O que diz a Lei 4.320 de 1964?
Perguntado por: Mauro Gabriel de Reis | Última atualização: 8. November 2024Pontuação: 4.6/5 (35 avaliações)
LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964 Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e contrôle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
Como a Lei nº 4320 64 classificou a despesa pública?
Lei nº 4.320 de 17 de Março de 1964
§ 2º Classificam-se como Transferências Correntes as dotações para despesas as quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manifestação de outras entidades de direito público ou privado.
Como a Lei nº 4320 64 classifica a receita pública?
A Lei Federal nº 4.320/64, em seu artigo 11, classifica a receita orçamentária em duas categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.
O que determina a Lei n 4320 1964 sobre as demonstrações contábeis e os resultados gerais do exercício da administração pública ao final do exercício?
A Lei nº 4.320/64 determina que, no final de cada exercício, os resultados gerais do exercício da administração pública sejam demonstrados no balanço orçamentário, no balanço financeiro, no balanço patrimonial e na demonstração das variações patrimoniais.
O que diz o artigo 35 da Lei no 4320 1964?
A Lei no 4.320/64, em seu artigo 35, determina que “pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas”.
Lei de Improbidade Administrativa (atualizada) - Artigos 1º a 8º
O que diz o artigo 102 da Lei 4.320 64?
102. O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.
O que estabelece o artigo 100 da Lei n 4320 64?
100 As alterações da situação líquida patrimonial, que abrangem os resultados da execução orçamentária, bem como as variações independentes dessa execução e as superveniências e insubsistência ativas e passivas, constituirão elementos da conta patrimonial.
Quais são os elementos que cada uma das demonstrações previstas na Lei nº 4320 1964 pretende evidenciar?
Definido pela Lei nº 4.320/1964, demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. Em sua estrutura, deve evidenciar as receitas e as despesas orçamentárias por categoria econômica, confrontar o orçamento inicial e as suas alterações com a execução, demonstrar o resultado orçamentário.
Quais os princípios orçamentários explicitamente estabelecidos pela Lei 4.320 1964?
Na Lei 4.320/64, o cumprimento da regra é exigido nos seguintes dispositivos: Art. 2º A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e da despesa, de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.
Qual a classificação das receitas públicas decorrente da Lei n º 4320 64 ao dar ênfase ao critério econômico da dicotomia?
Classificação das Receitas Públicas A Lei nº 4.320/64, ao dar ênfase ao critério econômico - ao lado do funcional - adotou a dicotomia "operações correntes"/"operações de capital".
Quais são os 5 princípios orçamentários?
2º, consagrou três princípios orçamentários: os da unidade, universalidade e anualidade, além de outros como especificação, orçamento bruto, equilíbrio, exclusividade e programação.
Quais são os 5 estágios da despesa pública?
Os estágios da despesa compreendem o empenho, a liquidação e o pagamento. Lei nº 4320/1964. Conceitos Específicos: Empenho , Liquidação e Pagamento .
O que é o empenho?
O empenho é a etapa em que o governo reserva o dinheiro que será pago quando o bem for entregue ou o serviço concluído.
Qual a Lei que rege o orçamento público?
O modelo orçamentário para a gestão do dinheiro público no Brasil possui como base três leis: PPA, LDO e LOA. Esse modelo é aplicado nas três esferas de governo (Federal, Estadual/Distrital e Municipal).
Quais são os tipos de despesas?
- Despesas fixas. ...
- Despesas variáveis. ...
- Despesas operacionais. ...
- Despesas não operacionais. ...
- Despesas pré-operacionais.
Quais são os tipos de despesas orçamentárias?
Pode-se classificar a despesa orçamentária em três etapas: - planejamento; - execução; e - controle e avaliação.
Qual a relação da Lei 4.320 com a contabilidade aplicada ao setor público?
Há 50 anos, a Lei 4.320/1964, que estatuiu normas gerais de direi- to financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, vem definindo os marcos da contabilidade pública brasileira.
O que quer dizer a sigla LOA?
LOAS é a sigla utilizada para referir-se à Lei Orgânica de Assistência Social que rege a regulamentação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pela Lei n.º 8.742/93 e do Decreto 1.744/95. E para ter direito de receber o BPC, é preciso que os beneficiários cumpram alguns requisitos previamente estabelecidos.
De quem é a atribuição de elaborar o PPA LDO e LOA?
Todos os projetos das leis orçamentárias - PPA, LDO e LOA - têm autoria do presidente da República. No Congresso Nacional, eles são alterados e votados, primeiramente, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), que é composta por deputados e senadores.
Quais são as 4 principais demonstrações financeiras obrigatórias?
- Balanço Patrimonial;
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
- Demonstração do Lucro ou Prejuízo Acumulado (DLPA);
- Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC);
- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
- Demonstração do Valor Adicionado (DVA).
Por que as leis 4320 64 e 101 2000 são complementares?
Enquanto a Lei n.º 4320/64 se refere a normas gerais para elaboração e controle dos orçamentos e balanços, a Lei Complementar n.º 101/2000, estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.
Quais são as demonstrações financeiras exigidas por Lei?
(a) balanço patrimonial ao final do período; (b) demonstração do resultado do período de divulgação; (c) demonstração do resultado abrangente do período de divulgação.
Quais são as classificações de despesas públicas apresentadas pela Lei nº 4320 64?
A execução da despesa orçamentária pública transcorre em três estágios, que conforme previsto na Lei nº 4.320/1964 são: empenho, liquidação e pagamento.
Como a Lei nº 4320 64 classifica a receita pública?
A Lei Federal nº 4.320/64, em seu artigo 11, classifica a receita orçamentária em duas categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.
Como a Lei nº 4320 64 classificou a despesa pública?
Lei nº 4.320 de 17 de Março de 1964
§ 2º Classificam-se como Transferências Correntes as dotações para despesas as quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manifestação de outras entidades de direito público ou privado.
Quais são os dois tipos de envelhecimento?
Porque os tímidos são mais atraentes?