O que diz a Lei 6.019 74?

Perguntado por: Miriam Vera Leal Henriques Rocha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (63 avaliações)

LEI No 6.019, DE 3 DE JANEIRO DE 1974.
Dispõe sobre o Trabalho Temporário nas Empresas Urbanas, e dá outras Providências. Art. 3º - É reconhecida a atividade da empresa de trabalho temporário que passa a integrar o plano básico do enquadramento sindical a que se refere o art. 577, da Consolidação da Leis do Trabalho.

Qual o prazo máximo do contrato de trabalho temporário?

Normalmente, o prazo do contrato não pode exceder 180 dias, consecutivos ou não. Porém, quando necessário, pode ser prorrogado por, no máximo, 90 dias a mais, totalizando 270 dias. Diante disso, a empresa deve comprovar a causa da prorrogação, para que seja avaliada a necessidade.

É possível a contratação de trabalhadores temporários através da Lei 6.019 74?

A contratação de empregados temporários é regida pela legislação brasileira na lei 6.019/74 e se dá, resumidamente, através de uma empresa criada especificamente com essa finalidade de intermediar a contratação de mão de obra temporária.

Quais os direitos assegurados ao trabalhador temporário?

Quais são os direitos assegurados para os trabalhadores temporários?
  • Remuneração equivalente aos trabalhadores fixos da mesma empresa;
  • Jornada de trabalho de oito horas;
  • Horas extras, com limite de duas horas por dia, acrescidas de 50%;
  • Férias proporcionais;
  • 13º salário proporcional;

É lícita a cobrança pela empresa de trabalho temporário a título de mediação do contrato?

Também é vedado à empresa do trabalho temporário cobrar o trabalhador qualquer importância, mesmo a título de mediação, podendo apenas efetuar descontos previstos em lei (art. 18 da Lei n. 6.019/74).

Trabalho Temporário - Lei 6.019/74

31 questões relacionadas encontradas

Qual a lei do contrato temporário?

L6019. LEI No 6.019, DE 3 DE JANEIRO DE 1974. Dispõe sobre o Trabalho Temporário nas Empresas Urbanas, e dá outras Providências.

O que caracteriza o trabalho temporário?

Trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física contratada por uma empresa de trabalho temporário que a coloca à disposição de uma empresa tomadora de serviços, para atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços.

O que recebo no final do contrato temporário?

O contrato de trabalho temporário, apesar de sua automática rescisão, ainda gera diversos direitos para os empregados contratados, verbas essas que são de natureza trabalhista. Desse modo, o trabalhador ainda terá direito a receber o valor do saldo-salário, férias, 13° salário, 8% do FGTS, e pagamento do INSS.

Quem trabalhou temporário tem direito ao abono salarial?

Sim! Todos os trabalhadores regidos pela CLT possuem. Isso também inclui os trabalhadores rurais e safristas, temporários, avulsos e até mesmo atletas profissionais! Cabe ao empregador fazer o depósito, e o pagamento é igual a 8% do salário do trabalhador, depositado até o dia 7 de cada mês.

Quem trabalha com contrato temporário tem direito a FGTS?

Respeitados os prazos legais e contratuais, o saque do FGTS pode ser feito pelo trabalhador temporário após o término do contrato. O empregado tem direito a sacar 100% do valor depositado durante o período em que ficou à disposição da Utilizadora.

É possível a contratação temporária de empregado para atuar na área rural?

É possível a contratação temporária de empregado para atuar na área rural. Seu prazo máximo de vigência, em qualquer hipótese, é de 6 meses, já computada a prorrogação. É permitido às empresas de serviço temporário contratar estrangeiros com visto provisório de permanência no país.

Quais os requisitos para o contrato de trabalho temporário?

Os seus requisitos são: (a) qualificação das partes; (b) motivo justificador da demanda de trabalho temporário; (c) prazo da prestação de serviços; (d) valor da prestação de serviços; (e) disposição sobre a segurança e à saúde do trabalhador, independentemente do local de realização do trabalho (art.

É possível que uma empresa contrate apenas empregados temporários em contratos sucessivos?

As contratações temporárias só podem ocorrer em casos excepcionais. Além disso, o mesmo funcionário não pode ser contratado temporariamente diversas vezes em um curto espaço de tempo, pois isso vai contra as delimitações da Consolidação das Leis Trabalhistas.

Quanto tempo pode durar um contrato de trabalho temporário?

O período máximo que um trabalhador temporário pode ficar à disposição da empresa tomadora é de 270 dias ao total.

Qual é o tempo de contrato de trabalho temporário?

O prazo máximo para um contrato temporário é de 180 dias com a possibilidade de uma única prorrogação para mais 90 dias, caso haja comprovação da necessidade de manutenção das condições que justifiquem a contratação temporária.

Quais são os prazos dos contratos de trabalho?

Duração: no máximo de dois anos. Prorrogação: O contrato poderá ser prorrogado mais de uma vez, desde que o tempo máximo seja de dois anos. Se ultrapassar o prazo de dois anos, o contrato passará a ser contrato por tempo indeterminado. Intervalo para o novo contrato: Mínimo de 6 meses para ser renovado o contrato.

Quem trabalhou terceirizado tem direito ao PIS?

A Reforma Trabalhista entrou em vigor trazendo vários pequenos avanços, entre eles a autorização da terceirização da atividade-fim da empresa. Ou seja, agora é possível terceirizar a operação principal da empresa com todo amparo legal.

Quem trabalha por contrato tem direito ao abono?

Pessoas que exerceram qualquer atividade remunerada no ano passado por mais de 30 dias, com carteira assinada, e recebem até dois salários mínimos por mês (R$ 2.200) têm direito ao abono salarial de PIS/Pasep, que começa a ser pago a partir deste mês.

Como calcular acerto de contrato temporário?

Para calcular, basta dividir o valor do salário mensal pela quantidade de dias do mês da rescisão. Em seguida, multiplique o resultado pelos dias trabalhados.

Quem trabalha temporário tem direito a multa rescisória?

Na modalidade de mão de obra temporária o trabalhador NÃO TEM direito a multa sobre o FGTS. Como o trabalho temporário é um contrato com prazo predeterminado de até 180 dias de forma flexível, o empregador não fica obrigado a pagar multa sobre o FGTS.

Qual a nova definição de trabalho temporário está prevista no caput do art 2º da Lei 6.019 1974 com redação dada pela Lei 13.429 2017?

Adaptando o conceito legal à Lei 13.429, a qual deu nova redação ao art. 2º, caput, Lei 6.019, trabalhador temporário é o contratado por empresa de trabalho temporário, para prestação de serviço destinado a atender à necessidade transitória de substituição de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços.

Quais são as regras de um contrato?

Abaixo algumas coisas que você deve observar quando for redigir um contrato:
  1. Qualificar as partes: ...
  2. Definir objeto do contrato. ...
  3. Obrigações do Contratante e do Contratado. ...
  4. Preço e condição de pagamento. ...
  5. Preveja o prazo de duração e a forma de reajuste do contrato. ...
  6. Despesas. ...
  7. Rescisão. ...
  8. Cláusula penal.

Qual a duração do trabalho em horas segundo art 58 da CLT?

Art. 58 - A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.

Pode um trabalhador contratado por prazo determinado ser em seguida contratado por prazo indeterminado no mesmo estabelecimento?

Se for do interesse das partes, não há nenhum impedimento para que o empregado passe a ser contratado posteriormente no mesmo estabelecimento por prazo indeterminado, podendo ocorrer até mesmo no curso do contrato por prazo determinado com base na Lei 9.601/98, contanto que haja a rescisão contratual em conformidade ...

É permitida a efetivação de contrato de trabalho temporário de forma verbal?

“Não aconselhamos que se realize qualquer contrato de forma verbal. Especificamente, com relação ao trabalhador temporário, a lei nº 6.019/74 disciplina de forma expressa no artigo 11 que o contrato do temporário deve ser escrito e deve conter os direitos a ele conferidos”, explica.

Artigo anterior
Como pensar de forma racional?
Artigo seguinte
O que podemos afirmar sobre o Renascimento?