O que diz a LDB sobre a formação continuada de professores?

Perguntado por: Ivo Raúl de Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
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LDBE - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996
§ 1º A União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério. (Incluído pela Lei nº 12.056, de 2009).

O que a BNCC fala sobre a formação continuada dos professores?

A formação inicial de professores deixa lacunas para o exercício da prática pedagógica e a BNCC traz mudanças signifi- cativas na prática de ensino. Para que a formação seja mais efetiva, é importante identificar essas lacunas na sua rede, para priorizar o conteúdo a partir do que é mais grave e urgente.

O que diz a LDB sobre a formação continuada?

A formação continuada é considerada pela LDB direito de todos os profissionais que trabalham em qualquer estabelecimento de ensino, uma vez que não só ela possibilita a progressão funcional baseada na titulação, na qualificação e na competência dos profissionais, mas também propicia o desenvolvimento dos professores ...

O que diz a LDB 9394 96 sobre o profissional da educação o professor?

A LDB determina que os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores doe ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns. (Art. 59, III).

Como se dá a formação continuada de professores?

A formação continuada de professores tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos.

O QUE É FORMAÇÃO CONTINUADA 59/60

41 questões relacionadas encontradas

O que é formação continuada exemplos?

Segundo Gatti (2008) muitas ações estão interligadas ao termo “formação continuada” como: cursos estruturados, as horas de trabalho coletivo na escola, reuniões pedagógicas, congressos, seminários, relações profissionais virtuais, dentre outros.

Qual o papel do professor na formação continuada?

Com a formação continuada, o professor tem acesso ao que há de mais novo na área de atuação e em didática e metodologias de ensino. Assim, ele pode relacionar o novo conhecimento adquirido com as bases científicas da sua graduação inicial, agregando mais suporte e conteúdo para oferecer para seus alunos.

Como deve ser a função do professor de acordo com a Ldben 9394 96?

O papel do docente é o de levar o aluno ao desenvolvimento das habilidades e competências requeridas pelo projeto pedagógico ou plano de desenvolvimento da escola.

Quais os princípios garantidos na lei Nº 9394 96 para a formação do professor?

A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

Quais as atribuições do professor segundo a LDB?

a) Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; b) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; c) Zelar pela aprendizagem dos alunos; d) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; e) Ministrar os dias ...

O que diz o artigo 62 da LDB?

62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.

É correto afirmar que a formação continuada do professor pode ocorrer?

É correto afirmar que a formação continuada do professor pode ocorrer: a) Somente na escola. b) Somente com professores experientes. c) Somente em simpósios. d) Somente em cursos de especialização.

O que mudou com o artigo 62 da LDB na educação para o EJA?

Isso começou a mudar em 1996, com a LDB, no qual, em seu artigo 62, determina que a formação dos professores da educação básica será feita em nível superior. Assim, para que um cidadão possa lecionar em cursos de Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA, deve frequentar um curso superior de licenciatura.

O que muda na formação dos professores com a BNCC?

A Base Nacional Docente não substituirá as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais de formação inicial e continuada da Educação Básica. A Base Docente orientará a atualização dessas diretrizes. Ela também não contempla os conteúdos que os cursos de Pedagogia ou licenciaturas irão abarcar.

Qual é a quinta competência geral da Base Nacional Comum para a formação continuada de professores da Educação Básica?

V - Coerência sistêmica - a formação de professores é mais efetiva quando articulada e coerente com as demais políticas das redes escolares e com as demandas formativas dos professores, os projetos pedagógicos, os currículos, os materiais de suporte pedagógico, o sistema de avaliação, o plano de carreira e a progressão ...

Qual é a relação da formação dos professores para a sustentação das propostas que a BNCC apresenta?

Além disso, a formação inicial dos professores precisa mirar na aprendizagem por meio de pesquisa, experiências práticas e promover comunidades de aprendizagem, envolvendo também as famílias. ... Ou seja, é preciso aposentar a formação voltada inteiramente para as aulas expositivas.

Quais os princípios e fins da educação nacional não estão incluídos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996?

Questão 5 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão Texto da questão De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, vários são os princípios e fins da educação nacional, exceto: educação básica não obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.

Quais são os princípios da educação relacionados à valorização dos profissionais da educação?

A Constituição Federal de 1988 em seu art. 206, V, determina a valorização dos profissionais de ensino, garantidos, na forma de lei, plenos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos.

São princípios expressos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional exceto?

São princípios expressos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, EXCETO: a) Valorização da experiência extraescolar. b) Incentivo à educação inclusiva e tecnológica. c) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Quais são as incumbências dos docentes perante a LDB nº 9394 96 nos artigos e 13º?

De acordo com a Lei Federal nº 9396/96 artigo 13, os docentes incumbir-se-ão de: participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de ...

Quem são os profissionais da educação de acordo com a LDB?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que, no art. 70, I, inclui, como profissional da educação, todos os que militam na área, sejam os da atividade-fim ou da atividade-meio (inclusive zeladores, merendeiras, secretários de escola, funcionários administrativos).

Quais são os direitos e deveres do professor?

Entre os deveres dos docentes (Art. 13, LDB), são citados os seguintes:
  • -Participar Proposta pedagógica da escola.
  • – Elaborar um PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD)
  • – Zelar Aprendizagem dos alunos.
  • – Elaborar estratégias para os alunos de menor rendimento.
  • – Ministrar aulas nos dias letivos estabelecidos pela escola.

Porque é importante a formação continuada de professores?

Uma formação de professores adequada serve como alicerce para construir escolas, cidadãos e profissionais mais competentes, éticos e humanos. Nas palavras do educador Moacir Gadotti, “a educação é um lugar onde toda a nossa sociedade se interroga a respeito dela mesma – ela se debate e se busca”.

Qual sua importância no processo de formação de professores?

Com a formação de professores sendo levada em consideração, o educador poderá melhorar sua prática docente e seu conhecimento profissional e despertar a consciência para o seu papel social dentro e fora da sala de aula — o que lhe confere melhores chances para gerar transformação e impactar positivamente o contexto ...

Qual a importância da formação continuada para os profissionais da Educação infantil?

Diante das especificidades do trabalho docente, a formação continuada desempenha um papel fundamental na formação de um repertório de saberes para a atuação do professor na Educação Infantil, sendo esse, um processo que proporciona ao profissional construir saberes e formas que lhe possibilitem produzir a própria ...

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