O que diz a lei sobre publicidade infantil?

Perguntado por: Raúl Antunes Domingues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (41 avaliações)

Projeto de Lei n°: 244/2011 Estabelece como abusiva a publicidade que possa induzir a criança a desrespeitar os valores éticos e sociais da pessoa e da família.

Por que proibiram a publicidade infantil?

ESTIMULA A EROTIZAÇÃO E ADULTIZAÇÃO PRECOCE

Os anúncios direcionados ao público infantil podem exercer influência na erozitação e adultização precoces e, até mesmo, na exploração sexual infantil ao estimular comportamentos da fase adulta e o desejo do consumo.

Quais as regras da publicidade infantil?

Quais são as regras da publicidade infantil?
  • nenhuma forma de publicidade infantil deve dirigir apelo imperativo de consumo diretamente à criança;
  • a publicidade infantil não pode associar crianças e adolescentes a situações incompatíveis com sua condição, sejam práticas ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis;

Qual é a posição sobre a proibição da publicidade infantil?

Qual é a posição sobre a proibição da publicidade infantil? Não se deve proibir a publicidade infantil.

Foi proibido comercial de brinquedos?

Esse tipo de propaganda foi proibida no Brasil justamente por deixar as crianças desprotegidas. Uma lei vigente desde 2014 considera a publicidade infantil abusiva e proíbe a prática, mas agora o ministro Moro abriu uma consulta pública para rever essa regulamentação.

? Artigo 5º - Publicidade infantil

25 questões relacionadas encontradas

Quando foi proibida a publicidade infantil?

#01 A publicidade infantil é proibida no Brasil: FATO

Direcionar publicidade ao público infantil, de qualquer produto ou serviço, em qualquer meio de comunicação ou espaço de convivência da criança, é considerada uma prática abusiva e, portanto, ilegal, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, lei de 1990.

Porque foi proibido comercial de brinquedo na TV?

Isso ocorreu devido a uma portaria que, com o objetivo de pregar o bom samaritanismo em favor das crianças, proibiu em definitivo toda e qualquer propaganda direcionada à publicidade infantil.

Quais são os principais riscos da publicidade infantil?

“A publicidade voltada à criança contribui para a disseminação de valores materialistas e para o aumento de problemas sociais como a obesidade infantil, erotização precoce, estresse familiar, violência pela apropriação indevida de produtos caros e alcoolismo precoce”, é o que afirma a Publicidade Infantil Não.

O que fazer para evitar a publicidade infantil?

Veja 6 ideias para minimizar o consumismo infantil no Natal e frear o estímulo ao consumismo infantil:
  1. Dê o exemplo. ...
  2. Diminua a exposição das crianças à publicidade. ...
  3. Faça combinados. ...
  4. Evite unir lazer a consumo. ...
  5. Cuidados com as longas listas de presentes. ...
  6. Saiba que dizer “não” é importante.

Quais são as consequências da publicidade infantil?

O Instituto Alana, referência no assunto por meio do programa Criança e Consumo, sinaliza outras consequências da publicidade infantil como a erotização precoce; a sustentabilidade, frente a um incentivo de consumo exacerbado; e o estresse familiar, com o endividamento por parte dos pais para atender ao desejo embutido ...

O que é proibido na publicidade?

Qualquer informação falsa que seja capaz de construir uma ideia diferente da realidade de um produto ou serviço é configurada como “publicidade enganosa”. Portanto, clareza é fundamental em qualquer campanha.

Quem deveria fiscalizar a publicidade infantil?

Assim, pais devem zelar pela educação de seus filhos, empresas não devem promover campanhas publicitárias direcionadas a crianças com conteúdo inadequado para esse público e o Estado deve fiscalizar a atuação do setor privado e também desenvolver políticas públicas capazes de garantir o adequado desenvolvimento ...

Quais são os exemplos de publicidade infantil?

Por exemplo, um comercial que incentiva a criança a pedir que os pais comprem o carro X ou o seguro de vida Y é publicidade infantil. Por outro lado, o comercial de mercadorias como fraldas ou fórmulas lácteas, quando direcionado aos responsáveis, é publicidade de produto infantil.

O que pode ser feito para evitar o consumismo?

7 dicas de como evitar o consumismo e as compras por ansiedade
  1. Entenda o motivo por trás de cada compra. ...
  2. Controle seu orçamento. ...
  3. Foque nas suas metas financeiras. ...
  4. Adie as compras. ...
  5. Aposte no consumo colaborativo. ...
  6. Planeje suas compras. ...
  7. Separe o “ser” do “ter”

Como podemos reduzir o consumo de brinquedos?

REDUZIR O CONSUMO E REUTILIZAR BRINQUEDOS

Evitar comprar muitos brinquedos ou roupas e procurar reutilizar é uma ótima forma de reduzir o consumo e, portanto, de evitar o desperdício de recursos naturais. Roupas que não servem mais podem ser passadas adiante e brinquedos sem uso podem ser doados ou trocados.

Quais são os perigos da propaganda?

A ganância de se destacar pode fechar os olhos para as consequências que determinada campanha pode causar. Estas podem acabar sendo diretamente proporcionais ao tamanho e peso da empresa. Isso quer dizer que, empresas com nome e já estabilizadas no mercado devem ter mais cautela.

Porque a TV Cultura não passa mais desenhos?

Mas por que as emissoras não produzem mais programação infantil como antes? "Tirando a TV Cultura e poucas outras iniciativas, a TV brasileira tem uma dívida com a programação infantil", decreta Cao Hamburger, criador do "Castelo Rá-Tim-Bum".

Pode fazer propaganda de brinquedos?

Uso de desenho animado ou bonecos é considerado publicidade abusiva. ... O texto ressalva que as disposições da resolução não se aplicam às campanhas de utilidade pública que não tenha, estratégia publicitária e se refiram a informações sobre, por exemplo, boa alimentação, segurança, educação e saúde.

Quais os canais que passam desenhos?

Continue a leitura e confira nossa seleção com os 7 melhores canais para entreter e educar as crianças.
  1. Discovery Kids. ...
  2. Disney Channel. ...
  3. Disney Junior. ...
  4. Disney XD. ...
  5. Gloob. ...
  6. Gloobinho. ...
  7. TV Rá-Tim-Bum.

O que propõe a resolução da Conanda aprovada em 2014?

Contém a Resolução CONANDA nº 163/2014, de 13 de março de 2014, que dispõe sobre a abusividade do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança e ao adolescente. ...

Como fazer propaganda infantil?

Geralmente, esse tipo de publicidade usa estratégias como linguagem infantil, efeitos especiais, músicas infantis, cores vibrantes e outros recursos estéticos que atraem a atenção dos pequenos. Uma das táticas mais comuns é associar produtos e serviços a personagens com forte apelo infantil.

Como fazer um anúncio infantil?

Filmes, séries e desenhos não são explicitamente exemplos de publicidade infantil. Entretanto, a partir dos personagens mais queridos pelos pequenos, alguns brinquedos ou produtos estampados com eles passam a fazer mais sucesso.

Como fazer marketing infantil?

Vamos ver agora algumas dicas de marketing para o Dia das Crianças:
  1. Entre no universo infantil. ...
  2. Entenda os papéis de compra. ...
  3. Nutra o relacionamento. ...
  4. Planeje com antecedência. ...
  5. O que NÃO fazer em uma campanha de Dia das Crianças. ...
  6. LEGO Life. ...
  7. Brinquedos de Pano. ...
  8. Leia para uma criança.

Como o Conar regula o marketing infantil?

Tanto o Judiciário quanto o CONAR vêm se posicionando no sentido de não proibir a publicidade voltada ao público infantil, mas impõem limites e penalidades como forma de evitar, principalmente, a publicidade abusiva1, para que anunciantes não se aproveitem da deficiência de julgamento e experiência das crianças, ...

Como você analisa o impacto da publicidade no desenvolvimento da infância?

São Paulo – A publicidade infantil é nociva ao desenvolvimento da criança, não somente por abusar da deficiência de julgamento e de experiência da criança, mas também por ser, em si, propaganda enganosa.

Artigo anterior
O que o plano cobre na urgência e emergência?
Artigo seguinte
Como fazer reposição de GH?