O que diz a LDB sobre a gestão democrática?

Perguntado por: António Sebastião Rocha de Ferreira  |  Última atualização: 8. März 2022
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De acordo com a LDB (Lei n. 9.394/96), as instituições públicas que ofertam a Educação Básica devem ser administradas com base no princípio da Gestão Democrática.

Quais são os princípios da gestão democrática presentes na LDB?

A gestão democrática da educação é um direito da sociedade e um dever do Poder Público. ... Dentre estes princípios, estão a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares ou equivalentes.

O que diz a LDB sobre gestão escolar?

Por ser legal a forma de investidura do gestor do cargo e do seu exercício através dos órgãos colegiados, a comunidade escolar entende como democrática e legitima o poder arbitrário deste gestor arbitrariamente legal, passar então a ser legitimo e inquestionável.

Quais leis fundamentam a gestão democrática?

A Constituição Federal de 1988 aponta a gestão democrática como um dos princípios para a educação brasileira e ela é regulamentada por leis complementares como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional da Educação, em sua meta 19. ...

O que a Constituição Federal fala sobre gestão democrática?

Tal qual a Constituição Federal de 1988, a LDB/96 determina que um dos princípios que deve reger o ensino público no país é o da gestão democrática, garantindo a qualidade em todos os níveis, tornando possível, assim, formar pessoas críticas e participativas.

LDB - GESTÃO DEMOCRÁTICA - Prof Alonso

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O que diz o artigo 206 da Constituição Federal de 1988?

A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Qual o objetivo da gestão democrática?

Qual é o objetivo da gestão democrática? O objetivo da gestão escolar democrática é aproximar escola, pais e a sociedade para promover uma educação de qualidade e que estimule o exercício da cidadania. Para a gestão democrática, a educação de qualidade é um direito de todos os alunos.

Quais leis fundamentam a gestão escolar?

A legitimação da gestão escolar

Essas leis estão contidas na LDB (Leis de Diretrizes e Bases/1996). De acordo com elas a gestão da educação no Brasil está organizada em sistemas de ensino federal, municipal e estadual.

Quais são os dispositivos legais que sustentam a gestão democrática na escola?

O princípio da gestão democrática na legislação

A Constituição Federal (CF) de 1988, em seu artigo 206, apresenta o con- junto de princípios que solidificam a educação nacional. Dentre esses, o inciso VI indica a “gestão democrática do ensino público, na forma da lei”.

Qual o amparo legal para a gestão democrática no ensino?

A Constituição Federal, Carta Magna de nosso país proporciona um amparo legal para viabilizar a gestão democrática nas instituições escolares.

Qual é a contribuição trazida pela LDB nº 9.394 96 no campo da gestão escolar?

A LDB de 1996 veio para substituir sua versão anterior, de 1971, e ampliar os direitos educacionais, a autonomia de ação das redes públicas, das escolas e dos professores e deixar mais claras as atribuições do trabalho docente.

Quais são as principais características de uma gestão escolar democrática?

Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.

Quais são os elementos fundantes da gestão democrática da escola?

A participação das instâncias colegiadas é um dos elementos fundantes da Gestão Democrática e será tematizada na próxima unidade. Nesta unidade foram apresentados fundamentos e sugestões sobre o papel da direção como parte da equipe gestora e suas competências na Gestão Democrática.

Quais são os instrumentos da gestão democrática do ensino?

Discutindo conceitos e vivências em relação a três instrumentos da gestão democrática: conselhos escolares, provimento da função de diretor e descentralização financeira. As funções do Conselho Escolar e sua relação com a Direção da escola, com a Assembléia Escolar e com as políticas e normas do sistema de ensino.

Qual instrumento é utilizado para efetivar a gestão democrática do ensino público?

Quanto às medidas de democratização e descentralização da gestão da educação mesmo sendo garantidas pelas leis federais, sabe-se que há instrumentos e ferramentas para efetivar a gestão democrática, dentre elas a constituição de Conselhos Escolares e de Classe, eleição de diretores.

Quais são os instrumentos de gestão escolar?

Saiba mais sobre os 6 Pilares da Gestão Escolar!
  • Gestão Pedagógica. O planejamento dos propósitos, conteúdos e métodos relacionados diretamente à educação. ...
  • 2 . Gestão Administrativa. ...
  • Gestão Financeira. ...
  • Gestão de Pessoas. ...
  • Gestão da Comunicação. ...
  • Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos. ...
  • Visão 360°

Qual a fundamentação legal da gestão escolar democrática?

A escola exerce um papel fundamental na Gestão Democrática no sentido de assegurar, a todos, igualdade de condições para a permanência e sucesso na escola, como previsto na Constituição de 1988 e na LDB (Lei n.º 9.394/96), que estabelecem como princípio básico a Gestão Democrática.

Qual o objetivo da gestão participativa e democrática no ambiente escolar?

Com uma gestão democrática e participativa, o desempenho dos alunos tende a melhorar cada vez mais, pois eles estarão cada vez mais envolvidos com a escola. Por permitir a participação de toda a comunidade nesse modelo, inúmeros benefícios serão trazidos a todo o processo educacional.

Quais os benefícios da gestão democrática?

Gestão democrática: conheça quais são os benefícios dessa prática
  • Descentralização de decisões na gestão escolar. ...
  • Mais engajamento com alunos, pais e responsáveis. ...
  • Desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. ...
  • Diminuição da indisciplina em sua gestão escolar.

Quais são os benefícios da gestão democrática?

Quais são os benefícios dessa gestão?
  • Descentralização das decisões. ...
  • Participação nas deliberações. ...
  • Transparência na gestão escolar. ...
  • Ganhos dentro das salas de aula. ...
  • Melhorias no dia a dia dos alunos. ...
  • Educação de qualidade. ...
  • Aproximação da comunidade no ambiente escolar. ...
  • Estudantes responsáveis.

O que significa artigo 206?

V - a pretensão dos credores não pagos contra os sócios ou acionistas e os liquidantes, contado o prazo da publicação da ata de encerramento da liquidação da sociedade. § 2º Em dois anos, a pretensão para haver prestações alimentares, a partir da data em que se vencerem.

O que fala o artigo 205 e 206 da CF?

205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art. 206.

O que diz o artigo 207 da Constituição Federal de 1988?

"Art. 207. As universidades gozam, na forma da lei, de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Parágrafo único.

São fundamentos da gestão escolar democrática contidos no art 14 da LDB 9394 96?

Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: ... Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II.

O que é gestão democrática na escola?

A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.

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