O que diz a Lei 9.656 de 1998?

Perguntado por: Denis Anjos de Costa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (14 avaliações)

L9656compilado. LEI9.656, DE 3 DE JUNHO DE 1998. Dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde. § 5o É vedada às pessoas físicas a operação de plano ou seguro privado de assistência à saúde.

O que diz a Lei 9.656 98?

Lei 9656/1998 – Dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde. Dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde.

Qual é a Lei de 1998?

Altera os arts. 132, 203 e 207 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal. Autoriza o Poder Executivo a abrir ao Orçamento da Seguridade Social da União, em favor do Ministério da Previdência e Assistência Social, crédito suplementar até o limite de R$516.817.

O que aconteceu com os planos de saúde comercializados antes da Lei 9.656 98?

Desobrigação contratual

Segundo S. Exa., os contratos de planos de saúde firmados antes da lei 9.656/98 podem ser considerados atos jurídicos perfeitos "e, como regra geral, estão blindados às mudanças supervenientes das regras vinculantes".

Qual Lei criou a ANS?

LEI No 9.961 DE 28 DE JANEIRO DE 2000.

Cria a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS e dá outras providências.

Lei 9.656/1998 - Lei dos Planos de Saúde

18 questões relacionadas encontradas

Quais são as normativas da ANS?

Quais as principais normas da ANS para operadoras de plano de saúde?
  • Cobertura de plano de saúde. A ANS determina quais são os tipos de consultas, os exames e o direito ou não a internações hospitalares que devem ser cobertos pelo plano de saúde. ...
  • Prazo de atendimento. ...
  • Carência. ...
  • Reajuste. ...
  • Ranking das operadoras.

O que compete à ANS?

Entre suas competências estão a fiscalização da atuação das operadoras (empresas) de planos de saúde e do cumprimento da lei; regulação da relação das operadoras com os prestadores de serviço (médicos, laboratórios e hospitais) e consumidores; “detalhar” (normatizar) aspectos da Lei de Planos de Saúde, quando ...

Qual o plano de saúde mais antigo do Brasil?

Toda essa história teve início em 1956, ano em que o médico Juljan Czapski fundou a Policlínica Central, em São Paulo, considerada a primeira empresa de planos de saúde do país.

Qual a diferença entre os planos novos e os planos antigos em matéria de plano de saúde?

Regra geral, os contratos de planos de saúde assinados até 31 de dezembro de 1998, ou seja, antes da vigência da lei 9.656/98, são considerados como antigos. Por sua vez, aqueles assinados a partir de 2 de janeiro de 1999, ou seja, já na vigência da Lei 9.656/98, são considerados novos.

Quais as principais diferenças dos planos antigos não regulamentados para os planos novos regulamentados )?

O que são planos não regulamentados? De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), todos os planos que foram adquiridos antes de 2 de janeiro de 1999 são planos não regulamentados, já os firmados após esta data são planos regulamentados pela ANS e embasados na Lei nº9656/98.

O que diz a Lei Complementar 95?

DISPÕE SOBRE A ELABORAÇÃO, A REDAÇÃO, A ALTERAÇÃO E A CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS, CONFORME DETERMINA O PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 59 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, E ESTABELECE NORMAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DOS ATOS NORMATIVOS QUE MENCIONA.

Quem precisa se registrar na ANS?

Inscrever um programa na ANS

A inscrição é um processo obrigatório para todas as operadoras que desenvolvem programas para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças. Cada programa criado deve ser inscrito separadamente na ANS, como forma de informar a agência da sua existência.

Qual a diferença entre lei ordinária e lei complementar?

No tocante ao aspecto formal, a diferença entre lei ordinária e lei complementar está no quórum de provação do projeto de lei. Enquanto a lei complementar é aprovada pela maioria absoluta dos membros de cada casa, a lei ordinária é aprovada pela maioria simples.

Quem tem plano de saúde não pode usar o SUS?

Sim, mesmo aqueles que possuem planos de saúde podem utilizar os serviços do SUS. No Brasil, aproximadamente 40 milhões de pessoas possuem plano de saúde, isto equivale a 20% da população brasileira. Os 80% restantes utilizam apenas o Sistema Único de Saúde.

Quem tem direito ao plano de continuidade?

Cumpre destacar que o artigo 30 da Lei 9.656/98 garante a continuidade da assistência no caso de rescisão ou exoneração do contrato de trabalho, sem justa causa, desde que o consumidor assuma o pagamento integral e tenha contribuído regularmente durante o vínculo empregatício.

Quais são as opções de assistência privada a saúde?

medicina de grupo, cooperativas médicas, seguradoras e autogestão. Os termos comumente usados para designar este segmento têm sido 'saúde suplementar, assistência médica suplementar, atenção médica supletiva ou assistência médica complementar'” (Ciefas, 2000: 23).

O que é contrato antigo?

Os planos antigos, por sua vez, dizem respeito aos contratados celebrados antes de 2 de janeiro de 1999 e que não foram adaptados à Lei nº 9.656/98. Desta forma, a cobertura seria, em tese, a que estiver determinada no contrato de origem.

Quais são as faixas Etarias dos planos de saúde?

Atualmente, a tabela para contratação de plano de saúde é dividida em 10 faixas etárias, sendo que o valor é reajustado quando existe a migração de uma faixa para a outra.
...
São elas:
  • 0 a 18 anos;
  • 19 a 23 anos;
  • 24 a 28 anos;
  • 29 a 33 anos;
  • 34 a 38 anos;
  • 39 a 43 anos;
  • 44 a 48 anos;
  • 49 a 53 anos;

O que mudou com a implantação da Lei 9.656 98?

Além de fornecer uma melhor flexibilidade quando o assunto diz respeito aos planos de saúde, a Lei 9.656/98 trouxe uma melhor uniformidade para os contratos, segmentando os serviços oferecidos e estabelecendo regras mais precisas para os reajustes de preços, principalmente os ligados à faixa etária.

Quando surgiu o primeiro plano de saúde no Brasil?

A Saúde Suplementar surgiu no país na da década de 1960, com o crescimento econômico do Brasil e o avanço do trabalho formal, quando as empresas começaram a oferecer planos de assistência médica aos colaboradores.

Quando surgiu plano de saúde?

O mercado de planos de saúde começou a crescer no país na década de 50, quando empresas públicas começaram a usar recursos próprios e dos empregados para financiar a assistência à saúde.

Como eram chamados os planos de saúde na década de 70?

E tinha o Inamps, que era para pagar a assistência médica. Então o dinheiro público, pelo FAS, financiava a construção de hospital e o dinheiro público, pelo Inamps, contratava os hospitais que iam ser construídos para prestar serviço para a Previdência.

Quais são as principais atribuições da Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS e por qual lei foi criada?

Autarquia especial federal, foi criada pela Lei nº 9.961 de 28 de janeiro de 2000, sendo responsável em promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regular as operadoras setoriais, a relação entre prestadoras e consumidores e contribuir para o desenvolvimento das ações de saúde no país.

Qual é a competência da Diretoria de Gestão da ANS?

A ela compete coordenar, planejar, acompanhar, orientar, integrar e analisar as atividades exercidas por suas gerências; propor, coordenar e participar de inciativas não só internas à ANS mas também de cooperação técnica com órgãos e instituições públicas e privadas em relação à regulação assistencial; propor ...

Quem fiscaliza os hospitais privados?

Segundo ela, quem fiscaliza os hospitais públicos e privados é a estrutura nacional de vigilância sanitária, que inclui estados e municípios.

Artigo anterior
Qual estado do Brasil produz mais sal?
Artigo seguinte
Quem foi que inventou a psicologia?