O que diz a lei sobre reprovação escolar?

Perguntado por: Leticia Victória Rocha  |  Última atualização: 3. Mai 2024
Pontuação: 4.8/5 (21 avaliações)

Nos termos do que dispõe o art. 6º da Lei 9.870 /99, são proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento.

Qual a Lei que proíbe a reprovação escolar?

Sim. O amparo legal encontra-se na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional -LDBEN – Lei 9394/96 em Arts. 12,13 e 24 a obrigatoriedade da recuperação à todos os alunos que não atingirem a média mínima prevista para a aprovação. É optativa aos alunos que desejarem atingir melhor desempenho escolar.

O que diz o MEC sobre a reprovação?

A partir deste ano, começa a valer a recomendação do Ministério da Educação (MEC) para que as escolas não reprovem os alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental, criando um ciclo de alfabetização. A resolução não tem força de lei, mas trouxe à tona um debate antigo.

Em quais casos o aluno não pode ser reprovado?

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

Como funciona o sistema de reprovação escolar?

A reprovação corresponde, no período examinado, ao resultado nos exames ou nas avaliações finais que indica que o aluno não teve o desempenho mínimo estabelecido como desejável.

Reprovação por faltas Você sabe o que diz a lei?

16 questões relacionadas encontradas

Tem como reverter a reprovação do aluno?

A resposta à primeira pergunta é sim. O aluno pode recorrer do resultado final de sua avaliação e é dever da instituição de ensino disponibilizar os meios necessários para tanto. Já para definir o procedimento a ser adotado pela escola, a mesma deverá observar a legislação educacional pertinente.

É possível reverter uma reprovação escolar?

Na maioria das vezes é possível reverter essa reprovação. (Consulte a Profissional) Aluno tem direito. Sim, deveres também.

É verdade que existe uma Lei que não pode reprovar?

Porque o aluno não pode ser reprovado? Para a educação inicial, nos anos de alfabetização, a Lei 9.394/96 proíbe a reprovação dos alunos, seguindo ordens da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Isso acontece por essa fase não caracterizar nível ou subnível educacional.

Qual a Lei que diz que o aluno não pode ser reprovado 2024?

ser reprovado ou não. Artigos 37 e 205 da. Constituição Federal, Lei 9.394/1996, Decreto Lei. 1.044/69, Decisão: 500196-82.2016.4.04.7104 e.

Como contestar uma reprovação escolar?

A partir da avaliação final, os pais e responsáveis podem se insurgir contra este resultado, por meio da apresentação de pedido de reconsideração à instituição de ensino. A Direção, assim, deve avaliar o pedido e apresentar resposta consistente aos pais e responsáveis, deliberando pela reprovação ou aprovação do aluno.

Como anular uma reprovação?

Como reverter reprovação? Se a instituição de ensino mantiver a reprovação, mesmo após a apreciação do pedido de reconsideração, os pais e responsáveis podem recorrer à Secretaria Estadual de Educação, no caso de escolas do Estado de São Paulo (para outros Estados, é necessário verificar a legislação pertinente).

Como anular uma reprovação escolar?

As soluções para a reprovação escolar
  1. Reveja os métodos de avaliação.
  2. Aprimore a oferta de atividades complementares.
  3. Adote um sistema de gestão de provas.

É consequência da reprovação escolar?

“A reprovação pode gerar uma sensação de fracasso e de incapacidade. Esse impacto precisa ser mensurado pela equipe pedagógica, a fim de fortalecer a autoestima do aluno.

O que diz o artigo 61 da Lei 9394?

61 da LDB estabelece como fundamentos da formação de profissionais da educação a associação entre teoria e prática, inclusive mediante a capacitação em serviço; e o aproveitamento da formação e experiências anteriores, exatamente como sucedeu no caso do apelado, desde meados da década dos anos 90. 4.

É possível reprovar por causa de uma matéria?

Geralmente, não existe limite para a reprovação na faculdade. Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição.

Quando a reprovação é necessária?

A reprovação de alunos é um assunto sempre delicado, mas que precisa ser debatido no contexto escolar, principalmente, quando falamos de alunos com transtornos que impactam no processo de aprendizagem, como dislexia, discalculia, TDAH e distúrbios de ansiedade.

Quantos alunos a escola pode reprovar?

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4731/12, do Senado, que fixa em 25 o máximo de alunos na pré-escola e nos dois primeiros anos do ensino fundamental e em 35 nos demais anos do ensino fundamental e no ensino médio.

Quem tem TDAH pode ser reprovado na escola?

II. O adolescente portador de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) deve ser atendido sob regime de educação especial, e não pode ter seu curso acadêmico obstaculizado pela avaliação docente não-especializada. Incidência dos arts. 206 , I e 208 , III da Constituição Federal , do art.

Quais são as séries que reprovam?

Após a alteração, a reprovação se dará em três das nove séries do ensino fundamental, 3º, 6º e 9º anos, respectivamente. Pesquisas apontam que parte dos pais e dos docentes entende que a má qualidade do ensino público ocorre principalmente porque os alunos passam sem saber o suficiente.

Pode reprovar aluno com atestado médico?

Não. O atestado médico dá ao aluno o direito de repetir alguma atividade avaliativa que ele perdeu (NAP 1 e NAP 2).

Quantas notas vermelhas para repetir de ano?

Quantas notas vermelhas repete de ano 2023? Acredito que a média atual seja 6, então, se você tem ao total 24 pontos passou, se for até 22, ainda pode passar pelo conselho em algumas matérias. Depende da visão que os professores tem de você.

Pode reprovar em quantas matérias no Ensino Médio?

ENSINO MÉDIO. 1. O Regimento Interno permite que o aluno reprovado em até três disciplinas repita apenas as disciplinas nas quais não obteve aprovação.

O que fazer quando seu filho reprova?

Bola pra frente
  1. Ser rede de apoio para o aluno, animando-o para o próximo período.
  2. Conversar com os professores e a coordenação para compreender o que está acontecendo, se são dificuldades pontuais ou problemas disciplinares.
  3. Ajudar o estudante a expressar seu sentimento em relação à escola, colegas e professores.

Como passar de ano mesmo com notas baixas?

Então confira algumas ações que o professor pode fazer para melhorar o desempenho de seus alunos.
  1. Entenda a causa da nota baixa do aluno e só então decida como agir. ...
  2. Inove no método de aprendizado. ...
  3. Procure novas formas de se comunicar com os alunos. ...
  4. Envolva a tecnologia no aprendizado. ...
  5. Movimente o aluno.

Quem acabou com a reprovação nas escolas?

RIO - No apagar das luzes do governo Lula, o ministro da Educação, Fernando Haddad, homologou a recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) que acaba com a reprovação nos três primeiros anos do ensino fundamental e cria o Ciclo de Alfabetização e Letramento.

Artigo anterior
Quando surgiu a maçã no Brasil?
Artigo seguinte
Qual a capacidade da máquina para lavar edredom?