O que diz a Constituição de 1988 sobre o trabalho infantil?

Perguntado por: Vitória Lia Ferreira de Martins  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 5/5 (33 avaliações)

A Constituição de 1988, em seu artigo 227, reconhece os direitos das crianças dentro do princípio da proteção integral: Art. ... A Constituição ainda proíbe o trabalho de pessoas menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos: Art.

O que a Constituição Federal fala sobre o trabalho infantil?

“Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade.” Após a Emenda Constitucional 98, ficou estabelecida a proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.

Qual é o artigo que fala sobre o trabalho infantil?

Conforme o Art. 7º, XXXIII, CF/88 e o Art. 403, CLT, a idade mínima para ingressar no mercado de trabalho brasileiro é 16 anos, exceto na condição de aprendiz, que pode iniciar a trabalhar a partir dos 14 anos. Logo, pessoas menores de 14 anos que exercem atividade laboral, estão em situação de trabalho infantil.

Qual o número da lei que proíbe o trabalho infantil?

Lançado em 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 29 anos neste sábado. A lei nº 8.069 é um marco para os pequenos brasileiros, que passaram a ter seus direitos fortalecidos e ganharam proteção integral do Estado.

O que diz o artigo 60 do ECA?

60 da Lei 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), que passa a ter a seguinte redação: “Art. 60 – É proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos.

A Constituição de 1988

26 questões relacionadas encontradas

O que pode ser feito para mudar essa situação do trabalho infantil?

Ao suspeitar que uma criança esteja trabalhando, denuncie. Nem sempre o trabalho infantil é facilmente detectado pelas autoridades. A ligação para o Disque 100 é gratuita – o canal encaminha o caso para a rede de proteção. Outra alternativa é acessar a página de denúncias do Ministério Público do Trabalho.

Qual o órgão que fiscaliza o trabalho infantil?

As fiscalizações de combate ao trabalho infantil acontecem a partir de denúncias no próprio MTb, do Disque 100, de Conselhos Tutelares, Ministério Público Estadual ou do Trabalho.

Qual é o motivo da proibição do trabalho infantil?

As razões porquê o trabalho infantil deve ser proibido podem ser resumidas em 3 grupos, de acordo com o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI): a) físicas: o trabalho infantil causa fadiga excessiva, problemas respiratórios, doenças causadas por agrotóxicos, lesões e deformidades na ...

Quando foi a proibição do trabalho infantil?

A Constituição de 1988, em seu artigo 227, reconhece os direitos das crianças dentro do princípio da proteção integral: ... A Constituição ainda proíbe o trabalho de pessoas menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos: Art.

Onde denunciar casos de trabalho infantil?

Ao presenciar uma situação de trabalho infantil, você pode fazer uma denúncia ao Conselho Tutelar de sua cidade, à Delegacia Regional do Trabalho mais perto de sua casa, às secretarias de Assistência Social ou diretamente ao Ministério Público do Trabalho.

Quais são os órgãos de proteção envolvidos no combate ao trabalho infantil?

Polícia Militar e Civil, Conselhos Tutelares, Ouvidorias, Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedecas), além de outras entidades e instituições que atuam na proteção jurídico-social.

O que o governo está fazendo contra o trabalho infantil?

Nós temos projetos no âmbito do Ministério da Cidadania, por exemplo, o Criança Feliz, o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o próprio Auxílio Emergencial. No âmbito do MMFDH, criamos a Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Como é a atuação do Estado no combate o trabalho infantil em nossa sociedade?

A participação da sociedade se dá por meio dos Conselhos de Assistência Social, dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelares, do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e das Comissões Estaduais/Distrital e Municipais de Erradicação do Trabalho Infantil, das ...

Quais são os programas de Enfrentamento do trabalho infantil no território?

O PETI possui abrangência nacional e desenvolve-se de forma articulada pelos entes federados, com a participação da sociedade civil. Seu objetivo é contribuir para a retirada de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos em situação de trabalho e, ressalvada a condição de aprendiz, a partir de 14 anos.

Quais instituições têm agido contra o trabalho infantil e de quais formas?

A Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, coordenada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), é formada pelos Fóruns Estaduais de Erradicação do Trabalho Infantil e por entidades como Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Fundação ...

Como fazer denúncia anônima trabalho infantil?

1 – Você disca 100 de qualquer lugar do Brasil e fala gratuitamente com um atendente. Você pode escolher se quer se identificar ou permanecer anônimo. 2 – Informa o que está ocorrendo, com o maior número de detalhes possível: endereço, horário, nome da criança, escola onde estuda, nome dos pais.

Como fazer uma denúncia anônima de trabalho infantil?

Então, ao suspeitar que uma criança esteja trabalhando, denuncie! Disque 100 – o disque denúncia é gratuito e anônimo. A denúncia é registrada e encaminhada ao órgão responsável. O Ministério Público do Trabalho recebe denúncias online.

Como fazer denúncia anônima ao Ministério do Trabalho?

O processo de como fazer denúncia anônima ao Ministério do Trabalho é simples e, basicamente, basta você entrar em contato com a ouvidoria do MTE. Conforme a realização do processo de denúncia, as empresas serão investigadas de uma maneira totalmente sigilosa.

Tem como saber quem fez uma denúncia anônima?

Em alguns casos é possível descobrir o autor da denúncia. Se você suspeitar que o autor da denúncia e seu agressor sejam a mesma pessoa, avise sua assistente social. Avise a assistente social se você acha que ele te denunciou porque está com raiva ou quer te prejudicar.

Quais motivos posso denunciar uma empresa?

Ministério Público do Trabalho (MPT)
  • Assédio moral;
  • Discriminação no trabalho;
  • Exploração do trabalho infantil e de adolescente;
  • Meio ambiente inadequado para o trabalho;
  • Fraudes trabalhistas;
  • Conflitos coletivos de trabalho;
  • Irregularidades do trabalho na Administração Pública;
  • Terceirização ilícita de trabalhadores.

Quanto tempo demora a denúncia no Ministério do Trabalho?

Não é possível fazer denúncia anônima, mas os dados do denunciante são sigilosos e não serão divulgados no curso de uma possível fiscalização. O tempo estimado para realizar uma denúncia trabalhista é de cerca de 15 minutos.

Como faço para denunciar trabalho infantil?

A denúncia de casos de abuso ou exploração sexual pode ser feita pelo Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima. O serviço está disponível 24 horas, todos os dias, inclusive fins de semana e feriados.

Como denunciar às autoridades a exploração do trabalho infantil?

Nem sempre o trabalho infantil é facilmente detectado pelas autoridades. Disque 100 em caso de lugares fechados, como bares, restaurantes e outros. A ligação é gratuita, e o canal encaminha o caso para a rede de proteção. Se você estiver na cidade de São Paulo, ligue 156, válido para casos nas ruas e espaços públicos.

Como fazer uma denúncia ao Ministério do Trabalho por telefone?

A central de atendimento do Ministério do Trabalho atende pelo número 158.

O que pode ser denunciado no Disque 100?

As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas aos seguintes grupos e/ou temas: ... Tráfico de pessoas. Trabalho escravo.

Artigo anterior
Quais são os três tipos de tecido muscular?
Artigo seguinte
Como esquecer uma pessoa que não sai da sua cabeça?