O que diz a lei sobre abordagem policial?

Perguntado por: Cláudio Sandro de Sousa  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (62 avaliações)

DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941
244. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar. Art.

Qual lei fala sobre abordagem policial?

Ainda não há uma lei que defina regras para a pessoa abordada. O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe-SP) indica seguir as orientações do policial e colocar as mãos para o alto. O policial, porém, não pode agir com agressividade durante o processo.

O que a polícia não pode fazer em uma abordagem?

O policial não pode gritar ou xingar a pessoa que está sendo revistada. Também deve tratar respeitosamente familiares que se aproximam para pedir informação sobre o ocorrido. Caso contrário, o agente pode incorrer em injúria ou abuso de autoridade.

E obrigado desbloquear celular em abordagem policial?

Isso pois, diante do exposto, ficou constatado no que se refere ao desbloqueio do celular durante a abordagem policial, que a pessoa que se recusar a realizar determinada ação não poderá ser presa, tampouco, sofrer qualquer tipo de agressão, visto que estará exercendo um direito assegurado pela Constituição Federal ...

É permitido gravar uma abordagem policial?

No caso de bloqueios de trânsito ou no caso de abordagens policiais, a legalidade da gravação é um tema frequente nos fóruns da internet. A questão é simples: cidadãos comuns e motoristas, ao passarem por uma blitz de trânsito ou ao serem abordados por um policial, podem gravar a ação? A resposta é curta: SIM.

Abordagem policial - Você sabe o que pode ou não pode fazer? | Coimbra Garcia Advogados

27 questões relacionadas encontradas

O que a polícia pode e não pode fazer?

A polícia não pode prender você por não dizer algo. Não interfira ou obstrua uma ação policial. Se pedir esclarecimentos, faça-o de modo natural e educado, mas se não receber explicações, não discuta. Procure lembrar ou anotar a identificação dos policiais e das viaturas.

Quais são os 3 tipos de abordagem policial?

Neste sentido, a abordagem pode se desenvolver de três diferentes maneiras: abordagem a pessoa sob fiscalização de polícia; abordagem a pessoa em atitude sob fundada suspeita; e abordagem a pessoa infratora da lei (PMESP, 2006).

Como a polícia rastreia uma pessoa?

"A única forma de você saber exatamente quem é que está em qual lugar – e é isso que a polícia usa – é pelos provedores. Se acontece algum crime, o advogado, a polícia ou alguém tem que solicitar isso ao provedor de serviço, e ele dirá quem estava conectado naquela hora e naquele IP", explica Amatte.

O que diz o artigo 301 do Código de Processo Penal?

Art. 301. Qualquer do povo poderá e as autorida- des policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.

Quem pode abordar uma pessoa?

A polícia pode abordar as pessoas e revistá-las sempre que presenciar alguma atitude suspeita. ... Não discuta com o policial nem toque nele. Não faça ameaças ou use palavras ofensivas. Não é crime andar sem documentos, mas recusar-se a se identificar é contravenção penal.

Como é uma abordagem policial?

A abordagem policial caracteriza-se por ser uma ação proativa por parte do Estado, onde o policial através de seu poder discricionário inicia e conduz o encontro. Esta seleção e escolha da-se através da “fundada suspeita” que leva o policial ao encontro de determinado cidadão.

O que significa a cominada à falsificação ou à alteração?

A pena cominada é a mesma cominada ao crime de alteração ou falsificação (arts. 297 a 302 do CP), de acordo com a natureza do documento, pública ou privada. ... Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

O que é crime de flagrante esperado?

Trata-se de uma forma de flagrante válido e regular, em que agentes da autoridade, cientes, por qualquer razão, de que um crime poderá ser cometido em determinado local e horário, sem que tenha havido qualquer preparação ou induzimento, deixam que o suspeito aja, ficando à espreita para prendê-lo em flagrante no ...

Quais os crimes de falso?

O crime de falsidade ideológica esta previsto no artigo 299 do Código Penal, que descreve a conduta criminosa como sendo o ato de omitir a verdade ou inserir declaração falsa, em documentos públicos ou particulares, com o objetivo de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente ...

Como a polícia faz para rastrear um celular?

Com o código de IMEI em mãos, o proprietário que teve seu aparelho celular roubado ou furtado, perdido ou extraviado, possibilita que a Polícia Militar tenha mais agilidade para bloquear o aparelho celular e, com o uso de aplicativos, rastreá-lo, facilitando assim sua localização e impedindo o uso por pessoas indevidas ...

Como a polícia consegue rastrear um celular?

Projeto permite rastreamento de celulares roubados pelo código de identificação do aparelho. O Projeto de Lei 118/21 dá permissão à Polícia Civil para que faça o rastreamento de aparelhos celulares furtados ou roubados a partir do número do IMEI do equipamento.

É possível a polícia rastrear o WhatsApp?

A polícia apreendendo um celular de um suposto acusado de um crime, uma prisão em flagrante, a autoridade policial poderá analisar as conversas de WhatsApp apreendidas nesse telefone celular? Resposta: Não! ... Se quiser olhar as conversas deve a autoridade ter uma autorização judicial.

O que é uma abordagem de nível 3?

E na busca incessante do equilíbrio entre a ação policial e a reação do cidadão, padronizou-se a abordagem em 3 (três) níveis: (I) Abordagem a pessoas em fundadas suspeitas; (II) Abordagem a pessoas suspeitas; (III) Abordagem a pessoas infratoras da lei.

O que é abordagem de rotina?

Confesso que muitas vezes me soou estranho o termo “abordagem de rotina”, utilizado para explicar ao cidadão o motivo de ele, ou seu veículo, ter sido parado para verificação ou fiscalização. E, numa abordagem policial, nunca se sabe o que pode acontecer. ...

Como se deve chamar um policial?

  1. POLÍCIA MILITAR. 190.
  2. BOMBEIROS. 193.
  3. POLÍCIA CIVIL. 197.
  4. DISQUE DENÚCIA. 181.

Pode xingar policial?

O ato de xingar policial militar no exercício das funções não caracteriza o crime de desacato, quando ausente o dolo específico de denegrir ou de menosprezar funcionário público ou a Administração.

O que faz um policial perder a farda?

"A perda do cargo em decorrência de condenação, segundo o Código Penal, ocorre quando for aplicada a pena privativa de liberdade, por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever na administração pública, ou quando for aplicada pena privativa de liberdade superior a ...

Quando que a polícia pode invadir uma residência?

Uma decisão da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgada nesta quinta-feira (8) considerou ilegal a entrada de policiais em um domicílio sem que tenha havido investigação prévia, incontestável flagrante de crime ou mandado judicial de busca ou prisão.

O que é flagrante esperado e se o mesmo é regular ou irregular?

Isso chama-se flagrante esperado e é totalmente legal, ou seja, pode ser usado contra o suspeito. Flagrante esperado é aquele que ocorre quando, sabendo que um delito irá ou poderá acontecer, a polícia se prepara para prender o criminoso em flagrante (no caso da matéria acima, filmando-o, para servir como prova).

Qual a diferença entre flagrante preparado e flagrante esperado?

O flagrante preparado, quando a polícia provoca a pessoa a praticar um crime e, simultaneamente, impede que o delito seja cometido, é ilegal, mas o esperado é regular.

Artigo anterior
Como é o ângulo de 90 graus?
Artigo seguinte
Em que cidade fica a Serra Dona Francisca?