

Qual a finalidade da norma NBR 14565 e os principais pontos?

A norma brasileira ABNT NBR 14565 tem como escopo especificar “um sistema de cabeamento estruturado para uso nas dependências de um único edifício ou um conjunto de edifícios comerciais em um campus, bem como para a infraestrutura de cabeamento estruturado de data centers. Ela cobre os cabeamentos metálico e óptico”.

Qual o padrão de cabeamento estruturado no Brasil?

O cabeamento estruturado, também conhecido como KET, é um arranjo padronizado e organizado de conectores e ferramentas de transmissão de computador. Possui 6 padrões: ANSI, TIA, EIA, ISO, ABNT e IEEE, visando implementar as melhores práticas e mais recursos de equipamentos.

Quais são as principais normas Norte-americanas ANSI tia que se aplicam ao cabeamento estruturado?

As normas mais conhecidas são a americana ANSI TIA/EIA 568 que já está em sua versão C e trata dos Requerimentos Gerais de Cabeamento Estruturado e a europeia ISO/IEC 11801 – Cabeamento Genérico para Instalações de Clientes, mas os profissionais da área devem conhecer e seguir também outras normas, como por exemplo, a ...

O que é cabo de backbone?

O backbone em TI é conhecido como um sistema de cabeamento para as ligações centrais de um sistema com alto desempenho. Por definição, essa ferramenta é responsável pela distribuição da comunicação do tráfego e todos os outros elementos envolvidos nessa interconexão.

Qual a função da rede interna primária?

Rede primária

Interliga instalações prediais através de uma área ampla, geralmente pública, através de cabos ópticos ou outros meios.

Para que servem os patch panels?

Com um patch panel você consegue saber onde tá conectado cada cabo e assim os fios não ficam espalhados por aí e nem precisam ficar escondidos atrás de paredes ou móveis. Ou seja, além de deixar o ambiente bem mais organizado, fica mais fácil trocar algum cabo que tá com defeito ou na hora de conectar um novo.

Qual a finalidade de uma norma técnica?

As normas técnicas são documentos criados para estabelecer um conjunto de regras sobre um determinado assunto ou atividade. ... Afinal, estas normas estão muito mais presentes na nossa vida do que podemos imaginar.

O que significa NR e qual seu objetivo?

As normas regulamentadoras (NRs) foram criadas para proteger os funcionários durante o expediente de trabalho e devem ser aplicadas por todas as empresas do Brasil. Neste contexto, é papel da medicina ocupacional orientar empregadores e empregados a fim de garantir a saúde e a segurança no ambiente de trabalho.

Qual a importância da definição da utilização de padrões em desenho técnico?

Quando elaboramos um trabalho escrito, os textos precisam seguir padrões e regras que facilitam sua compreensão e proporcionam um maior entendimento: regras de sintaxe, ortografia e concordância ajudam o autor a transmitir suas ideias de forma mais coesa e clara.

Artigo anterior
Qual é o arquétipo do dinheiro?
Artigo seguinte
O que acontece no corpo quando estamos com diarreia?